5 benefícios que o Compliance gera para sua empresa

Vitor Precioso

10 setembro 2019 - 14:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:50

benefícios do compliance

Uma empresa que não possui uma área de compliance estruturada, está exposta a muitos riscos. Ao começar a aplicar esse mindset na sua instituição, diversos benefícios já se tornam perceptíveis. 

Através das possibilidades e vantagens que essas diretrizes trazem para o cotidiano corporativo, fica mais fácil se manter longe dos problemas que a falta de organização e sintonia com as regras podem gerar. 

A conformidade com as normas jurídicas se tornou não só uma preocupação interna, agora é também um fator competitivo e pode fazer a diferença na saúde da empresa. Pensando nisso, listamos 5 benefícios do compliance para que você tire proveito dessa gestão que protege o seu negócio. Confira!

Leia também: Gestão de riscos e compliance para empresas de investimento: saiba como se adequar às normas regulatórias

Vantagens do compliance para empresas

Sabemos que a estruturação de métodos e a organização de processos internos de uma empresa são extremamente importantes para haver um bom funcionamento do negócio. Confira os impactos positivos do compliance na gestão empresarial

1. Prevenir riscos corporativos

O trabalho de compliance garante a consonância e a conformidade com as legislações de anticorrupção, trabalhando para evitar fraudes e prevenir riscos que podem estar envolvidos nos mais diversos aspectos de uma instituição.

Para isso, o primeiro passo é a elaboração de normas internas, que determinam a maneira que a empresa e seus colaboradores devem atuar, desde o código de conduta interno até os padrões de procedimentos, de acordo com as exigências legais e regulatórias.

2. Identificar problemas antecipadamente

Para estar em conformidade com as normas internas e as exigências legais e regulatórias, é preciso se munir de informações para a tomada de decisões. Instituições financeiras, por exemplo, precisam conhecer a fundo o perfil de seus clientes, analisar se é uma pessoa politicamente exposta (PEP) ou relacionada, se possui envolvimento com lavagem de dinheiro, entre diversos outros aspectos.

Esse trabalho de Due Diligence e Background Check é fundamental para encontrar informações completas para dar embasamento para a tomada de decisões.

3. Reconhecer práticas ilícitas em outras organizações

O trabalho de compliance pode encontrar informações sobre o envolvimento com ilicitudes realizadas por outras empresas. Para isso, é preciso pesquisar a fundo dados sobre potenciais parcerias comerciais realizadas pela instituição.

Por exemplo: uma rede varejista de roupas precisa conhecer bem seus fornecedores. Se o seu fornecedor possui envolvimento com trabalho escravo, além das sanções legais que sua empresa deve sofrer, a imagem da marca diante o público será muito prejudicada.

Com informações como estas, sua empresa pode garantir dados mais completos e facilitar a tomada de decisões em situações de riscos.

Leia também: Como implementar um programa de compliance efetivo em sua empresa

4. Beneficiar a reputação diante de seus públicos

Como foi enfatizado anteriormente, a reputação da sua empresa pode ser prejudicada com o envolvimento, mesmo que indireto, em atos ilícitos – além das sanções legais decorrentes desses atos.

Com o trabalho de compliance, a empresa mostra que está preocupada em manter uma atuação ética e legal. O público, então, passa a ter outro olhar, entendendo que consumir, trabalhar ou solicitar serviços da marca é garantia de seriedade.

5. Conscientizar e gerar satisfação nos funcionários

Com a definição do Código de Conduta de compliance na empresa, é fundamental embarcar todos os seus colaboradores neste novo mindset.

Entendendo a importância dessas normas para garantir um trabalho ético e em consonância com as exigências legais, os resultados são logo percebidos. O engajamento com este novo posicionamento da marca diminui os riscos e gera satisfação, pois os colaboradores percebem que a empresa está trabalhando com seriedade, respeito e com a participação de todos em prol de resultados positivos.

6. Reduzir custos

Compliance permite que seu negócio reduza custos, principalmente relacionados a prejuízos financeiros, legais e para a imagem da marca. Com mais informações e conhecimento sobre o relacionamento com clientes, colaboradores e parceiros comerciais, as tomadas de decisões são mais corretas, não sendo baseadas em achismos, mas em dados. 

Leia também: 4 desafios que um profissional de compliance enfrenta hoje

Conte com o Data Engine para otimizar seu trabalho de compliance

Pesquisar e encontrar informações, provavelmente, é o trabalho repetitivo que consome mais tempo de uma área de compliance. É preciso consultar diversas fontes individualmente e compilar todos os resultados para só depois passar para a fase de análises.

Para agilizar esse processo, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de compliance e KYC Data Engine. Com essa solução, sua empresa pode consultar e validar dados gerando relatórios completos em cerca de 5 segundos.

Você pode encontrar informações sobre mídia negativa, envolvimento com trabalho escravo, diversos tribunais de justiça, status na Receita Federal, relacionamentos pessoais, e-mails, telefones, endereços, listas restritivas e muito mais.

Fale com nosso time de especialistas e otimize o trabalho de compliance da sua equipe.

Recomendados para você

Homem utilizando o computador com celular na mão fazendo verificação de segurança
Verificação em duas etapas: por que ela se tornou essencial no digital? ...
Homem analisando dados na nota fiscal e no tablet
Consultar Serasa de uma empresa ...
Homem com cartão na mão utilizando um computador e tomando café
Fraudes no varejo: como a integração de dados ajuda a reduzir ...