Veja como é possível utilizar dados para inovar na empresa

Vitor Precioso

04 abril 2017 - 18:33 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:49

Computador com tela exibindo dados e gráficos

Atualmente, os dados correspondem a uma das mais valiosas fontes de valor econômico para as empresas, tanto do ponto de vista operacional como também no que diz respeito à inovação.

Mas ainda que se valer de um grande volume de bytes como uma das principais formas diferencial competitivo possa parecer algo arrojado, a coleta e análise de dados pode acontecer em qualquer tamanho de negócio, ou segmento, já que é um modelo flexível.

Também conhecido como Big Data, essa dinâmica leva em consideração um vasto universo de dados. E, dada a robustez e qualidade de informação coleta e tratada, os benefícios para as empresas são exponenciais.

Acompanhe os tópicos seguintes e saiba como utilizar dados para inovar na sua empresa!

A coleta e análise de dados como ferramenta de inovação

Uma grande quantidade de produtos que chega ao mercado falha. E, por meio da coleta e análise de dados, é possível se chegar às ferramentas mais e menos populares, conhecer quais são os componentes que apresentam maior incidência de falhas e a forma com que os consumidores, de fato, usam esses produtos.

Esses dados são usados para o desenvolvimento de materiais com melhor desempenho, a um custo inferior e alinhados às demandas de consumo.

Dessa forma, cada vez mais, as equipes de P&D estão buscando formas de traduzir fluxos enormes de dados em informações úteis para o aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento, entendendo onde a inovação se faz necessária, quais são as funcionalidades mais desejadas e como minimizar o custo geral da aquisição.

Como utilizar dados da forma certa?

Ainda que ter informação seja requisito para promover a inovação na empresa, é preciso mais do que volume de dados. Para desenvolver e anunciar novos produtos com maior eficiência, um parâmetro verdadeiro deve ser elaborado, assim como um conjunto inteligível e exato de dados e insights.

Com isso, os envolvidos na criação, produção e os responsáveis por campanhas publicitárias passam a ter as informações certas para a tomada de decisão, tais como a determinação das características, preço, distribuição e funções relacionadas ao produto etc.

Os requisitos de um bom sistema de dados

Você já sabe que não basta somente gozar de riqueza de informações, os dados precisam ser trabalhados da forma certa.

Para utilizar dados de uma forma assertiva, alguns elementos essenciais das plataformas de informação incluem:

  • armazenagem centralizada de dados para servir como repositório de terabytes de informações operacionais — organizadas ou não;
  • ferramentas com capacidade analítica para descrever e criar significado e relacionamento entre os elementos dos dados.
  • geração de relatórios com informações referentes a como os consumidores usam os produtos, dados de desempenho de componentes, dentre outros.

Note que, atualmente, a inovação empresarial é mais do que apenas introduzir novos processos ou métodos. Corresponde à mudança da maneira como se trabalha, coletando informações e aplicando a análise.

E a informação se mostra ativo crucial para as organizações que desejam se aprimorar, sendo que inovar não corresponde a um simples escolha, mas sim num processo de negócios crítico, que tem a tecnologia e os dados em seu cerne.

Enfim, não importa o porte da empresa, é preciso aplicar investimentos na melhoria contínua, aproveitando as oportunidades crescentes de coletar novos dados, integrar informações externas e internas, e aplicar análises e estratégias na superação dos concorrentes.

Entendeu como é possível utilizar dados para inovar no seu negócio? Ficou alguma dúvida? Não se preocupe, basta deixar um comentário!

Recomendados para você

Homem clicando em ícone de "Open Sourcing" com uma série de outros ícones ao lado
Contextos e previsões sobre o futuro do código aberto ...
Pessoa clicando sobre ícone de cadeado e destravando-o
Preparando-se para os requisitos do BACEN 4.658 ...
Homem utilizando celular em ambiente social
Quero criar um app: 6 pontos importantes para tirar sua ideia do papel ...