Confira quais são as melhores APIs de Market Data do mercado

Vitor Precioso

05 outubro 2022 - 11:05 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

quais-sao-as-melhores-apis-de-market-data-do-mercado

Enquanto o mercado financeiro se desenvolve rapidamente, ferramentas e tecnologias de digitalização e automatização surgem para facilitar a rotina de trabalho. É o caso da API de Market Data, que acessa dados de ações em tempo real, oferece uma visão quantitativa de movimentações do mercado e permite tomar decisões de futuros negócios ou investimentos com maior assertividade.

Com a popularização desses recursos de tecnologia no setor financeiro, é importante conhecer as diferentes soluções disponíveis no mercado para acertar na escolha de qual implementar em seu negócio.

Conheça agora as APIs de Market Data do mercado e escolha a melhor para sua empresa!

O que é uma API de Market Data?

A API de dados financeiros, chamada também de API de Market Data, é uma ferramenta de integração de dados utilizada para dar a investidores e empresas o acesso a dados privilegiados da b3, como ações, cotações, negociações e índices do mercado de capitais.

Com informações como data e hora das movimentações, flutuação de preços, volume e liquidez, a ferramenta permite gerar relatórios, acessar dados financeiros de empresas e salvar históricos de negociações que fundamentam tomadas de decisões sobre negócios futuros ou investimentos com maior assertividade.

Dessa forma, podemos dizer que utilizar uma API para mercado financeiro atua não somente facilitando o acompanhamento de ações da bolsa, mas também prevenindo riscos de investimentos, favorecendo estratégias de negócio e prevendo tendências.

Conheça os tipos de APIs de Market Data do mercado

Com a popularização de ferramentas de digitalização de operações financeiras, inúmeras soluções de Market Data apareceram no mercado. Vamos comparar quais as soluções e suas características?

API de dados financeiros em nuvem

A computação em nuvem veio para revolucionar o mercado, e agora também está impactando em empresas do mercado financeiro. Essa tecnologia, muito presente em inúmeras ferramentas que coletam e utilizam dados terceiros, oferece velocidade, escalabilidade e armazenamento para qualquer base de dados da bolsa de valores, e confere maior confiança e segurança de dados aos usuários de ferramentas como APIs de mercado financeiro.

Entre as informações que se pode obter com uma API financeira em nuvem estão dados normalizados para inúmeros tipos de instrumentos financeiros, como cotações e all-trade, precificação de portfólio e negociação.

De fácil implementação e instalação em servidores, ela é capaz de oferecer a mesma amplitude de dados que outras ferramentas, além de ser versátil para inúmeros ambientes virtuais, aplicativos e interfaces.

Algumas ferramentas de dados de mercado em nuvem também podem ter acesso a dados de ações em tempo real, oferecendo rápido acesso e escalabilidade de dados para que as interfaces conectadas recebam com alto desempenho e velocidade suas informações.

>> Leia também: Dados da b3 em tempo real ou delay? Entenda quando utilizar as opções

Market Data Feeds

É por meio dos Data Feeds que podem ser feitas a visualização da lista de cotações, a análise de dados financeiros e o registro das informações de suas movimentações. Esses terminais de informações podem oferecer gráfico de ações em tempo real, notícias do mercado financeiro, planilhas atualizadas com análises de investimentos, além de notificar o investidor ou a empresa de novas movimentações.

Essa ferramenta concentra em uma única interface todas as informações necessárias para fazer análises e gerar insights, sem que seja necessário fazer a atualização manual desses dados.

Inúmeras empresas oferecem em seus Data Feeds dados da bolsa em tempo real ou delay. Nesse último caso, a ferramenta pode oferecer dados atualizados no fim do dia ou históricos completos de longo prazo.

Algumas ferramentas disponíveis no mercado são construídas pensando em diferentes perfis de investidores, por exemplo:

  • Investidores institucionais ou Assets: Voltada para o lado do negociador, essa ferramenta auxilia a alimentar o ERP, CRM BI e outros sistemas do próprio cliente.
  • Investidores não profissionais: Investidores não profissionais também podem contar com sistemas de análise e negociação digital, ideal para traders e scalpers fazerem o acompanhamento do mercado.
  • Profissionais Sell-Side: Profissionais Sell-Side também têm modalidades da ferramenta de API para ações financeiras, com terminais homebroker, mobile ou desktop e outras integrações para auxiliar a gestão operacional de dados financeiros.

