Como garantir a segurança digital na gestão de dados corporativos?

Vitor Precioso

03 novembro 2022 - 12:00 | Atualizado em 13 junho 2023 - 14:23

seguranca-digital-na-gestao-de-dados-corporativos

A gestão de dados corporativos é assunto de cabeceira para empreendedores — independentemente do porte do seu negócio ou do seu nicho de atuação. Especialmente no que diz respeito à segurança digital dessas informações.

Afinal de contas, vazamentos e roubo de dados se tornaram atividades constantes no mundo digital. Ter planejamento, preparo e alinhamento com as melhores soluções e inovações tecnológicas permitem que a sua empresa se torne mais blindada contra essas ações que causam prejuízos múltiplos.

Mas, afinal de contas, como garantir a segurança digital na gestão de dados corporativos? Siga com esta leitura para saber tudo a respeito!

O que é segurança digital?

O termo está relacionado a um segmento de TI que se preocupa na proteção de dados e no tráfego seguro deles — interna ou externamente — pelos softwares, redes e servidores de uma empresa.

Esses dados, inclusive, podem ser todo tipo de informação digital, como documentos, arquivos, senhas, cadastros, hábitos de consumo de usuários da internet, etc.

>> Saiba mais: 10 cuidados com segurança digital que você deve ter

O que significa a segurança de dados?

Paralela e intimamente relacionado ao termo anterior, podemos também falar sobre a segurança de dados. Aqui estamos falando de ações que tenham como o principal objetivo a prevenção e a proteção de todo o seu sistema digital contra ações maliciosas — como o roubo, extravio ou acessos indevidos e não autorizados.

Essa é, inclusive, uma das principais preocupações de gestores no mundo inteiro, atualmente: até 2025 existe uma expectativa de que ações de cibersegurança vão custar US$ 10,5 trilhões anualmente e ao redor do globo.

Pode parecer — e é — muito dinheiro para direcionar a um segmento tecnológico. Mas é fundamental entender que os prejuízos causados por um ataque bem-sucedido correm de múltiplas fontes. Pois ataca as finanças da empresa, seus processos e produtividade e também a reputação da marca. Problemas que podem ser difíceis de contornar em curto e médio prazo.

Para tanto, empresas têm se mobilizado em múltiplas frentes para combater a criminalidade virtual. E a segurança digital na gestão de dados corporativos pode ser pautada em cinco aspectos principais:

  • confidencialidade de dados, restringindo acesso e uso de informações a pessoas autorizadas;
  • autenticidade e integridade, evitando que informações sejam indevidamente corrompidas e modificadas;
  • conformidade, que condiz com o alinhamento às leis vigentes — como a LGPD;
  • disponibilidade, que diz respeito à facilidade e qualidade de acessibilidade da informação;
  • irretratabilidade, um termo que confirma a autoria de uma transação de dados.

Assim fica mais fácil compreender a importância da gestão de dados corporativos e também abre espaço para entender o papel da segurança digital na qualificação dessa atividade.

>> Confira: Quais são os tipos de segurança digital?

Como fortalecer a segurança digital da sua empresa?

O processo de enriquecimento da sua segurança digital deve ser praticado de maneira tão diversificada quanto são as ações para burlar e violar o seu sistema.

Confira, a seguir, algumas medidas que contribuem para o aprimoramento da sua gestão de dados corporativos!

1. Políticas internas

Defina, claramente, quais são as políticas internas de uso e manipulação dos dados. É fundamental que todos saibam, exatamente, quais são as suas responsabilidades e obrigações para garantir a proteção dessas informações e também o uso ético de dados da empresa.

2. Controle de acesso

Modere o acesso interno aos dados somente para quem deve usá-los. Isso evita acessos e práticas indevidos e confere mais organização no controle e na gestão de dados corporativos.

3. Sistema de segurança na nuvem

Depender menos de servidores físicos é uma tendência que chegou para ficar. Isso porque, os servidores na nuvem não exigem estrutura física para serem implementados e oferecem mobilidade e flexibilidade para as empresas.

Com destaque complementar ao aumento da segurança digital das suas informações porque são soluções constantemente atualizadas. Ou seja: o seu servidor passa por revisões periódicas que fortalecem, continuamente, o sistema de proteção e os seus dados armazenados, consequentemente.

4. Backup dos dados

Confiar em apenas uma via de proteção dos dados não é exatamente a medida mais segura. Por isso, certifique-se de que os seus servidores e sistemas contem com recursos de backup.

Assim, qualquer problema, como a perda de dados, relacionado às informações armazenadas pode ser rapidamente solucionado por meio da restauração da última versão feita pelo backup.

5. Atenção à legislação

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é outro aspecto determinante para a boa gestão de dados corporativos e também à sua segurança digital.

A LGPD tem tudo muito bem definido sobre obrigações, responsabilidades, direitos e uso ético das informações digitais coletadas e armazenadas. É obrigatório estar em alinhamento com a lei, portanto, para evitar problemas com os órgãos fiscalizadores.

Para saber mais sobre o assunto, confira nosso artigo que explica como manter sua empresa em conformidade com a LGPD!

Como aplicar a segurança digital na sua empresa?

A boa gestão de dados corporativos considera as ameaças internas, em uma empresa, e também as ameaças externas. Que não são poucas.

Tentativas de invasão e roubo de dados se tornaram atividades comuns e frequentes, e diversificadas. Um sequestro de dados ou mesmo a instabilidade intencional do sistema pode causar prejuízos de toda espécie para o seu negócio.

Por isso, investir em segurança digital não é despesa, mas um investimento necessário para agregar conforto e tranquilidade aos seus clientes e usuários. E ainda garante melhor eficiência operacional, para o seu empreendimento, evitando que ações nocivas e maliciosas prejudiquem o bom trabalho prestado por toda a sua equipe.

Para auxiliar empresas que operam com compliance ou estão procurando uma forma de aplicar essa estratégia de forma mais segura, a Cedro Technologies traz o Data Engine, uma ferramenta que reúne informações relevantes de forma simples e efetiva através de dados como o CPF ou CNPJ.

Com o Data Engine é possível ter acesso a dados de forma simples e centralizada, consultar e validar dados para geração de relatórios e mais. Facilite o dia a dia da sua equipe com um recurso automatizado e de confiança.

Saiba mais sobre essa solução da Cedro Technologies e implemente essa mudança na sua empresa!

Recomendados para você

Imagem de homem utilizando computador com símbolo de rede projetado
Quais são os impactos da possível prorrogação da LGPD? ...
Webservice Consulta CPF com PHP ...
Pessoa utilizando computador
[Infográfico] 9 vantagens de validar os dados e conhecer o seu cliente ...