PPEs: quem são e quais os riscos para a sua empresa?

Vitor Precioso

11 outubro 2019 - 13:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Homem de trajes sociais segurando maleta

O governo brasileiro, cada vez mais, cria políticas para ‘fechar o cerco’ com o objetivo de buscar o compliance e inibir práticas como a corrupção e a lavagem de dinheiro.

Criada pelo Ministério da Justiça no início dos anos 2000, a Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro estabeleceu a criação das Pessoas Politicamente Expostas (PPEs). Esse grupo também é chamado de PEPs, sigla em inglês de Politically Exposed Persons.

Quem são elas e como sua empresa pode se proteger? Saiba mais neste post.

Entenda o conceito de PPE

Mas, afinal, quem são as Pessoas Politicamente Expostas? O Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) as definiu na Resolução 16, publicada no dia 28 de março de 2007. O Artigo 1 diz:

“§ 1º Consideram-se pessoas politicamente expostas os agentes públicos que desempenham ou tenham desempenhado, nos últimos cinco anos, no Brasil ou em países, territórios e dependências estrangeiras, cargos, empregos ou funções públicas relevantes, assim como seus representantes, familiares e estreitos colaboradores.”

Está claro que entram na lista chefes de Estado e de governos estaduais e municipais, políticos, servidores públicos, magistrados ou militares de alto nível, lideranças de empresas públicas ou de partidos políticos.

Isso sem dizer de  familiares como cônjuges, filhos e enteados. Mas, como deu para perceber, a lei dá brechas para que muitos, mesmo que não façam ideia, sejam considerados PPEs. É o caso dos representantes e pessoas de relacionamento próximo, como amigos e funcionários.

Caseiros que são laranjas, amigos pessoais que carregaram malas de dinheiro e esposas que participaram de diversos delitos, inclusive tendo cofres recheados de joias caras e gemas raras.

Além de todas essas pessoas, em dezembro de 2017 o Coaf editou a Resolução 29, que trata da classificação de Pessoas Politicamente Expostas, substituindo a Resolução 16. 

A resolução expande o conceito de PPE, trazendo como novidades: 

“(i) presidentes, vice-presidentes e diretores de entidades da administração pública indireta de qualquer ente federativo; (ii) membros de tribunais federais; (iii) presidentes e tesoureiros de partidos políticos; e (iv) deputados estaduais e vereadores.”

Quais os riscos envolvidos?

Seja de maneira direta ou indireta, uma Pessoa Politicamente Exposta pode ser alvo de um escândalo capaz de destruir sua imagem pessoal e profissional. Isso sem falar de implicações financeiras como multas e até legais, como processos e até prisão.

As PPEs podem estar sujeitas a serem alvo de uma rotina de monitoramento de sua movimentação financeira e fiscal. Esses processos verificatórios têm como objetivo prevenir e identificar tanto corrupção como outros crimes que afetam o sistema financeiro, como por exemplo desvio ou lavagem de dinheiro.

O Banco Central (Bacen), como outros órgãos, estão ‘de olho’, principalmente nas grandes movimentações de dinheiro realizadas por essas pessoas. E, para coibir e minimizar fraudes neste sentido, o Banco Central criou a Circular 3.461, em 24 de julho de 2009, que regulamenta quais serão as medidas a serem aplicadas na prevenção e combate aos crimes relacionados às PPEs.

Para uma empresa, as PPEs são sinônimo de dois tipos de riscos:

  • Reputação: risco de possível dano à reputação de uma organização, devido à percepção de que a organização poderia se beneficiar do relacionamento, principalmente por meio de suborno ou pagamento facilitado;
  • Transacional: risco de que um pagamento, uma doação ou mesmo o valor pago por um serviço, seja encarado pelas autoridades brasileiras como lavagem de dinheiro ou corrupção como a obtenção de vantagem competitiva ou obtenção de um favor durante uma transação comercial, por exemplo.

Como proteger-se contra as ‘ameaças’ das PPEs

O risco de aceitar uma Pessoa Politicamente Exposta como cliente ou parceiro de negócios precisa ser avaliado com cuidado. É preciso analisar caso a caso, levando em consideração diferentes informações e circunstâncias.

Mas como saber que um indivíduo é uma PPE? Quando a pessoa é conhecida, é muito mais simples. Já no caso de “representantes, familiares e estreitos colaboradores”, a dificuldade é bem maior.

Utilizar o Data Engine, da Cedro Technologies, é a melhor solução. O sistema consulta no Coaf se um CPF é PEP ou relacionado. Utiliza também diversas fontes de informações para verificar dados cadastrais, restrições de crédito ou de cadastro, mídia negativa, e-mail, endereços, telefones, protestos e negativações, entre dezenas de outras informações.

Entenda os benefícios de utilizar o Data Engine: 

  • Estar em conformidade com a resolução do Coaf que determina o acompanhamento de operações ou propostas de operações com pessoas expostas politicamente; 
  • Garantir mais informações sobre clientes que possuem um risco maior de envolvimento em fraudes e lavagem de dinheiro.

Proteja sua empresa agora mesmo! Entre em contato com a Cedro Technologies e conheça melhor o Data Engine.

Recomendados para você

Pessoas conversando com recepcionista em sala de escritório
Atualização de dados cadastrais: quando você deve fazer na sua empresa? ...
Pessoas em sala de escritório apertando as mãos
Quais habilidades são comuns entre os líderes de sucesso? ...
Pessoa digitando no computador em segundo plano e ícones de bonecos em todos os continentes em primeiro plano
Data Engine – API para validação de dados: CPF e CNPJ, entre outros ...