Dentro da maioria das soluções de Data Feed do mercado, podem ser analisados diferentes tipos de dados, como dados históricos, dados fundamentais e de referência e dados em tempo real, com baixa latência. Vamos aprofundar em cada uma?

1. Dados fundamentais e de referência

Ferramentas como o Market Data API simplificam a integração e o acesso a dados de mercado conhecidos como dados de referência e dados fundamentais, permitindo consultar informações como receitas, dados macroeconômicos, e oferecendo recursos como indicadores e relatórios de dados das empresas abertas no mercado.

Esses bancos de dados de fundamentos acessados podem dar base para estudos com objetivo de trazer crescimento, flexibilidade e redução de riscos para a empresa contratante.

2. Dados históricos

As soluções de análise de dados histórico B3 possibilitam que, por meio de uma larga base de dados brutos e armazenamento, a análise de investimentos não dependa de uma infraestrutura complexa para contar com a escalabilidade e capacidade de dados.

Dessa forma, ferramentas voltadas para dados históricos bolsa de valores atuam oferecendo a base quantitativa de dados necessária para realizar métodos analíticos mais técnicos e sofisticados, seja para analisar tendências quanto para prever cenários futuros do mercado.

3. Dados de baixa latência

Por fim, dentre as ferramentas de integração de dados financeiros, temos aquelas voltadas para decisões de curto a médio prazo, podendo ter atualizações da bolsa em tempo real ou em delay, com intervalo de tempo variável (segundo a segundo, minuto a minuto, etc.).

Normalmente, essas ferramentas contam com uma estrutura mais complexa e tecnológica, para trazer em alta velocidade, com alta estabilidade de sinal, alta precisão e baixa latência, os dados coletados de fornecedores de todo o mundo. Esses dados chegam diretamente aos Market Data Feeds, podendo ser entregues brutos ou normalizados.

Por que escolher as APIs do Market Data Cedro?

Considerando as tendências do mercado financeiro também passar pelo processo de digitalização e automatização, a Cedro Technologies desenvolveu as soluções de APIs do Market Data Cedro, voltadas tanto para empreendedores, investidores e fornecedores, quanto para funcionários de ramos do mercado financeiro, como compliance, crédito e cadastro.

Por serem APIs de fácil implementação, o acesso às informações privilegiadas da bolsa de valores não fica restrito apenas para desenvolvedores ou equipes de TI. Por sua versatilidade e variedade técnica, as APIs do Market Data Cedro têm diferentes configurações, portanto podem ser implementadas em diversas linguagens e em muitos tipos de interface mobile ou web: sites, portais, aplicativos, planilhas, plataformas, entre outros.

Alguns dos destaques das APIs do Market Data Cedro, entre as outras soluções do mercado, são:

  • As APIs oferecem baixa latência e alta estabilidade de sinal.
  • São oferecidas APIs tanto para uso de curto prazo quanto para médio a longo prazo.
  • As APIs do Market Data valem tanto investidores não profissionais quanto traders profissionais.
  • Estão disponíveis APIs tanto com dados Real-Time quanto históricos, de acordo com qual for o objetivo do cliente.
  • Há uma API com cada tipo de protocolo: Rest (como é o caso da API Rest), TCP (como nas APIs Socket e WebSocket) e FTP (como nas APIs Tick by Tick e End-of-Day).
  • Há APIs para diferentes tipos de objetivos de negócio, oferecendo desde análises automatizadas e rápidas até estudos completos de mercado e concorrência.
  • Além dessas, também temos a API de Dados Fundamentalistas, que por meio da oferta de dados cadastrais e informações financeiras das empresas, facilita estudos estratégicos do mercado, baseando-se em dados reais e históricos.

Conheça melhor todas as APIs do Market Data Cedro e saiba qual é a mais adequada para seus objetivos de negócio!

Fale com nossa equipe de especialistas em Market Data e saiba mais!

Recomendados para você

Telas de exibição de dados da Fast Trade
Como baixar o Fast Trade – B3 ...
Desenho de pessoas utilizando celular dentro de carrinho de compras
Data Engine – API para validação de CNH ...
bolsa-de-valores-voce-acompanha-do-jeito-certo
Bolsa de valores: você acompanha do jeito certo? ...