GAFI: O que é e como ele atua no mercado financeiro

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Você sabia que o GAFI é uma organização considerada o foro de maior relevância em discussões internacionais sobre lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo? E que elabora políticas nacionais e internacionais para combater essas práticas?

Este artigo irá explicar o que é essa entidade e como ela atua. Vale a pena conferir!

O que é o GAFI

O Grupo de Ação Financeira contra a Lavagem de Dinheiro e o Financiamento do Terrorismo, ou simplesmente GAFI, é uma organização intergovernamental. O seu intuito é combater a lavagem de dinheiro, o financiamento do terrorismo e a proliferação de armas de destruição em massa.

Fundado em 1989, o objetivo dele é desenvolver e promover políticas e normas internacionais para combater as atividades financeiras suspeitas. Fomentar a cooperação dos países na luta contra esses problemas também é uma atribuição dessa instituição.

Por que ele é importante?

Essa organização é extremamente importante porque a lavagem de dinheiro permite que criminosos e terroristas obtenham dinheiro de fontes ilegais e o usem para financiar suas práticas ilícitas. Além disso, a proliferação de armas de destruição em massa representa uma ameaça à segurança global.

O GAFI promove normas internacionais e avalia a conformidade dos países com elas. Graças a esse trabalho, e os esforços conjuntos para combater atividades suspeitas, várias nações estão cada vez mais preparadas para contribuir com um mundo seguro.

Sobre o funcionamento do GAFI

Há reuniões com as nações participantes três vezes ao ano. A atividade de junho é feita no país que ocupa a Presidência da organização. Já os encontros realizados em fevereiro e outubro geralmente são realizados em Paris, na sede da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, a OCDE.

Em cada uma dessas reuniões, o GAFI veicula dois comunicados públicos. Neles, apresenta fragilidades em medidas de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo.

O plenário da instituição é o único responsável por tomar decisões e pode criar grupos de trabalho para apoiar as atividades do grupo. O trabalho é executado por meio de grupos temáticos.

Participação brasileira no GAFI

A delegação brasileira do GAFI é liderada pelo Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o COAF. Ela conta também com o apoio da Superintendência de Seguros Privados, a Susep, além de outros reguladores financeiros e órgãos governamentais que se preocupam com o tema.

Como o GAFI atua no combate às atividades suspeitas?

O GAFI atua de várias maneiras. Uma delas é através do desenvolvimento e promoção de políticas e normas internacionais. Para isso, já elaborou uma série de recomendações que visam prevenir a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo.

Essas orientações são amplamente utilizadas por governos em todo o mundo. O GAFI realiza avaliações deles para avaliar o grau de conformidade com as diretrizes que sinalizou. Além disso, os ajuda a identificar as áreas em que precisam melhorar.

O trabalho do GAFI é desenvolvido em estreita colaboração com outras organizações internacionais, como a ONU e o FMI, para coordenar esforços nesta difícil tarefa.

Quais são as 40 recomendações do GAFI?

As 40 Recomendações do GAFI são um conjunto completo de normas internacionais que estipulam os padrões para prevenir, detectar e combater de forma eficaz atividades ilícitas.

Elas foram inicialmente criadas em 1990 como uma resposta à necessidade de unificar e fortalecer os esforços internacionais contra a lavagem de dinheiro. 

Posteriormente, foram ampliadas para abranger o financiamento do terrorismo e outras ameaças financeiras, acompanhando a evolução dos desafios globais.

As recomendações abrangem uma ampla gama de áreas ligadas aos objetivos que o GAFI combate. É o caso de orientações sobre a adoção de leis apropriadas, o estabelecimento de medidas de due diligence e vigilância nas instituições financeiras e a promoção da cooperação internacional.

As principais áreas cobertas incluem:

  1. Políticas e coordenação nacional: buscam garantir que os países tenham políticas e estruturas de coordenação adequadas para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo;
  2. Identificação e verificação do cliente: estabelecem requisitos para serem aplicados pelas instituições financeiras a fim de prevenir o uso do sistema financeiro por criminosos;
  3. Relatórios de transações suspeitas: exigem que as instituições financeiras relatem transações suspeitas às autoridades competentes e cooperem ativamente em investigações relacionadas;
  4. Cooperação internacional: promove a colaboração entre países para combater a lavagem de dinheiro e o financiamento do terrorismo, incluindo o intercâmbio de informações e assistência jurídica mútua;
  5. Supervisão e conformidade: estabelecem diretrizes para a supervisão efetiva das instituições financeiras e a avaliação da conformidade com as normas.

Ao seguir essas recomendações, as instituições podem ajudar a proteger a economia global e a segurança nacional combatendo atividades financeiras suspeitas.

Conclusão

O trabalho do GAFI é extremamente importante para a segurança e a economia global.

Ele atua no combate de atividades suspeitas através do desenvolvimento e promoção de políticas e normas internacionais, avaliando a conformidade dos países com essas normas e promovendo a cooperação entre todos.

Para as instituições financeiras, seguir as recomendações do GAFI não é apenas uma obrigação legal, mas também uma forma de proteger sua reputação e manter a confiança dos clientes.

A implementação de medidas eficazes de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo pode ajudar a evitar sanções e multas, além de contribuir para a estabilidade do sistema financeiro global.

Quer conhecer melhor as principais e mais recentes tendências do compliance? Continue lendo nosso blog!

Recomendados para você

Homem segurando cartão utilizando computador com tela exibindo códigos
Combate à Fraude: como o Data Engine pode ajudar a proteger sua empresa? ...
Logo do Ibama
API IBAMA, autuações e embargos c/ Data Engine ...
Compliance em empresas de meios de pagamento ...