Consumidor 5.0: o que muda no atendimento?

Vitor Precioso

05 julho 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 maio 2023 - 11:23

Mulher sentada no sofá utilizando o computador com um cartão na mão

O perfil dos consumidores mudou drasticamente ao longo dos anos. Hoje, temos o consumidor 5.0, que está cada vez mais antenado em relação às novas tendências do mercado. A importância do atendimento para o consumidor 5.0 é inegável e consegue afetar os resultados de vendas das empresas.

Neste artigo, vamos explicar quem é o consumidor 5.0, quais as suas características, quais estratégias você pode usar para atrair esse perfil de consumidor e como os chatbots podem ser utilizados.

Continue a leitura!

Quem é o consumidor 5.0 e quais as suas características?

O consumidor 5.0 é o consumidor que conhecemos atualmente. São justamente as pessoas habituadas a um mundo extremamente conectado e utilizam a internet constantemente para executar as mais diversas atividades.

Para os consumidores 5.0, a internet é muito mais que um espaço virtual que pode ser usado para fazer pesquisas antes da compra: ela se tornou um meio para consumir, desde produtos e serviços digitais a físicos.

Esse público espera uma ótima qualidade, mas também avalia outras questões antes de escolher uma marca. O valor agregado ao produto, o posicionamento da marca, a experiência no site ou aplicativo e o atendimento personalizado são considerados.

Quando pensamos na experiência de compra, o consumidor 5.0 espera ter uma boa experiência no primeiro contato com a marca e em toda a sua jornada até o momento do pós-venda.

Se ele se decepcionar em algum momento, não hesitará em reclamar sobre a empresa nas redes sociais e com certeza não vai recomendá-la aos seus amigos e familiares.

Com a ascensão dos influenciadores digitais, todos nos tornamos microinfluenciadores. Qualquer pessoa pode publicar uma opinião, seja ela positiva ou negativa, e isso impacta a imagem da marca.

Qual foi a evolução do perfil do consumidor?

O perfil do consumidor foi evoluindo com o passar dos anos, uma vez que o desenvolvimento das tecnologias impactou a relação entre as empresas e os clientes. Conheça abaixo os diferentes perfis de consumidor que surgiram ao longo do tempo.

Consumidor 1.0

Inicialmente, muitos anos atrás, o consumidor e a empresa só tinham contato por meio das lojas físicas. Assim, a pessoa ia até o estabelecimento para resolver um problema e priorizava as interações com os vendedores. Era mais difícil fazer uma segmentação, então os comércios apenas ofertavam os produtos de maneira generalizada.

Consumidor 2.0

Com o aumento do número de empresas e maior diversidade de produtos no mercado, o consumidor teve mais liberdade para comparar preços e escolher a melhor oferta no momento da compra. As empresas, por sua vez, começaram a buscar alternativas para diferenciar seus produtos e segmentar seus clientes.

Consumidor 3.0

Esse tipo de consumidor já era mais exigente, priorizando uma relação com a empresa. Com isso, os negócios focaram em demonstrar um posicionamento da marca, investindo mais em marketing do que em vendas.

Consumidor 4.0

O consumidor 4.0 já tinha um acesso à informação mais facilitado, o que proporcionou mais agilidade na procura por serviços e produtos. A influência do cliente é maior e as pessoas começaram a escolher marcas que fossem alinhadas com seus valores pessoais.

Consumidor 5.0

Por fim, temos o consumidor 5.0, que é um perfil com maior intimidade com as ferramentas tecnológicas e usa ativamente a internet para comprar. Como estão em busca de praticidade e agilidade para resolver seus problemas, esperam um atendimento rápido e eficiente por parte das empresas.

 

Como atrair o consumidor 5.0?

Confira algumas estratégias que podem ser usadas para atrair o consumidor 5.0:

  1. Use a tecnologia a favor da sua marca
    Os consumidores 5.0 gostam de usar novas tecnologias e costumam dar preferência por marcas antenadas às novidades. Por isso, invista na digitalização do seu negócio.
  2. Produza conteúdo para gerar autoridade
    Sabemos que a internet é usada como fonte de pesquisa antes de uma compra. Uma estratégia interessante é a produção de conteúdo de valor, gerando mais autoridade para a marca enquanto educa o cliente.
  3. Invista em uma estratégia omnichannel
    Não basta ter uma forte presença digital e estar em todos os canais. A empresa precisa garantir uma integração entre os canais usados pela marca, com uma abordagem de vendas multicanal.
  4. Atendimento rápido
    Nos meios digitais, as pessoas estão acostumadas a encontrar uma resposta imediata. Ao entrar em contato com uma empresa no ambiente on-line, também querem um atendimento imediato.

Uso da I.A. consumidor 5.0?

Como foi mencionado acima, o consumidor 5.0 está habituado à velocidade da internet e, por isso, espera ser atendido de forma rápida quando entra em contato com uma empresa.

Nesse contexto, os chatbots auxiliam a garantir um atendimento mais ágil, trazendo respostas em tempo real para as dúvidas mais simples apresentadas pelos consumidores.

No caso de questionamentos mais complexos, o próprio chatbot pode acionar um atendente da equipe de atendimento ao cliente e fazer o direcionamento da conversa.

Assim, não é necessário ter uma pessoa disponível o tempo inteiro e o time de atendimento não vai perder tempo respondendo perguntas muito genéricas que podem ser automatizadas.

Agora, você já entendeu quem é o consumidor 5.0, quais suas características e quais estratégias podem ser usadas para atrair esse consumidor, assim como os benefícios de usar os chatbots. Aproveite para conferir o blog da Cedro e leia mais artigos como esse!

Recomendados para você

Mesa de escritório repleta de utensílios com códigos exibidos em primeiro plano
Usabilidade: como o design thinking contribui para a UX? ...
Homem e mulher analisando dados em prancheta
Tecnologia pós-vendas: vantagens no seu negócio ...
Homem em sua mesa trabalhando no computador e ouvindo um smart speaker
Inteligência artificial: uso de assistentes virtuais nos bancos ...