Dados escassos ou imprecisos geram custos e perdas financeiras

Vitor Precioso

22 novembro 2018 - 08:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Bloco de anotações e folha com gráfico

No processo de transformação digital, a qualidade das informações que seu negócio armazena e utiliza para análises é fundamental para o crescimento do seu negócio. Dados escassos ou imprecisos comprometem diversos aspectos dos seus planos e podem gerar grandes prejuízos.

Há muitas maneiras de erros comprometerem o recebimento e gerenciamento de dados de clientes. O principal é erro humano. Quando um cliente está preenchendo os campos de um formulário do site de sua empresa, por exemplo, ele pode ter sido descuidado e digitado um sobrenome errado, uma palavra, algum número, fornecido um endereço antigo ou um telefone inexistente. Quando esses erros são adicionados ao seu sistema, pode demorar muito até serem encontrados e corrigidos. Dados incompletos ou incorretos comprometem  a longo prazo.

Impactos negativos causados por dados escassos ou imprecisos

Dados de má qualidade, sejam incorretos ou incompletos, podem comprometer diversos aspectos do seu negócio. As equipes de atendimento, vendas e marketing da sua empresa, por exemplo, dependem de dados atualizados e corretos para otimizarem seus processos. Se as informações estão incorretas, suas estratégias podem estar sendo desperdiçadas. Entenda alguns pontos importantes que podem ser comprometidos.

Perda de receita

Problemas nos seus dados podem levar a perda de receita de diversas maneiras – campanhas que falham em converter vendas porque não conseguem contatar clientes, por exemplo.

No ramo de seguros, informações incorretas de propriedade podem levar a cobranças muito abaixo pois pode estimar erroneamente a localização e desconsiderar critérios que aumentariam o valor arrecadado.

Existe um ditado popular que diz que tempo é dinheiro. Se dados de má qualidade estão atrapalhando vários processos, fazendo que sua equipe perca tempo com o retrabalho, seu negócio está perdendo arrecadação.

Quebra de confiança

Quando há dúvidas sobre a qualidade dos dados que seu negócio armazena, rapidamente a confiança começa a ser minada. Isso pode provocar um obstáculo para o crescimento da empresa, a empolgação por mais investimentos começa a diminuir e há desconfiança sobre novas iniciativas que se baseiam nos mesmos dados.

Oportunidades perdidas

Segundo o Relatório de Benchmark de Gerenciamento Global de Dados 2018, feito pela Experian Data Quality, 89% dos CEOs americanos acreditam que dados imprecisos prejudicam uma boa experiência do cliente. Outra pesquisa, feita pela KPMG, mostra que 94% dos CEOs têm receio sobre a qualidade dos dados armazenados pelas suas instituições utilizados para a tomada de decisões.

Quando seus concorrentes conseguem garantir a qualidade dos dados utilizados, conseguem analisar e extrair mais insights, chegando a conclusões que você e sua equipe ainda nem sonham. Isso pode ser o diferencial para o desenvolvimento de um novo produto ou fechar um contrato com um grande cliente.

Reputação manchada

Se os dados do seu cliente são registrados de maneira errada ou má intencionada por alguém, sua empresa pode sofrer alguma exposição pública com uma abordagem negativa da sua marca. Por exemplo: já vimos muitas situações envolvendo faturas que chegam ao cliente com algum termo ofensivo, o que pode levar a processos e exposição negativa na mídia.

Dados de boa qualidade trazem uma série de benefícios para sua empresa

  • Facilitam o processo de tomada de decisão;
  • Diminuem os custos;
  • Reduzem o tempo para correção de informações incorretas;
  • Aumentam a confiança na marca;
  • Tornam as análises mais certeiras;
  • Melhoram a produtividade;
  • Conquistam a satisfação dos clientes.

Como resolver esse problema?

Para melhorar a qualidade do seus dados, um conjunto de ações devem ser tomadas. O mais importante é: seja proativo no seu processo para melhorar a qualidade de dados. Não seja reativo, buscando respostas apenas quando se depara com algum problema. Confira algumas dicas:

Invista em validação de dados

É importante confirmar se todos os dados informados pelo cliente estão corretos. Por isso, o processo de validação de dados é importante para evitar armazenar informações incorretas. É possível fazer esse processo manualmente, com sua equipe consultando fontes de Big Data para verificar os campos preenchidos. Isso pode tomar tempo, mas é um processo necessário.

No entanto, é possível automatizar esse processo a partir de determinadas ferramentas. Assim, você já recebe informações já validadas ou não. Poupa tempo da sua equipe e centraliza todo o processo para dar mais agilidade nas suas respostas aos clientes.

Acessar fontes de Big Data também torna possível extrair insights de outros dados, que não estão diretamente relacionados à sua área de atuação.

Integre suas APIs

Para garantir dados mais atualizados e para facilitar suas consultas, integre suas APIs e ferramentas para centralizar seu acesso aos dados armazenados pelos seu negócio. Isso otimiza o trabalho, evita duplicidades, facilita a consulta e deixa as informações mais atualizadas.

Tenha uma equipe (ou colaborador) responsável pela análise de dados

Para que você consiga extrair o máximo dos seus dados, é importante que uma equipe ou profissional trabalhe constantemente com seus bancos de dados, integrações e acessos a outras fontes. Assim, seu negócio poderá saber seus pontos fortes e fracos e o que fazer para melhorar. No cotidiano, será possível definir e impor os padrões de qualidade para o recebimento de dados. Também irão trabalhar continuamente para para otimizar sua análise de dados, além de encontrar e eliminar os processos que criarem erros nos seus dados.

Recomendados para você

Imagem de um prédio da receita federal brasileira
API Consulta CPF na Receita/RFB ...
Imagem de mão clicando em celular conectado a diversos ícones de atividades diárias
Internet das Coisas: o que você precisa saber ...
Homem clicando em ícone de "Open Sourcing" com uma série de outros ícones ao lado
Contextos e previsões sobre o futuro do código aberto ...