Inovações nas empresas: 4 mudanças que podem alavancar seus resultados

Leonardo Reis Vilela

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:00

Pessoas em reunião analisando dados em prancheta

A capacidade de surgir com soluções diferentes e implementá-las no dia a dia operacional é a prática que pode salvar as empresas de permanecer estagnadas e serem ultrapassadas por seus concorrentes.

Nesse sentido, a inovação é o maior recurso que as corporações têm para manterem-se atualizadas. Isso significa criar um ambiente inovador, capaz de aplicar soluções criativas no campo da tecnologia e no próprio cotidiano dos colaboradores.

Para poder fazer isso, é preciso saber sobre exemplos de inovação e entender como desfrutar de seus benefícios, e você pode encontrar isso aqui. Nesse artigo, iremos te contar sobre 4 inovações que podem alavancar os resultados da sua empresa. Acompanhe!

1 – Transformação digital

Pesquisas recentes comprovam: investimentos em inovação e tendências de TI aumentam a eficiência operacional e deixam clientes mais satisfeitos e fidelizados, influenciando diretamente a geração de receita. Nesse processo, ter um parceiro tecnológico com experiência e que conhece seu negócio é decisivo.

Para negócios inseridos no mercado financeiro, as possibilidades de transformação digital são muitas, entre as quais temos:

Abertura de conta digital

  • Otimização de login e cadastro para novos usuários
  • Serviços cognitivos para eliminar processos burocráticos
  • Exigências regulatórias 100% atendidas
  • Soluções disponíveis para plataformas web e mobile

Solução para controle de riscos

  • Risk Broker: plataforma de risco pré-trading líder de mercado
  • Administração de riscos da sua corretora ou de seu escritório
  • Consolidação do risco global em uma única ferramenta
  • Monitor de risco, resumo de informações e zeragem automática

Chatbots e mobile

  • Desenvolvimento de apps com escopo, UX, protótipo, testes, suporte
  • Funcionalidades prontas para agilizar a criação e reduzir custos
  • Chatbot para surpreender no atendimento ao cliente
  • Bots para cadastro, compra/venda de ações, dúvidas e muito mais

Plataforma de investimentos personalizada

  • Experiência única para ambientes web e mobile
  • Centralização de recomendações com relatórios e podcasts
  • Consulta em tempo real de patrimônio, negociação, entre outros
  • Investimentos diversificados: renda fixa e variável

2 – Tecnologia no gerenciamento da empresa

O uso de tecnologia é um dos principais aliados no processo de expansão e crescimento das organizações por meio da automatização e padronização de processos e documentos. Com o aumento das vendas, da quantidade de colaboradores e da complexidade dos processos, o antigo método de gerenciamento por planilhas tornou-se inviável. 

A necessidade de documentar informações é sim necessária, mas precisa ser feita de uma forma que tornem esses dados úteis e disponíveis. É muito comum a adoção de softwares que auxiliam diretamente nesse processo de crescimento, sem que você (como gestor ou colaborador) precise perder tempo criando planilhas e documentos cada vez mais complexos e difíceis de serem gerenciados, o que causa desgaste desnecessário e diminui muito a eficiência administrativa e operacional.

Um exemplo incrível de sistema que suporta as principais atividades de gestão das empresas é o software de gestão empresarial (ou ERP – Enterprise Resource Planning). Este tipo de sistema foi uma das muitas tecnologias que foram criadas para a indústria (como uma extensão dos sistema de planejamento de materiais, ou MRPs) e depois tornou-se padrão em praticamente qualquer corporação.

Com um sistema de ERP é possível automatizar e gerir os principais processos de controle financeiro, controle de estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas, emissão de boletos, criação de orçamentos e vários outros processos administrativo-operacionais.

3 – Inbound e marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo e Inbound Marketing são formas de alcançar os consumidores reconhecidas por sua efetividade. Na contramão do marketing de interrupção, ambas as formas são maneiras de divulgar produtos e serviços, chegando de forma mais efetiva até os consumidores.

Com o crescente número de oportunidades de negócio sendo criadas na internet e com a adoção massiva do uso da web em smartphones (que são os dispositivos eletrônicos que mais crescem em termos de tempo de uso) a presença das empresas nas redes tem se tornado imprescindível.

Hoje, grande parte dos negócios não são mais limitados por barreiras geográficas que antes mantinham a atuação restrita aos mercados locais. Por isso, é necessário criar estratégias para se diferenciar em um mercado tão competitivo.

O Marketing Digital, ainda mais para o mercado financeiro, é essencial como forma de agregar essas estratégias e auxiliar o empreendedor a aumentar suas vendas dentro do ambiente online.

Além disso, o marketing de conteúdo tem crescido no mercado como forma de atrair visitantes e aumentar os lucros da sua empresa. O processo ocorre, basicamente, através da postagem de textos em websites ou blogs com a criação de “iscas digitais”, a fim de conseguir leads com um conteúdo relevante para o público.

Com a elaboração e disponibilização de conteúdo relevante e a criação de uma verdadeira rede de links internos (que interligam conteúdos do seu domínio) e backlinks (links em outros sites que remetem ao seu website), a empresa cria autoridade na área de atuação.

Naturalmente, com o desenvolvimento da autoridade, vem a melhor classificação nos mecanismos de busca (engines como Google e Bing) e da sua audiência.

4 – Big Data e Analytics

O tempo no qual era preciso armazenar apenas os “dados essenciais” por limitação de espaço em disco nos computadores (PCs, servidores locais ou na internet) realmente está ficando para trás. Hoje, o armazenamento e a análise de dados em massa já é uma realidade na área de Big Data e seus 5 Vs fundamentais: velocidade, volume, variedade, veracidade e valor.

Analytics se refere à análise do conjunto de dados para o descobrimento de padrões, relações entre variáveis e tendências nos dados, com o intuito de dar direcionamento estratégico a negócios e operações das mais diversas.

Essas tecnologias parecem abstratas, mas já estão sendo utilizadas e estão disponíveis para qualquer empresa que tenha orçamento para alocar bons profissionais de TI em seu time de colaboradores. 

Da análise de dados massivos de um e-commerce global à análise dos microdados de uma empresa de energia, do menor sinal (como o clique de um botão) à finalização de uma operação, tudo pode estar conectado, e estas conexões podem ser encontradas por meio do uso de Big Data e Analytics.

Essas 4 inovações são exemplos para te inspirar a trazer o pensamento inovador para sua empresa, e diferenciá-la dos concorrentes. Se quiser continuar por dentro dos assuntos do mundo corporativo, especialmente no que tange às finanças, acesse o blog de Cedro e confira!

Recomendados para você

Imagem de funil agrupando dados e enviando para computador
Como utilizar Big Data na fidelização de clientes ...
Pessoa usando um celular e vários bitcoins saindo dele
API cotação Bitcoin e criptomoedas ...
Pessoa utilizando computador em sala de escritório
Você já ouviu falar em Computação Quântica? ...