UX revoluciona a transformação digital no mercado financeiro

Rogério Marques

09 janeiro 2019 - 10:02 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Pessoas prototipando um aplicativo com papel e caneta

Cada vez mais as instituições do mercado financeiro vêm investindo em soluções tecnológicas que as levem rumo à transformação digital. O consumidor é a estrela máxima e tudo gira ao redor da experiência que esse usuário terá. É a chamada User Experience (UX), que exige a reestruturação de processos e a adaptação a uma nova cultura digital.

Conheça, o papel da experiência do usuário para as instituições financeiras e os diferenciais da Cedro, que vão levar sua empresa à transformação digital. Confira também exemplos práticos de companhias que já estão caminhando para o futuro dos serviços financeiros.   

A importância da UX no mercado financeiro

UX vai além da interface de um website ou aplicativo, englobando toda a experiência que os usuários vivenciam ao utilizar um produto ou serviço. Isso significa disponibilizar serviços únicos para os clientes, oferecendo a oportunidade de sair na frente e deixar pra trás os concorrentes que utilizam plataformas genéricas.

Afinal, não faz mais sentido ofertar um produto engessado e com os mesmos recursos, sendo que os perfis de consumidores são variados. A experiência que o usuário tem é a diferença entre concretizar um investimento ou perder o cliente.

A expertise da Cedro Technologies em transformação digital

Com mais de uma década se aprofundando no mercado financeiro, a Cedro Technologies coleciona experiências, justamente por ser capaz de entregar plataformas exclusivas para cada parceiro de negócios.

Essa oferta atinge em cheio as necessidades de desenvolvimento de aplicações voltadas à experiência do usuário. O time de especialistas da empresa é capaz de identificar as personas do seu negócio e suas principais características. A partir desse mapeamento é possível criar um projeto que vai além da infraestrutura de tecnologia.

Entenda os processos para alcançar a melhor experiência do usuário utilizados pela Cedro.

Soluções desenvolvidas pela Cedro Technologies

Como você pode ter percebido, tanto a transformação digital quanto a experiência do usuário estão diretamente vinculadas aos conceitos de empoderamento e autonomia do cliente. Confira, abaixo, como o portfólio de soluções da Cedro pode ajudar sua empresa a alcançar um novo patamar em serviços financeiros.

Home Broker

Home brokers são plataformas eletrônicas que permitem a realização de investimentos por meio de um sistema digital, geralmente via browser ou mobile. Eles são voltados para investidores que já tem experiência no mercado financeiro pois são focados apenas em informações técnicas.

A Cedro Technologies oferece ao mercado, há mais de 10 anos, a plataforma Fast Trade. Como uma evolução consequente do trabalho, o home broker passa por novos processos de UX para oferecer novas versões. A ferramenta pode ser customizada conforme o comportamento do cliente de cada instituição, corretora ou startup.

Com um trabalho de modernização, o Fast Trade conta com uma aparência mais intuitiva, otimizada e focada em oferecer experiências positivas para o usuário. Além disso, o usuário pode escolher de que forma acessar o home broker: web, mobile ou desktop, com o mesmo login.

Plataforma de Investimentos

Sua empresa precisa construir e oferecer a própria plataforma de investimentos, pensada para usuários e englobando estratégias específicas, com produtos selecionados e indicados para cada perfil de cliente.

A Plataforma de Investimentos da Cedro Technologies reúne, em um só lugar, todos os investimentos e patrimônios de cada cliente – Renda Fixa, Tesouro Direto, Fundos e Renda Fixa. As informações podem ser acessadas tanto na forma visual, exposta em gráficos, quanto no modo detalhado, com as contas abertas mostrando os respectivos valores.

Com uma proposta white label, sua empresa pode utilizar a plataforma com baixa customização – adaptando aparência, logo, cores e fontes para a identidade da sua empresa – ou com um nível mais profundo de mudanças – modificação de funcionalidades e um novo trabalho de UX.

Robo-Advisor

Os Robo-Advisors são consultores digitais de investimento, plataformas que usam algoritmos para gerenciar e alocar fundos do investidor. Analisam o estado financeiro atual de cada cliente, sua aversão ao risco e objetivos. A partir daí, recomendam o melhor portfólio de ações ou ativos disponíveis.

A experiência do usuário é fundamental para o seu aprimoramento. A interface é intuitiva e atraente e, a partir da aceitação ou não dos investimentos, o software aprende e se aperfeiçoa.

Chatbots

O desenvolvimento de um chatbot é uma ótima oportunidade para estabelecer um contato mais humanizado com os usuários do outro lado da conversa. Cada interação deve ser encarada como uma oportunidade única de prover utilidade, mostrar naturalidade e um fluxo impecável à prova de falhas.

O People permite a gestão do atendimento omnichannel ao cliente, a criação e o gerenciamento de chatbots, baseados em serviços cognitivos. Além de atender de modo automatizado de acordo com as interações programadas, a ferramenta também poderá direcionar clientes para outros canais de atendimento, sempre que preciso.

O atendimento também faz parte da jornada do usuário. UX deve, portanto, estar no mindset da estrutura de comunicação da sua empresa. Além disso, a interface é otimizada, simples e intuitiva para que sua equipe faça a gestão omnichannel e de definições do chatbot.

Abertura de contas digital

A Cedro tem investido em processos, tecnologia e software para criar soluções de abertura de conta digital. Focadas em oferecer a melhor experiência ao usuário a solução é dividida em três subsistemas.

O front-end que realiza a interação com o usuário e o backoffice para acompanhar os cadastros, validações, onboarding e KYC (Know Your Client). A terceira parte é a construção de motores que possibilitem a automação da validação do cadastro do cliente. Seja com consultas em bureaus de crédito, redes sociais, serviços cognitivos e outras fontes de terceiros que possam contribuir.

UX perpassa todo o processo de abertura de conta, tanto para seu cliente, como para sua equipe – desde o formulário otimizado para evitar abandono do processo, ao sistema de gestão de conversões e validações de backoffice.

Entre em contato com a Cedro Technologies

Na Cedro Technologies, temos uma equipe de UX Design especializada no mercado financeiro. Os profissionais já atenderam e atendem diversas instituições financeiras brasileiras (como Guide Investimentos, Crefisa, Lerosa Investimentos, RB Capital, Novinvest, entre outros) e possuem expertise consolidada sobre o setor. Além disso, estão sempre participando de cursos de capacitação e eventos da área para continuar atualizados das tendências, ferramentas e conceitos que guiam a experiência do usuário.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre a transformação digital, os processos de UX e as soluções aqui desenvolvidas, entre em contato com nossa equipe e tire suas dúvidas.

Recomendados para você

Pessoas em mesa de trabalho analisando design de celular
Testes de UI e UX: conheça a importância para seus projetos ...
Pessoa desenhando uma lâmpada com caneta amarela - Propósito
Propósito no discurso comercial: como pode alavancar as vendas ...
Homem utilizando computador em escritório
Usos de chatbot: 5 principais funções nas empresas. ...