Histórias de Usuário vs Casos de uso: Prós e contras para o desenvolvimento ágil

Rogério Marques

22 outubro 2018 - 14:52 | Atualizado em 12 abril 2023 - 19:08

Pessoas trabalhando no computador

É um debate que tem sido travado no mundo do desenvolvimento ágil por anos: histórias de usuários versus casos de uso. Eles são a mesma coisa? Se não são, qual é melhor? Qual é necessário? Você deve usar um ou ambos?

Imagem de depois papeis ilustrando prototipação de uma tela de login

Como descrito em um post de 2012 da Boost New Media, o consenso geral é que as Histórias de Usuário (User Stories) e os Casos de Uso (Use Cases) não são a mesma coisa. Eles podem chegar ao mesmo resultado, mas fazem isto de maneiras muito diferentes.

Histórias de Usuários

Uma História de Usuário pode ser definida como uma breve descrição do que o usuário fará quando acessar seu site ou usar seu software. No post do blog Dice, é definido como um cenário conceitual ou de alto nível. O exemplo usado é que um usuário precisa salvar um relatório em dois formatos diferentes. Enquanto os formatos são diferentes, o cenário é o mesmo.

O The Use Case Blog afirma que as Histórias de Usuário geralmente começam da mesma forma que os Casos de Uso, em que cada uma descreve uma maneira de usar o sistema, está centrada em uma meta, é escrita da perspectiva de um usuário, usa a linguagem natural do negócio, e por si só, não conta toda a história.

Prós: De acordo com o Future of CIO, é um processo informal que deve começar com uma frase simples.

Ilustração de post-it com os dizeres Quem, O quê e Por quê?Ilustração de post-it com os dizeres Quem, O quê e Por quê?

“Como um (função do usuário), eu quero ser capaz de (função do sistema), de modo que (objetivo) possa ser alcançado. “

Ao declarar esta sentença, a História de Usuário se torna o ponto de partida pelo qual os Casos de Uso podem ser derivados. As Histórias de Usuário são especialmente úteis para aqueles que desejam agilidade para agregar valor de forma mais rápida e em iterações menores, explica o The Use Case Blog. No entanto, uma História de Usuário não precisa ser simples. De acordo com o Future of CIO, usando Histórias de Usuário de alto nível, elas podem criar sessões de planejamento mais produtivas e uma maneira versátil de adicionar funções de última hora ao projeto.

Contras: Um dos contras de usar Histórias de Usuário é que eles muitas vezes deixam de fora muitos detalhes, contando em vez disso com o método de conversação de retransmitir detalhes e tempo de desenvolvimento para o cliente. Isso pode ser demorado, já que essa documentação não é completa como os Casos de Uso, mas depende da colaboração que pode ou não estar presente.

Casos de Uso

Então, o que é um Caso de Uso? É um conjunto de interações entre um sistema e um ou mais atores, com atores podendo ser pessoas, outros sistemas ou ambos. É uma especificação completa de todos os cenários possíveis; é uma maneira de capturar o fluxo do processo ou as etapas envolvidas na geração de um relatório e os resultados esperados ou alternativas. É um requisito funcional que descreve não apenas um comportamento, mas como esse comportamento pode ser alcançado.

Prós: Os Casos de Uso saíram de moda em detrimento de conceitos formalizados. Alguns dos conceitos que eles fornecem incluem a identificação de atores e a capacidade de dividir o problema em subdomínios. Além disso, há momentos em que a pesquisa inicial necessária para Use Cases é benéfica para o projeto e deve ser realizada.

Contras: Os Casos de Uso destinam-se a fornecer um modelo formalizado do projeto, o que muitas vezes acaba deixando pouco espaço para negociação ou acréscimos ao projeto. Além disso o Caso de uso pode ser um pouco complicados e não é um formato geralmente agradável para usuários finais ou pessoas da área de negócios.

Histórias de Usuário, Casos de Uso ou ambos?

Se o seu projeto exige uma História de Usuário, Caso de Uso ou ambos, depende do projeto, da colaboração disponível, do nível de formalidade e da pesquisa inicial exigida. Alguns obtém sucesso utilizando um modelo híbrido, como uma História de Usuário altamente detalhada, enquanto outros consideram a História do Usuário como um importante ponto de partida para o Caso de Uso mais detalhado.

Nesta escolha, tudo depende de quem vai ter acesso ao documento. Caso seja somente a equipe técnica, o Caso de Uso se torna a melhor escolha, trazendo mais detalhes sobre a especificação. Mas se o destinatário do documento for o usuário final, a História de Usuário se torna mais acessível, já que traz uma linguagem mais simples e direta.

Tradução livre do inglês e adaptação do artigo User Stories vs. Use Cases: Pros and Cons for Agile Development.

Recomendados para você

Imagem em preto e branco exibindo homem utilizando máscara de proteção
Como o corona vírus podem afetar o financiamento de startups? ...
Pessoas tendo reunião em escritório
8 habilidades de gerenciamento de projetos em alta ...
Gravura de figura humana num emaranhado de dados
O que é Face Match e como implementá-lo no seu processo de identificação ...