O êxito corporativo com base nas previsões de dados

Leonardo Reis Vilela

17 julho 2019 - 17:44 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Pessoas analisando folhas com gráficos

Com a transformação digital, a realidade das companhias foi revolucionada com base nos dados. Hoje, todas as etapas de funcionamento podem ser analisadas e com isso os mais diversos tipos de relatório podem ser gerados.

Muitos gestores passam tempos focando na preparação de relatórios de resultados. Relatórios esses que serão apresentados em reuniões desgastantes e com um conteúdo que já é esperado pelos participantes.

Relatórios são uma ótima forma para se compreender o desempenho de uma atividade, mas apenas emitir relatórios esporadicamente pode não ser o mais eficiente. O bom planejamento em previsões de resultados pode indicar o caminho mais assertivo. Entenda as vantagens de se atuar com base em previsões!

A importância das previsões

A previsão é uma ferramenta preciosa para a empresa, pois indica o caminho a ser percorrido e como fazê-lo. Ela é capaz de preparar a empresa para os desafios que poderão surgir no caminho e apontar como vencer esses obstáculos.

Para que as previsões sejam eficazes é preciso avaliá-las em curto e também em longo prazo, pois os resultados são graduais. Cinco características importantes poderão auxiliar na elaboração de uma previsão. 

1. Possuem intervalos variáveis

É muito comum que as empresas adotem o prazo de um ano para a análise dos resultados obtidos, principalmente se tratando de demonstrativos para investidores.

Para que a companhia tenha uma visão precisa, é fundamental adotar um prazo que pode variar entre três e cinco anos. A adoção de novas metodologias e recursos podem precisar de um intervalo maior para que possam ser devidamente analisadas.

2. Vão além do negócio da empresa

Uma análise concisa deve averiguar o mercado em que o negócio está inserido. Portanto é fundamental ir além e observar os avanços que aconteceram, principalmente com os concorrentes, nos últimos anos.

Conhecer o desempenho de outras empresas e como as novas tecnologias provenientes da transformação digital estão impactando o mercado traz à empresa uma visão estratégica de longo alcance. 

3. Mapeiam as estratégias e os recursos necessários

Para que o crescimento ocorra, a empresa terá que fazer uma grande análise de mercado, descobrindo os pontos a serem melhorados e quais serão os recursos necessários para que isso ocorra. 

Com dados em mãos, a empresa possui uma clara oportunidade de otimização dos processos, podendo então modificá-los, adotar novas ferramentas ou aperfeiçoar as já existentes.

4. Analisam a concorrência

O crescimento eficaz e sustentável deve acontecer baseado no momento atual da companhia. Se a visão de mercado demonstra clara vantagem competitiva com as empresas concorrentes, é natural que o planejamento seja mais audacioso. Do contrário é imprescindível estar com total foco nos pontos a serem melhorados. 

5. Envolvem a equipe

Concretizar uma previsão depende da atuação conjunta de toda a empresa. É uma tarefa que vai além da gestão, dessa maneira é necessário que todo o time esteja comprometido e engajado no projeto, tendo plena ciência de suas participações em prol desse grande objetivo. 

Vantagens de uma previsão 

Além de ter um melhor mapeamento das atividades da empresa, uma boa estratégia de previsão traz consigo outras vantagens notáveis para o cotidiano corporativo. As principais a serem destacadas são: 

Ajuste das metas

Uma análise de curto prazo permite à empresa averiguar o quanto foi evoluído até o momento, os objetivos que foram alcançados e aqueles que não foram plenamente conquistados. Assim como ajuda a perceber as mudanças ocorridas no mercado em que atua. 

Com isso é possível fazer ajustes pontuais das metas definidas e adaptá-las para que o caminho para o objetivo final mantenha-se devidamente estruturado. 

Adoção de novas estratégias

Um bom planejamento mostra o caminho a ser percorrido, inclusive orientando quando for necessário ‘corrigir a rota’ e adotar novas estratégias. Isso torna as áreas mais preparadas para enfrentar problemas, mesmo que de fato eles nem mesmo ocorram. 

Podemos ver então que o processo seguido é tão importante quanto os resultados alcançados!

Preparação para novas previsões

Com estratégias bem implantadas e devidamente seguidas, as previsões tornam-se mais assertivas, ajudando a observar com mais clareza a linha que aponta o nível de êxito da companhia. 

Agora os relatórios tratados no início do texto mostram a sua verdadeira importância, pois então, é possível aprender com o histórico de seus registros e com isso montar previsões que mais se adequem aos objetivos da empresa. 

 Para conhecer mais sobre os avanços da transformação digital e o surgimento de novas tecnologias no mundo corporativo, não deixe de acompanhar o blog da Cedro Technologies!

Recomendados para você

homem sorrindo com tablet em mãos
Abertura de contas digital: menos burocracia e menor custo operacional ...
Gravura de figura humana num emaranhado de dados
O que é Face Match e como implementá-lo no seu processo de identificação ...
Homem com traje social segurando tablet escrito Compliance
Compliance para PMEs: qual a importância e como superar os desafios ...