Exemplos de inteligência artificial e suas aplicações

Leonardo Reis Vilela

30 dezembro 2019 - 11:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Imagem projetada de cérebro humano com símbolo de rede ao seu redor

A inteligência artificial (IA) é um dos principais elementos propulsores da transformação digital que os diversos setores da economia. Com as mudanças da sociedade, essas tecnologias têm possui diversas aplicações e já aparecem em com frequência no nosso cotidiano. Neste artigo, vamos mostrar os principais exemplos de inteligência artificial. Confira!

Big Data 

Big Data permite a possibilidade de atrelar informações de diferentes fontes para extrair informações rápidas e precisas, gerando análises para identificar padrões, encontrar tendências e produzir insights.

Essas informações chegam desestruturadas e não fazem muito sentido, numa visão superficial. E sem inteligência artificial, a extração de dados pode ser demorado e, até mesmo, gerar resultados negativos.

IA auxilia a extrair insights de Big Data, identificando padrões mais rapidamente do que a análise de humanos. Acelerar esse processo é fundamental com conhecer o cliente, o mercado e garantir vantagens frente a concorrência.

Internet das Coisas (IoT) 

O termo IoT (sigla em inglês de Internet of Things) é utilizado para definir objetos inteligentes que estão conectados à internet, facilitando tarefas cotidianas, oferecendo mais funcionalidades para dispositivos tradicionais e gerando dados.

SmartTVs, eletrodomésticos, câmeras, telefones, sistemas de segurança… Todos esses dispositivos utilizam inteligência artificial para oferecer mais recursos, entendendo as preferências do usuário e operando diversas funções extras, assim como consultar ou ligar o dispositivo a distância utilizando uma conexão com a internet.

Mecanismos de busca 

Os mecanismos de busca são fundamentais para encontrar informações rapidamente na internet. E cada dia mais lançam mão da inteligência artificial para oferecer melhores resultados. A indexação de páginas, os critérios de ranqueamento, a previsão de pesquisa (autocompletar do Google) e até mesmo a integração com assistentes virtuais para pesquisas por voz também utiliza IA.

Redes sociais 

Nas redes sociais, a inteligência artificial também está presente. Empresas como´Twitter, Facebook e YouTube utilizam essa tecnologia para aprimorar o entendimento dos comportamentos do usuário e determinar o conteúdo que aparece no seu feed de notícias com base nos seus interesses. Também faz o reconhecimento dos conteúdos multimídia publicados. Informações de fotos e vídeos são extraídas para entender o que está sendo exibido e identificar o usuário nas imagens.

Plataformas de streaming 

A inteligência artificial também está muito presente por trás do funcionamento das plataformas de streaming. Para entender mais sobre as preferências dos usuários, IA aprende com o conteúdo que é consumido e gera recomendações e uma seleção personalizada na página inicial para facilitar o consumo. Netflix, Amazon Prime Video, Spotify, Deezer e muito outros funcionam dessa maneira.

Chatbot 

Um chatbot é uma ferramenta que atua como um atendente para entender e apresentar soluções para as demandas do usuário via chat. Com a inteligência artificial, esse programa pode utilizar linguagem natural para interagir e realizar diversas funções tanto no atendimento ao cliente, como no suporte aos colaboradores do seu negócio.

Diversos setores podem utilizar essa ferramenta como turismo, educação, saúde, cobrança, concessionárias, RH e muito mais.

Conheça o plataforma de atendimento omnichannel e inteligência artificial PEOPLE 

Para facilitar a aplicação de inteligência artificial nos processos das empresas, a Cedro Technologies desenvolveu a plataforma de atendimento omnichannel e de chatbots inteligentes PEOPLE. Com essa ferramenta, sua empresa pode aplicar tecnologias avançadas na comunicação com seu cliente (externo e interno).

Sem a necessidade de conhecimento técnico, qualquer usuário pode desenvolver e treinar um chatbot inteligente, identificando intenções dos usuários e oferecendo respostas personalizadas para essas demandas. Além disso, é possível integrar a diversos canais de comunicação, como WhatsApp (através da WhatsApp Business API), Telegram, Facebook Messenger, Skype, site da própria empresa e muito mais.

Quer experimentar a plataforma? Com o PEOPLE, você tem acesso a uma série de funcionalidades gratuitas para começar a utilizar seu chatbot. Crie sua conta grátis agora mesmo!

Recomendados para você

Pessoas em escritório analisando dados em tablet
Como atribuir valor ao seu negócio na era da transformação digital ...
Levantamento de requisitos
Levantamento de requisitos: como manter o foco no que importa? ...
Pessoa interagindo com tablet exibindo tela de Digital Disruption
Transformação digital: tudo o que você sempre quis saber sobre o assunto ...