Tecnologia e empreendedorismo digital: 10 empresas para se inspirar

Leonardo Reis Vilela

06 setembro 2016 - 13:48 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:10

Pessoa utilizando um macbook e tomando chá

Inovação é a palavra mais importante do empreendedorismo digital. Mas, afinal, o que de fato faz uma empresa, ou startup, ser inovadora e ter sucesso no mercado?

No post de hoje, confira 10 exemplos que uniram uma ideia criativa à tecnologia e são uma inspiração para quem está começando!

HealthTap

Imagine estar em casa e sentir uma dor de cabeça instantânea ou estar no meio de uma viagem e não saber que remédio comprar diante de um mal-estar?

Com mais de 60 mil médicos cadastrados, a plataforma HealthTap permite que pacientes se consultem com esses profissionais, através de videochamadas, em qualquer hora do dia. Disponível também para mobile, os médicos podem, inclusive, oferecer prescrições de remédios e evitar que as pessoas se automediquem.

Duolingo

Se você pensa que empreendedorismo digital está associado apenas aos Estados Unidos, não deve conhecer o guatemalteco, Luis von Ahn, criador do aplicativo Duolingo.

Mesmo com uma startup já vendida ao Google e uma vida financeira de dar inveja, o empreendedor observou que a maioria das pessoas em busca de aprendizado em idiomas não possuíam recursos financeiros para investir em um curso tradicional. Esse cenário serviu para a criação de um dos aplicativos gratuitos mais populares no ensino de línguas, como inglês, alemão, espanhol e francês.

ContaAzul

Com uma proposta simples e uma equipe bem integrada, a startup ContaAzul conseguiu transformar uma atividade complexa, a gestão financeira, em algo simples e acessível para micro e pequenas empresas. A ideia rendeu a seleção em um dos programas mais importantes do mundo para empreendedores: o 500 Startups, no Vale do Silício.

Thinker Thing

Se já não bastasse utilizar o inovador sistema de impressão 3D, a startup chilena Thinker Thing, passou a investir em um headset para materializar a imaginação das pessoas.

Com o apoio do governo chileno, a empresa já está trabalhando com a impressão de pequenos monstros vindos diretamente da imaginação de crianças em processo de aprendizagem. Mas a ideia é que no futuro, sonhos consigam se transformar, literalmente, em realidade.

MyPush

MyPush é um aplicativo gratuito que disponibiliza conteúdos e notícias em texto, imagem, áudio, vídeo e notificações de centenas de veículos de informação do Brasil e do exterior. Após criar uma conta na plataforma, o usuário pode assinar (gratuitamente) os conteúdos de seu interesse, além de acessar os serviços disponíveis em cada canal. Há conteúdos disponíveis para diversos públicos e segmentados em economia, finanças, negócios, cultura, lazer, tecnologia, empreendedorismo, inovação, esporte, educação, utilidade pública e outros.

Peixe Urbano

Mesmo trabalhando no Vale do Silício, o empreendedor Julio Vasconcellos só tinha um foco: voltar ao Brasil e criar a primeira empresa de e-commerce local do país, o Peixe Urbano.

Com o conhecimento em empreendedorismo digital adquirido no maior polo de inovação do mundo, a startup se baseou em um modelo já conhecido nos Estados Unidos, para trazer novas oportunidades de consumo e divulgação de empresas locais de entretenimento, turismo, estética e gastronomia.

Sack’s

O site de vendas de perfumes online começou em 2000, época que “startup” era uma palavra ainda desconhecida. Com uma visão de oportunidade, o modelo se aproveitou de uma forma de comércio totalmente inovadora para se transformar em um negócio milionário e líder no mercado.

Netshow.me

Lançada em 2013, a plataforma oferece um serviço de streaming de palestras, eventos e shows para que empresas, marcas e artistas se comuniquem e apresentem novidades para o público em tempo real. Seu caráter inovador democratiza o acesso à informação ao público e reduz custos para quem precisa apresentar o seu trabalho.

Hookit

Inicialmente criada para ser uma rede social, a startup Hookit mudou o seu modelo de negócio para criar ferramentas tecnológicas com base na Inteligência Artificial, nas áreas de moda e medicina.

Com o uso de robôs, a ideia é fazer com que um médico identifique mais facilmente os possíveis tratamentos para uma doença, e que os e-commerces e portais de moda atuem de forma personalizada, como consultores de estilo e imagem, com intuito de interagir e atrair consumidores.

99 Designs

Com atuação em mais de 150 países, a 99 Designs surgiu em 2008, e já é a maior plataforma online de serviços de design gráfico do mundo. A proposta é facilitar a aproximação entre designers e clientes que precisam de logos, interfaces de sites, aplicativos e blogs, capas de livro, produtos, dentre outros.

Seu diferencial é apostar em uma necessidade básica da maioria das pessoas que criam projetos criativos para montar um negócio simples e inovador.

Gostou das nossas dicas? Então, curta a nossa página no Facebook para ficar de olho nas novidades!

baixe o ebook

Recomendados para você

Pessoas em uma sala de escritório discutindo projetos
Alocação de profissionais de TI: saiba como escolher o fornecedor ideal ...
Pessoas encostadas em parede utilizando seus celulares
As demandas da Geração Z para os novos serviços financeiros ...
Desenho de cérebro humano no meio de símbolos de rede
Machine Learning: entendendo a evolução dos algoritmos ...