O que faz um PO (Product Owner)?

Leonardo Reis Vilela

26 novembro 2019 - 11:57 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Homem de terno utilizando um tablet e tomando café

Você já deve saber que, com um ano de intensas transformações, a Cedro Technologies passou a utilizar a metodologia ágil Scrum em projetos e equipes internas. Com isso, muitos termos passaram a fazer parte da nossa rotina de trabalho, mesmo para times que não são de desenvolvimento de software. Product Owner, ou PO, é um deles. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esta nova função. Confira!

Product Owner pode ser traduzido diretamente como Dono do Produto. Essa é a posição do profissional que é responsável por definir as prioridades e direcionamentos de um projeto ou produto, acompanhando o processo e garantindo entregas finais de qualidade.  

Em contato constante com o Scrum Master, o PO deve priorizar o backlog do produto, definindo o que deve ser entregue a cada sprint. Além disso, deve fazer a ponte entre os clientes e a squad, tanto para entender as demandas como para definir a capacidade de entregas.

Seu trabalho é composto principalmente por planejamento e comunicação. Entre suas principais atribuições, estão:

Construir o backlog do produto

O PO têm a responsabilidade de manter o backlog do time, definindo o que deve ser construído e aprimorado. Novas funcionalidades, erros encontrados (bugs) e melhorias são listados. Ele é quem deve priorizar cada item, considerando o valor para o usuário, o tempo de desenvolvimento da equipe e outros fatores envolvidos. Todos os itens devem ser detalhados com estórias para orientar a equipe e definir em conjunto com o time o que entrará no planejamento da sprint. 

Planejamento de Sprints

Com a elaboração do backlog do produto, o planejamento da sprint também deve ser feito pelo PO. Este profissional deve revisar e definir as prioridades antes da reunião de planejamento. Deve também oferecer a maior quantidade de informações sobre o item e negociar com o time o que deve e pode ser realizado durante a sprint. 

Review de Sprints

Com a finalização da sprint, o PO deve acompanhar a review, para entender como a equipe desenvolveu cada um dos itens levantados no planejamento e como é feita a sua aplicação. Assim, saberá o que foi finalizado com sucesso, o que ainda precisa ser testado, o que não foi possível concluir, entre outros aspectos. Essas informações são importantes para o planejamento da sprint seguinte.

Em suma, a função do Product Owner é vital para buscar que o produto atenda às expectativas do cliente, garantindo entregas constantes através do modelo ágil Scrum e aproveitar melhor as habilidades do time para direcionar as entregas.

Recomendados para você

Pessoas em mesa de escritório discutindo projetos
Bancos enfrentam concorrência das fintechs pelas PMEs ...
Pessoas em uma mesa de reunião olhando para a tela de um computador
Saiba quais são as vantagens de se investir em pesquisa e inovação ...
Pessoas em sala de escritório utilizando computador
Cursos para turbinar o currículo do desenvolvedor ...