Aprenda a investir: Ganhe 100 mil para treinar na B3

Rodrigo Santos

20 janeiro 2018 - 15:53 | Atualizado em 13 julho 2023 - 15:53

trader operando na bolsa ao aprender a investir

No que tange investimentos, já pensou em sair da teoria e começar a investir na prática? A plataforma Fast Trade te dá a oportunidade de aplicar seus conhecimentos sobre o mercado de ações sem precisar gastar nada com isso!

Dentro do Fast Trade, você terá cem mil reais fictícios para aplicar seus conhecimentos sobre ações, ao mesmo tempo em que começa a entender os movimentos do mercado e iniciar o caminho para aumentar seu patrimônio.

Para ter acesso ao valor, cadastre-se na plataforma e comece a investir. Se quiser saber mais sobre o Fast Trade, além de obter dicas de como começar seus investimentos, acompanhe o texto a seguir!

O que é o Fast Trade?

Preciso, seguro, e próprio para negócios, o Fast trade é uma plataforma de negociação de ações equipada com muitos recursos avançados. Nela, é possível traçar gráficos das operações, estudar tendências do mercado e entender melhor os efeitos provocados pelas grandes negociações.

Além de fornecer agilidade, a ferramenta conta com um sistema integrado de segurança, proporcionando proteção para qualquer dado financeiro e/ou de negócios que possa ser inserido no site.

Utilizar o Fast Trade significa possuir as ferramentas para analisar o mercado de maneira fidedigna, entender as especulações financeiras, e diferenciar os ruídos das oportunidades, possibilitando o investimento de maneira mais assertiva e, consequentemente, mais rentável.

Como começar a investir?

O benefício dos cem mil reais fictícios oferecidos pelo Fast Trade é uma oportunidade imensa de aprendizado. No entanto, se você quiser realmente absorver o que precisa para estar pronto para enfrentar as variações do mercado, acompanhe nossas dicas de como dar início aos seus aportes e a melhorar suas simulações.

Fique por dentro do mercado de ações

Não existe fórmula exata para o sucesso, mas existe para o fracasso, que é chamada de estagnação informacional. Estar atrasado em relação às grandes negociações, aos preços das ações ou eventos que impactam o mercado é um ótimo jeito de aumentar as chances de perder dinheiro na compra e venda de ações.

Visando mitigar a limitação informacional, estar diariamente a canais de notícias confiáveis é uma ótima prática. Veículos como UOL Economia e InfoMoney são ótimos para obter notícias recorrentes sobre o cenário das ações no Brasil.

Para obter conhecimento sobre negócios no geral, a Harvard Business Review é que há de mais fresco e consistente no que tange insights e aprendizados do mundo corporativo.

Entenda seu perfil investidor

Antes de sair por aí investindo em qualquer empresa, é preciso criar um planejamento financeiro próprio. Isso envolve entender que a sua personalidade tem impacto na sua expectativa de retorno, assim como no seu comportamento enquanto investidor.

Em seu livro “Psicologia Financeira”, o autor Morgan Housel coloca dois aspectos como fundamentais no rumo dos investimentos, sendo eles o tempo e a questão psicológica. Isso porque o como você lida com as emoções diz muito sobre como você lida com dinheiro.

Nesse sentido, a carteira de investimentos de uma pessoa com caráter conservador, que pretende se arriscar menos, será diferente de alguém com uma visão de mais risco, que talvez vá preferir se aventurar de maneira mais intensa pelo mercado de venture capital.

Atualize-se sobre como investir

Já falamos sobre a estagnação informacional, isto é, a falta de atualização que o indivíduo pode vir a sofrer em relação ao mercado. No entanto, existe outro erro bastante grave que pode ser cometido, e este é o de deixar de aprender.

Muitos investidores acham que por já terem experiência, não devem mais buscar formações na área, e que o conhecimento que possuem já lhes basta para terem sucesso.

Num mercado tão dinâmico e competitivo, sabemos que isto não é verdade. Na prática, aqueles que param no tempo, acabam por reduzir, junto com seu conhecimento, seus lucros.

Para evitar a problemática, recomendamos a execução de cursos atualizados sobre investimentos, como os cursos disponibilizados pela B3, a Bolsa de Valores Brasileira.

Lá, você poderá se manter atualizado sob um aspecto mais técnico e manter-se mais competitivo diante de outros investidores, aumentando assim suas chances de tomar boas decisões ainda maiores.

Adquira habilidade analítica

No mundo do trabalho, a capacidade de analisar dados, concatená-los e transformá-los em informações relevantes é cada vez mais requisitada. No mundo dos investimentos, isso não é diferente, e aqueles que têm o poder de ler melhor a situação costumam obter maior lucro.

Um artigo publicado no ano de 2016 pela UFMG intitulado “Alcançado a Inovação em processos por meio da abordagem analítica” mostra um estudo sobre como a análise dos fatores envolvendo o mundo do business influencia no sucesso de uma empresa.

Isso demonstra como não só o mercado, como também a academia está interessada nesse tipo de habilidade, tendo em vista sua relevância para o mundo contemporâneo.

Investir nesse tipo de visão, utilizando cursos preparatórios, é uma boa pedida para se alavancar dentro do mundo dos investimentos e obter sucesso com os possíveis dividendos que você virá a ganhar. 

Além dessas dicas, existem muitas outras práticas que são benéficas para o seu desenvolvimento como investidor. Entretanto, ressaltamos a primazia de realizar simulações na B3 e entender o comportamento do mercado. Só assim você será capaz de desfrutar das oportunidades que o mercado é capaz de proporcionar.

Se gostou do conteúdo e quer continuar informado sobre os conteúdos envolvendo o mundo das ações e dos aportes, acesse o blog de Fast Trade e confira!

Recomendados para você

market data b3
Market Data B3: como acessar e quais dados estão disponíveis ...
Pessoa segurando jornal com símbolo de mundo projetado sobre ele
Análise de polaridades de mídias: como ela funciona para ativos financeiros? ...
Tela do aplicativo fast trade de operações de ações na bolsa
Fast Trade – Download, Instalador e Release Notes ...