O que é Order Management System – OMS?

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Ilustrações de um OMS (Order management system)

Um Order Management System (OMS), ou Sistema de Gerenciamento de Ordens, é uma solução baseada em software que permite a conexão entre participantes do mercado financeiro, sobretudo utilizando o protocolo FIX para a troca de mensagens para execução de ordens de ações, futuros, derivativos, câmbio e outros valores mobiliários. No Brasil, as soluções de OMS são amplamente utilizadas em negociação junto à bolsa de valores brasileira, a B3.

Uma solução de OMS tem como objetivo facilitar o controle e o gerenciamento das ordens de negociação eletrônica enviadas ou recebidas. As soluções de OMS podem ser utilizadas tanto por uma corretora (sell-side), quanto por algum participante do mercado (buy-side), como clientes finais, gestores, tesourarias e fundos.

Principais características de um OMS

O principal objetivo de um OMS é permitir o gerenciamento de ordens de uma instituição, seja no envio, recebimento, controles, execução (Execution Reports), cancelamento, supervisão das ordens, trilhas, logs, risco e auditoria.

Em geral, os sistemas de OMS implementam controles de riscos e limites, onde os usuários podem controlar exposição de risco e limitar erros operacionais (estes controles são conhecidos como Fat Finger). Permite receber ordens de diversos sistemas e roteá-las ao destino correto: pode ser uma bolsa de valores, um pool de negociação, balcão de negócios ou até mesmo para outra corretora.

Em geral também implementam funcionalidades de ordem administrada e algotrading. Funcionalidades de backoffice, como posição de cliente, daily position e funcionalidades de custódia e posição financeira.

Geralmente os OMS utilizam o padrão de mensagens FIX Protocol para permitir que serviços de terceiros possam se conectar (enviar e receber informações).

OMS no Brasil

No Brasil, muitas soluções de OMS já estão integradas ao Sinacor (solução de backoffice) provida pela B3 às corretoras de ações e futuros e distribuidoras de títulos. Esta integração permite a leitura automática de posição, garantias e financeiro e as soluções de OMS implementam, em geral, o conceito de Direct Market Access (DMA), ou Acesso Direto ao Mercado.

O DMA permite que um cliente final (investidor) possa se conectar diretamente ao ambiente de negociação eletrônica da bolsa de valores ou outros mercados que ofereçam o serviço. No Brasil, há 4 modelos de DMA.

Conheça o OMS Cedro

O OMS Cedro é um sistema desenvolvido pela Cedro Technologies com foco em roteamento de ordens e que tem sido utilizado pelas corretoras de valores para trading e pré-trade.

Diversas instituições brasileiras têm adotado esta solução para controle, recebimento e envio de ordens aos mercados da bolsa de valores brasileira.

A solução roda em plataforma Windows ou Linux. O OMS Cedro foi desenvolvido para ser uma solução robusta e performática para o roteamento de ordens. Corretoras podem adotar controle de limites e risco em modelo institucional ou varejo, conforme as suas necessidades.

API para envio de ordens para a B3

A solução OMS Cedro provê uma interface em FIX Protocol. Esta interface permite que aplicações de terceiros possam realizar o envio de ordens para o ambiente de negociação eletrônica BM&F e BOVESPA em mensageria FIX Protocol (Financial Information eXchange Protocol).

Todas as APIs do OMS Cedro estão disponíveis por intermédio da plataforma Anywhere. As APIs podem ser acessadas em diversos protocolos como FIX Protocol, Websockets e serviços RESTful.

A solução OMS Cedro é alimentada automaticamente pelo Market Data da BM&FBOVESPA por intermédio dos serviços da Cedro para market data.

Como utilizar o OMS Cedro

Você pode utilizar o OMS Cedro implementando-o em sua instituição financeira (sell-side) ou como investidor (buy-side).

Você também pode se conectar ao OMS Cedro pelas APIs e FIX Protocol, conseguindo assim enviar ordens para a bolsa de valores por meio de dezenas de corretoras brasileiras.

Quer começar?

Para conhecer mais sobre o OMS Cedro, fale agora mesmo com um especialista da Cedro clicando aqui.

Já para iniciar a implementação ou certificação de sua solução com o OMS Cedro e acessar o PUMA Trading System da BM&FBOVESPA, é só entrar em contato por aqui ou enviar um e-mail para servicedesk@cedrotech.com.

Recomendados para você

Telas de exibição de dados Fast Trade
Home Broker Bovespa c/ Fast Trade ...
Mesa de operação de programa de áudio com diversos aparelhos
Roteamento de Ordens via API – B3 (BM&F e BOVESPA) em FIX ...
Pessoa utilizando computador com tela exibindo dados da Fast Trade
Saiba como recuperar sua senha e usuário no Fast Trade ...