Modelo Freemium: quando vale a pena adotá-lo?

Vitor Precioso

17 agosto 2016 - 18:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:35

Pessoa sentada no chão utilizando computador com celular e tablet em volta

Entre startups, a adoção do chamado modelo freemium tornou-se uma febre em lançamentos de novos produtos — muitas delas, por sinal, devem sua rentabilidade e o conhecimento mundial de suas marca ao sucesso da estratégia.

Este é o caso de empresas como os bancos de dados e armazenamento Evernote e Dropbox ou o aplicativo de mensagens Viber.

Neste post, explicaremos melhor o que é o modelo freemium e quando investir nele é vantajoso para o seu negócio. Confira:

O que é modelo Freemium?

Modelo freemium é uma estratégia na qual a empresa disponibiliza gratuitamente uma versão básica do produto, um aplicativo ou um programa, e passa a cobrar por versões mais sofisticadas dele ou por incrementos em seus serviços mais tarde.

Existem também empresas que disponibilizam o aplicativo ou programa sem custo por um determinado período de tempo depois do qual o usuário precisará assiná-lo para continuar usando.

A premissa desse modelo de negócios, que se adequou muito bem ao mercado web, é a de que, depois de ter contato com o aplicativo ou programa e incorporá-lo à vida cotidiana, o usuário vai preferir pagar pelo serviço a perder o acesso a ele.

O free de freemium é, na verdade, uma estratégia de marketing para popularizar o produto, aumentar seu conhecimento entre usuários e diminuir a resistência em relação a ele.

Embora tenha se revertido em estrondoso sucesso para algumas startups, o modelo freemium não é ideal para qualquer empresa de tecnologia. Se você trabalha com esse nicho e considera a possibilidade de adotar o modelo freemium para tentar alavancar seus negócios, tenha em mente os seguintes pontos de avaliação para descobrir se a estratégia valerá a pena para você.

1. Seu produto cria hábitos?

A lógica é parecida com a do vício. Quem fuma sabe que ficar sem o cigarro lhe trará mal-estar e por isso aceita gastar dinheiro comprando maços. Da mesma maneira, se o seu produto é capaz de alterar a rotina e criar o hábito do uso, ficar sem ele causará desconforto suficiente para levar o cliente à compra.

Imagine se o Facebook, por exemplo, decidisse cobrar para que os usuários mantivessem seus perfis e redes sociais. Muitas pessoas se sentiriam praticamente obrigadas a adquirir o serviço.

2. A experiência do usuário é automática?

Além de oferecer uma experiência agradável, com navegação intuitiva e eficiente, seu software precisa fazer tudo isso de maneira automática. Se o seu produto exige atendimento individual e manual, o modelo freemium não é financeiramente viável para você.

Oferecer a experiência de graça para os usuários custaria mais do que você poderia recuperar mais tarde, com as assinaturas. Tampouco é ideal como estratégia, já que o freemium pretende provocar um acesso massivo, um aumento de escala grande em pouco tempo, algo que um negócio não automático não pode oferecer.

3. Você mira milhões de compradores?

O tópico anterior necessariamente deságua nesse assunto: qual é o fôlego da sua empresa e do produto que pretende disseminar? Se você imagina ter centenas ou mesmo milhares de clientes, esqueça o modelo freemium. Pesquisas mostram que, nos melhores casos, para cada 10 usuários freemium, apenas um se torna pagante. Há casos que a proporção é de 100 para 1 ou até mais.

Logo, você precisa atingir um volume de milhões de pessoas para que consiga converter em clientes um pequeno percentual deles. E mais, o processo é demorado: certifique-se de que você tem capital suficiente para sustentar a estratégia sem quebrar.

Com essas perguntas em mente, você acha que o modelo freemium se encaixa aos seus negócios? Não deixe de considerar as vantagens e os riscos da estratégia antes de adotá-la e compartilhe conosco a sua impressão sobre as dicas desse post!

Recomendados para você

Tudo o que você precisa saber sobre ecossistema de inovação ...
Pessoas trabalhando em computadores dentro de um escritório
Adote uma cultura transformadora por meio de uma fábrica digital ...
Pessoas em uma mesa de reunião olhando para a tela de um computador
Saiba quais são as vantagens de se investir em pesquisa e inovação ...