Como uma API de sistema financeiro auxilia sua empresa?

Gustavo Ribeiro

02 novembro 2022 - 09:00 | Atualizado em 12 abril 2023 - 18:03

como-uma-api-de-sistema-financeiro-auxilia-sua-empresa

APIs (ou Application Programing Interface) contribuem ativamente para a integração de dados e, especificamente para o sistema financeiro, tornaram a vida de traders, corretoras, investidores autônomos e consumidores muito mais conveniente.

Isso porque esse tipo de tecnologia passa a integrar com automatização, eficiência e rapidez as informações do mercado. Assim, empresas que fazem o uso de APIs financeiras podem reduzir seus custos operacionais, ter um mercado mais acessível e competitivo e tomar decisões cada vez mais rápidas e precisas.

Para tanto, vale a pena entender como uma API sistema financeiro atua, especificamente, dentro do universo de mercado financeiro. Siga com esta leitura para descobrir!

O que são APIs dentro do sistema financeiro? 

Ao falar, especificamente, sobre API sistema financeiro, trata-se de uma interface de programação de aplicações financeiras que agrega em soluções de integração dos serviços digitais para o segmento.

Sistemas de pagamento on-line integrados a lojas de e-commerce são bons exemplos disso. Mas para investidores essa solução também é percebida em softwares que atualizam os dados da Bolsa de Valores diretamente para as plataformas de cada corretora.

Além disso, são as APIs que contribuem para a expansão expressiva de produtos e serviços financeiros por meios digitais. Simulações de empréstimos, por exemplo, ganharam espaço nos aplicativos e sites de empresas, agregando conveniência e simplicidade para a tomada de decisão do consumidor.

>> Confira: Bolsa de Valores: Você acompanha do jeito certo?

Como funcionam as APIs?

Para que essas diversas funções e soluções alcancem seus respectivos objetivos, vale a pena analisar a essência de uma API. A tecnologia se estabelece por meio do diálogo entre códigos, que são fundamentados para agir e reagir de acordo com comportamentos específicos em uma interface que já existe e/ ou está em uso. 

Como exemplo, podemos relembrar o caso dos sistemas de pagamento de um e-commerce: ao chegar ao carrinho de compras, o usuário pode escolher entre o modo de sua preferência — e as APIs são as ferramentas que proporcionam essa possibilidade.

Como as APIs auxiliam o sistema financeiro?

Além de serem participativas na seleção de pagamentos, para sites e lojas digitais, a API financeira tem ação ativa na automatização de processos.

No já citado exemplo da Bolsa de Valores, dependendo da solução adquirida é possível acompanhar toda a oscilação do mercado financeiro em tempo real, praticamente. E mais do que isso: você também consegue registrar dados do seu interesse para que notificações cheguem até você quando um ativo chegou ao preço desejado, por exemplo.

Por isso, mais do que uma solução de automação, a API tem também um potencial amplo de aprender com base no seu perfil e hábitos e orientar melhor as suas futuras decisões.

Segurança digital

É de grande relevância para o sistema financeiro, como um todo, que as APIs sejam equipadas com o que há de mais moderno e eficiente contra todo tipo de ataque e crime cibernético, além de eventuais perdas e extravio de dados.

Isso garante, primeiramente, que as suas soluções estejam em alinhamento com a LGPD e as exigências do mercado financeiro. Mas também que privilegie a proteção de informações tão sensíveis, confidenciais e particulares que os clientes confiaram às suas corretoras ou traders.

>> Saiba mais: LGPD no mercado financeiro: Descubra como a lei afeta o setor

Transformação digital

Bancos tradicionais e corretoras de valores, entre outras instituições financeiras da época anterior à transformação digital, não nasceram conectados. 

Esse foi um processo lentamente estabelecido diante da necessidade de alinhamento com a competitividade do mercado e a demanda gerada pelas soluções digitais: o consumidor ficou mais exigente e as empresas precisaram buscar alternativas para se tornarem mais ágeis e eficientes.

As APIs apareceram justamente para facilitar essa integração fundamental para os seus produtos e serviços, atualmente. Aplicativos que têm as mesmas informações visualizadas em outros dispositivos (como um computador) só podem fazer isso porque dependem de APIs. 

E, com isso, criou-se uma verdadeira relação de valor entre as soluções atuais e as diferentes formas de solucionar um problema que o público-alvo de cada instituição enfrenta.

Mais e novos serviços e produtos para abastecer o sistema financeiro

Como deve ter dado para perceber, o sistema financeiro pode ser continuamente ajustado, modificado e desenvolvido para atender e prever novas demandas do mercado por meio das APIs.

E todo o segmento ganha com isso, já que essas soluções podem ser desenvolvidas internamente, não havendo necessidade de depender de terceiros — e tampouco de taxas e despesas extras por conta disso.

Se tem algo que as APIs trouxeram para o mercado como um todo, certamente foi essa capacidade de inovação contínua. Algo que ajuda a trazer competitividade a qualquer instituição, capacidade analítica e estratégica aos especialistas e mais conveniência ao consumidor.

>> Veja também: Qual a importância da integração de dados do mercado financeiro para sua empresa? 

Market Data Cloud: a API para aplicação financeira

Por meio das APIs, a tecnologia financeira deu um salto importante rumo à revolução digital. Afinal, são soluções que suprem demandas, geram novas possibilidades e anteveem, consequentemente, novas formas de agregar ao sistema financeiro para gerar e compilar dados em tempo real para especialistas qualificarem ainda mais os seus trabalhos. Assim, as empresas e o consumidor saem ganhando com essas inovações constantes.

Vale destacar, ainda, que existe um meio de observar o impacto direto de tecnologias como as APIs no sistema financeiro e também outras soluções.

Nesse contexto, a Cedro Technologies desenvolveu diferentes tipos de API voltadas para o acompanhamento da bolsa de valores em tempo real, delay ou dados históricos. Essa ferramenta permite que investidores e empresas envolvidas com ações possam basear suas decisões em dados privilegiados da bolsa de valores e fazer seus negócios tendo acesso a negociações de outras empresas e acompanhar movimentações dos ativos interessantes para sua estratégia de investimento.

Convidamos você a conferir nosso post que explica tudo sobre o Market Data! Assim, fica mais fácil identificar o quanto as novas tecnologias têm a agregar ao crescimento do mercado e da sociedade como um todo!

Agora que você conheceu um pouco mais sobre como o uso de APIs financeiras pode impactar na assertividade da estratégia de investimento da sua empresa, conheça as APIs do Market Data Cloud e escolha a solução ideal para seus objetivos de negócio!

Para saber mais sobre as soluções, entre em contato com a equipe de especialistas do Market Data Cloud!

Recomendados para você

Desenho de pessoa inserindo dinheiro em tablet exibindo a palavra online banking na tela
Open Banking: a criação de novos modelos de negócios digitais ...
Dardo no centro de um alvo com outros caídos ao seu redor
Entenda a resiliência corporativa e sua importância para os bancos ...
api-financeira
O que é uma API financeira e como ela funciona? ...