Criptomoedas: veja como investir sem medo

Bruno Zago

17 fevereiro 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoa utilizando mouse com projeções e gráficos sobre ela

As criptomoedas surgiram em meados de 2008 quando o mercado norte-americano estava se recuperando da pior crise econômica desde a Grande Depressão. A partir daí já ouvimos falar de diversas criptos, sendo as mais conhecidas: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Ripple (XRP), Polkadot (DOT), Cardano (ADA) e Tether (USDT). 

Mesmo que uma década tenha se passado desde a criação das criptomoedas, ainda é comum encontrarmos pessoas inseguras sobre como investir nesses ativos. Principalmente, sobre quais cuidados tomar na hora de fazer a escolha.  

Você sabe como investir em criptomoedas? Se a resposta for não, não se preocupe! O post de hoje foi escrito para esclarecer tudo que é preciso para você começar os seus investimentos de forma prática e segura.

Confira!       

Como investir em criptomoedas

As criptomoedas nada mais são do que moedas no formato digital. Isso significa que só podem ser acessadas com as chaves de cada usuário e que as operações de compra e venda só são realizadas por meio da internet.

Atualmente, existem muitas formas de se investir nas moedas digitais. As principais são: comprar cotas de fundos de criptomoedas, negociá-las diretamente com uma operadora especializada e fazer a mineração.

A primeira alternativa (adquirir cotas de fundos) é considerada a mais prática porque o fundo possui profissionais especializados em analisar criptos, e selecionar as moedas com maior potencial de ganho.

Entretanto, se o investidor quer ter autoridade para movimentar seus próprios investimentos, o ideal é que faça uma conta em uma operadora especializada e negocie os ativos pessoalmente.

Como a mineração representa a criação de novas unidades de moedas digitais e requer conhecimento para resolver equações matemáticas altamente complexas, não é considerada a opção mais prática para os investidores iniciantes.   

 

Como avaliar em qual moeda investir

De acordo com a CoinMarketCap, consultoria especializada em criptomoedas, existem mais de 4 mil moedas digitais diferentes em circulação. No entanto, é importante dizer que nem todos esses ativos possuem valor de compra ou são interessantes.

Para o investidor não correr o risco de fazer uma aquisição errada, ele precisa saber avaliar a qualidade das criptos que realmente são interessantes. E, nesse caso, deve considerar os seguintes pontos:

1- Proposta da moeda

Cada moeda digital surge de um projeto que pode (ou não) se tornar realidade. O Bitcoin tem como proposta funcionar como uma moeda descentralizada, sem uma instituição financeira. A Aave (AAVE), por outro lado, quer introduzir o conceito de empréstimos no mundo das criptos com taxas menores do que o sistema financeiro tradicional. 

Existem projetos para todos os tipos de mercado. Assim sendo, o ideal é que o investidor sempre leia a proposta dos ativos para analisar se a ideia da cripto é realmente promissora.

2- Roadmap

Antes mesmo de uma criptomoeda ser criada, a equipe de desenvolvimento precisa ter um planejamento estratégico para certificar que o projeto será colocado em prática e que continuará ganhando o mercado. 

Chamamos esse planejamento de projeto de Roadmap, e ele também precisa ser considerado durante a análise do investidor porque mostra se a cripto realmente tem potencial de crescimento e se vale a pena a aplicação. 

3- Open source

O open source está relacionado ao acesso do código-fonte. Ou seja, capacidade das pessoas acessarem o cripto ativo. 

Esse ponto também precisa ser levado em consideração durante a análise de qualquer perfil de investidor porque mostra se a criptomoeda pode se tornar popular em algum momento. E, assim, alcançar maior valorização.  

4- Equipe de desenvolvedores

Os desenvolvedores são responsáveis pela criação da criptomoeda, monitoramento e elaboração do planejamento do projeto. Se o investidor escolhe um ativo com uma equipe despreparada, que garantia vai ter que as ideias serão tiradas do papel e a cripto continuará ganhando mercado? 

Analisar a equipe é importante para certificar a continuidade da proposta. Mas também para trazer tranquilidade e segurança para o patrimônio do investidor. 

5- Valor de mercado

O mercado de criptos possui alta volatilidade, por isso analisar o valor de mercado é uma dica importante para investir em moedas mais conhecidas e, por vezes, mais seguras.

As criptomoedas com maior valor de mercado geralmente são aquelas que possuem mais dinheiro investido. É a única coisa que precisa ser avaliada? Não!  Mas uma cripto com boa capitalização é um indicador que pode ajudar a evitar a perda total do patrimônio aplicado. 

Quais são os cuidados para investir  

Agora que já explicamos como investir e avaliar uma criptomoeda, veja quais são os cuidados necessários na hora de fazer os investimentos: 

1- Escolha uma operadora confiável

Quando você compra criptomoedas você recebe um código pessoal para poder fazer as transações. Para não cair em nenhum golpe e perder o dinheiro, escolha uma operadora séria e confiável, e que seja capaz de garantir a segurança da sua carteira. 

2- Não tenha pressa

Às vezes, em um momento de baixa ou desespero do mercado, o investidor pode comprar ou vender na emoção. E isso não é um bom comportamento. Respirar fundo na hora de fazer as operações pode ajudá-lo a tomar decisões mais sábias, bem como impedir a compra de ativos acima do valor justo.   

3- Diversifique

A diversificação é outro cuidado que precisa ser tomado na hora de investir em criptomoedas. Colocar todo o patrimônio em um único ativo é ficar exposto e desprovido de defesa. Se você quer dormir tranquilo e resguardar seus investimentos, escolha produtos diferentes e de outros setores para deixar a carteira mais sortida. 

4- Busque conhecimento

O mercado das criptomoedas é promissor e pode ser bastante lucrativo, mas o investidor só consegue ter ganhos realmente expressivos se buscar conhecimento. Não dá para depender unicamente da sorte para ganhar dinheiro, concorda? Procurar cursos sobre carteiras e legislação pode ajudar (e muito) a ter um melhor desempenho. 

Já se sente preparado para começar a investir em criptomoedas?

Se gostou desse conteúdo, continue lendo o nosso blog para se manter atualizado sobre o mundo dos investimentos e tecnologia. 

Recomendados para você

Pessoa em frente a computador utilizando celular com tela exibindo dados
O que é roteamento de ordens na bolsa de valores e quais os tipos ...
Telas exibindo dados Fast Trade
Tape Reading na Nova Futura Investimentos ...
Diferença do nível de profundidade de dados da API de Market Data da B3 ...