O que faz um PO (Product Owner)?

Leonardo Reis Vilela

26 novembro 2019 - 11:57 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:29

Homem de terno utilizando um tablet e tomando café

Você já deve saber que, com um ano de intensas transformações, a Cedro Technologies passou a utilizar a metodologia ágil Scrum em projetos e equipes internas. Com isso, muitos termos passaram a fazer parte da nossa rotina de trabalho, mesmo para times que não são de desenvolvimento de software. Product Owner, ou PO, é um deles. Neste artigo, vamos explicar um pouco mais sobre esta nova função. Confira!

Product Owner pode ser traduzido diretamente como Dono do Produto. Essa é a posição do profissional que é responsável por definir as prioridades e direcionamentos de um projeto ou produto, acompanhando o processo e garantindo entregas finais de qualidade.  

Em contato constante com o Scrum Master, o PO deve priorizar o backlog do produto, definindo o que deve ser entregue a cada sprint. Além disso, deve fazer a ponte entre os clientes e a squad, tanto para entender as demandas como para definir a capacidade de entregas.

Seu trabalho é composto principalmente por planejamento e comunicação. Entre suas principais atribuições, estão:

Construir o backlog do produto

O PO têm a responsabilidade de manter o backlog do time, definindo o que deve ser construído e aprimorado. Novas funcionalidades, erros encontrados (bugs) e melhorias são listados. Ele é quem deve priorizar cada item, considerando o valor para o usuário, o tempo de desenvolvimento da equipe e outros fatores envolvidos. Todos os itens devem ser detalhados com estórias para orientar a equipe e definir em conjunto com o time o que entrará no planejamento da sprint. 

Planejamento de Sprints

Com a elaboração do backlog do produto, o planejamento da sprint também deve ser feito pelo PO. Este profissional deve revisar e definir as prioridades antes da reunião de planejamento. Deve também oferecer a maior quantidade de informações sobre o item e negociar com o time o que deve e pode ser realizado durante a sprint. 

Review de Sprints

Com a finalização da sprint, o PO deve acompanhar a review, para entender como a equipe desenvolveu cada um dos itens levantados no planejamento e como é feita a sua aplicação. Assim, saberá o que foi finalizado com sucesso, o que ainda precisa ser testado, o que não foi possível concluir, entre outros aspectos. Essas informações são importantes para o planejamento da sprint seguinte.

Em suma, a função do Product Owner é vital para buscar que o produto atenda às expectativas do cliente, garantindo entregas constantes através do modelo ágil Scrum e aproveitar melhor as habilidades do time para direcionar as entregas.

Recomendados para você

pessoas vestidas de modo formal analisando informações em um tablet
3 cases de Transformação Digital com parceiros da Cedro ...
Mulher com dor de cabeça em frente a computador com lanches em cima da mesa
Tecnologia na saúde e como chatbots ajudam nesse cenário. ...
Imagem de um bitcoin sobre uma placa mãe de computador
Como o sistema bancário mudou diante da transformação digital? ...