Transforme o atendimento ao cliente com o uso de chatbots

Vitor Precioso

26 julho 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando celular

Qual a importância que o relacionamento com o cliente tem hoje na sua empresa? A transformação digital bate à porta trazendo novas tecnologias disruptivas que são capazes de romper paradigmas históricos e colocar o consumidor em primeiro lugar. 

Uma das principais tendências é a utilização de chatbots. Capazes de levar o atendimento ao cliente e prospects a um nível nunca alcançado antes, esse tipo de tecnologia pode ser utilizado pelos mais diversos tipos de negócios. 

Quer conhecer a importância desse tipo de bot e como eles serão o futuro do atendimento? Acompanhe esse post.  

Chatbots: transformação digital hoje

Cloud computing, Big Data, machine learning e inteligência artificial já são ferramentas que fazem parte do dia a dia de muitas empresas. E se tecnologias inovadoras estão presentes em setores como Financeiro, Marketing, Recursos Humanos e Logística, por exemplo, por que não estender a disrupção para o atendimento aos clientes? 

O canal de relacionamento com o cliente ainda é gargalo para diversos negócios principalmente aqueles que recebem uma alta demanda de interações diárias. E a adoção de um chatbot pode ser sinônimo de revolução em matéria de relacionamento. 

Hoje a humanidade vive em um tempo que não é possível esperar e nem perder tempo. Afinal, quem quer ficar ‘pendurado no telefone’ esperando ser atendido? A paciência acaba e quando o atendente entra na linha já é recebido a pedradas. 

Uma pesquisa conduzida pelo Centro de Inteligência Padrão (CIP) junto com a OnYou, empresa focada na auditoria de experiência do cliente, o chat é a maneira mais eficiente de comunicação. 

Esse canal foi capaz de resolver 91% das reclamações e nos últimos cinco anos foi a plataforma de atendimento que mais se desenvolveu, com 34% de crescimento e 87% de queda no tempo de espera. O tempo médio de resposta passou de quase 7 minutos para 0,51 segundos.

O consumidor já se acostumou com o chat e confia na sua utilização. Por que então não trazer inteligência a esse meio de comunicação? Nascem então os chatbots, que oferecem atendimento automático e personalizado. Acabou o tempo de espera, tornando mais eficiente e próxima a relação entre a empresa e o público.

Desenvolvidos com algoritmos de inteligência artificial e aprendizado de máquina, eles podem ser utilizados no site da empresa ou em aplicativos de mensagens como o Skype, Facebook Messenger, WhatsApp e Telegram, entre outros. 

Qual o potencial disruptivo dos chatbots no atendimento ao cliente?

Os bots são capazes de conversar com os clientes sem serem repetitivos, cruzando dados e tornando o atendimento mais próximo e humano. Eles possibilitam: 

  • Atendimento personalizado: Ao criar fluxos interativos com palavras-chave como gatilho, a empresa oferece diferentes experiências a partir de cada interação;
  • Agilidade: O consumidor pode entrar em contato a qualquer hora, não se restringindo apenas ao horário comercial. Caso o assunto não consiga ser resolvido é possível passar o atendimento para um atendente humano;
  • Economia de custos: É mais barato ter um chatbot do que desenvolver um aplicativo. Isso sem dizer que os colaboradores envolvidos em dar respostas simples podem concentrar-se em tarefas mais estratégicas. Um estudo da Juniper Research prevê que os chatbots poderão gerar uma economia de US$ 8 bilhões por ano para as empresas até 2022.

E, dentro da área de atendimento ao cliente, quais são as maneiras de utilização de um bot? Confira 4 delas abaixo:

  1. Aprimorar os processos no SAC: É a maneira mais comum. Se apresenta como mais um canal de atendimento, onde em vez  de o cliente ligar ou mandar um e-mail e esperar atendimento um chatbot cumprirá esse papel; 
  2. Melhorar o relacionamento: Utilizar um bot que seja simpático e fale a mesma linguagem que o cliente pode ajudar a aumentar o tempo de permanência do usuário no canal. Isso permite a otimização da geração de leads já que as respostas dadas são informações que valem ouro para o time comercial; 
  3. Automatizar vendas, reservas ou mesmo agendamentos: Todo cliente detesta esperar para realizar uma tarefa simples. O chatbot é capaz de cuidar do recebimento de pedidos, reservas e agendamentos de maneira simples, automatizando processos; 
  4. Realizar pesquisas: Que tal transformar pesquisas de opinião e satisfação que antes eram feitas por telefone em diálogos amigáveis? As respostas são dadas naturalmente, sem tédio.

O que esperar dos chatbots no futuro?

De acordo com uma pesquisa Accenture Digital Health Technology Vision até 2020, 85% das interações dos clientes será orientada por mecanismos automáticos como um chatbot. 

O futuro dos chatbots é bastante promissor e essa será a primeira solução para diferenciar uma empresa de seus concorrentes. Conheça tendências:

1. Varejo será invadido

Uma nova pesquisa feita pela Juniper Network, a “Chatbots: Banking, eCommerce, Retail & Healthcare 2018-2023“, apurou que o varejo terá grandes benefícios com os bots. Até 2023 mais de 70% dos bots acessados serão de empresas desse segmento.

A empresa citou redução de custos, marketing e recuperação de compras abandonadas nos carrinhos como os principais benefícios. A previsão é de que em todo o mundo mais de US$ 112 bilhões em vendas serão realizadas por esse canal. 

2. Chatbots (quase) humanos

Os robôs serão muito mais inteligentes, a ponto de o cliente não ser capaz de distinguir que está conversando com uma máquina. Eles serão capazes de executar milhões de algoritmos em tempo real e usar a análises avançadas para criar uma estratégia para converter cada cliente em potencial individualmente. 

Sua empresa vai ficar atrás e perder o ‘trem do futuro’ no relacionamento com clientes? Está na hora de pensar, de uma maneira séria, em como os chatbots serão capazes de transformar o atendimento na sua empresa!

Quer saber mais como serão os bots no futuro? Leia o post “Chatbots: uma amostra de como serão os bots no futuro”.

Recomendados para você

Homem utilizando computador com celular na mão
Conheça os impactos do setor de TI no mercado financeiro ...
Pessoa utilizando tablet exibindo imagem de cidade com símbolo de rede sobrepondo a figura
Veja as maiores mudanças que a Internet das Coisas (IoT) trará ...
Pessoa inserindo os dados do cartão de crédito em um e-commerce
Chatbot para ecommerce: 5 razões para adotar no seu negócio ...