Qual a importância da integração de dados do mercado financeiro para sua empresa?

Vitor Precioso

14 setembro 2022 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 13:47

integracao-de-dados

Com o cenário do mercado mudando cada vez mais rápido, a digitalização do mercado financeiro chega com ricas tecnologias integrativas. Uma delas é o uso de softwares e ferramentas de integração de dados financeiros.

Trazendo facilidades como abertura de dados das empresas, fácil acompanhamento de movimentações e automatização de captação de dados, esse recurso promete transformar a forma com que se lida com dados financeiros de empresas, dados da bolsa de valores e do mercado de ações.

Confira abaixo para que serve a integração de dados do mercado financeiro e qual a importância para uma empresa em aderir a essas soluções!

O que é integração de dados do mercado financeiro?

A integração de dados do mercado financeiro é uma tecnologia que acompanha a digitalização principalmente do mercado de ações, e traz a facilidade de acesso a dados financeiros de empresas.

Para iniciar, é importante entendermos quais dados do mercado financeiro, também chamados de Market Data, são o foco quando se trata de fazer a integração desses dados com plataformas ou interfaces terceiras.

Os dados de mercado que são possíveis acessar por meio de integrações são aqueles disponibilizados por instituições financeiras, como preços, moedas, índices, momento de compra ou venda de ações, entre outros dados de movimentações financeiras, e são abertos aos clientes que possuem a ferramenta necessária para fazer a integração.

Normalmente as ferramentas de integração são desenvolvidas por desenvolvedores para puxar e atualizar os dados com determinada constância. Um tipo muito comum de ferramenta é a API de dados financeiros, que pode ser implementada em sites, aplicativos, planilhas ou qualquer interface que possa ser integrada com outros sistemas.

Uma vez implementada essa ferramenta, o sistema recebe dados que podem ser atualizados diariamente, de hora em hora, minuto a minuto ou em tempo real, dependendo da necessidade do negociador, da precisão e da volatilidade das informações.

Tipos de dados financeiros

Como foi dito, as ferramentas de integração de dados podem oferecer sua base de dados com diferentes intervalos de atualização. Abaixo, listamos alguns tipos de dados que podem ser oferecidos pelos fornecedores de Market Data.

  1. Dados globais: São dados adquiridos das bolsas de valores nacionais e internacionais. Nesse caso, é importante verificar a velocidade e precisão dos dados com o fornecedor.
  2. Dados Delay ou atrasados: Esse é o tipo mais comum de dado a ser coletado pela maioria das ferramentas, tem um intervalo de atualização mais longo e é ideal para quem quer elaborar estratégias a longo prazo.
  3. Dados End-of-Day ou fim de dia: Seus dados são atualizados diariamente, ao final do dia, e também são recomendados para ações a longo prazo, como é o caso da API End-of-Day do Market Data Cedro.
  4. Dados Tick by Tick: São dados com atualização diária ou intradiária, cuja coleta ocorre em bases de tempo variáveis, podendo ser a cada 1 minuto, 15 minutos, 1 hora, etc, como na API Tick by Tick do Market Data Cedro.

Além de fazer a oferta desses dados, os provedores também podem fazer a limpeza e análise de dados financeiros, registrar seu histórico, projetar tendências e direcionar a estratégia do cliente para negociações futuras. Quanto mais informações se tiver o acesso, maior assertividade terá para basear as tomadas de decisão.

Como o Market Data pode ser usado?

A adoção de um software de integração de dados financeiros pode ser benéfica para diferentes perfis e com variadas finalidades. Conheça alguns exemplos de atores ideais e funcionalidades dos dados de mercado.

Análise do mercado para investidores

O uso de informações de registros regulatórios pelos investidores para compreender e analisar as atividades das empresas pode auxiliar a definir seus potenciais investimentos. A compreensão vai além apenas da empresa, mas também engloba uma compreensão do cenário do mercado, fazendo previsões de tendências e futuros desempenhos.

Planejamento de gestores de patrimônio

Esse grupo pode usar os dados de mercado financeiro para calcular o valor de ativos dos clientes de interesse, a fim de orientá-los em seu planejamento financeiro.

Investimentos de comerciantes

Por fim, comerciantes podem coletar e avaliar os dados disponíveis do mercado para compreender riscos do mercado na posição, saber como prosseguir com uma negociação, etc.

>> Veja também: Market Data B3: como acessar e quais dados estão disponíveis

Por que usar integração de dados de mercado financeiro?

Antes da digitalização do mercado de capitais, o acompanhamento de ações era feito por meio de jornais, nos quais se podia ver a alta e a baixa de uma ação no último ano.

Essa forma de acompanhar a bolsa de valores já não cabe mais ao formato atual do mercado, já que hoje todas as negociações e operações financeiras podem ser feitas digitalmente.

A forma mais vantajosa para negociantes hoje é acompanhar ações em tempo real, normalmente em canais como sites de notícias financeiras, ou mesmo sites e aplicativos de empresas relacionadas ao setor e que ofereçam informações atualizadas em tempo real em sua interface.

Com uma plataforma de integração de dados servindo de ponte aos dados de mercado B3, outras informações além do preço da alta e baixa poderão ser ofertados com atualização constante e alta precisão, como dividendos por ação, retorno sobre dividendo, lucro sobre ação, volume negociado, variações, entre outros.

Sem ela, estratégias de negociação de curto e médio prazo, que dependem de muita precisão nos dados e atualização quase imediata, não seriam possíveis de ser elaboradas, já que somente graças a essas integrações facilitou-se o acesso, automatizou-se a coleta dos dados e é possível hoje fazer análises aprofundadas de mercado, concorrência e tendências da área.

Importância dos dados de mercado para empresas

Agora que você sabe como a integração de dados do mercado financeiro facilita a rotina de empreendedores, empresas e comerciantes envolvidos com o ramo para a elaboração da estratégia de seus negócios, é preciso reforçar a importância do papel dos dados nas tomadas de decisão.

A oferta de dados permite que grandes insights sejam acionados a partir do monitoramento de métricas e desempenho de negócios, possibilitando tomadas de decisões tiradas com maior transparência a partir dos próprios insights. Além disso, os dados também permitem identificar ameaças e evitar riscos para a empresa, mantendo a conformidade na sua gestão de informações.

Analisar os dados de mercado para basear as movimentações de um negócio ou profissional permite também enxergar quais tarefas devem ser priorizadas e traçar objetivos mais condizentes com o cenário do mercado.

Com isso, temos os seguintes benefícios do uso de ferramentas para integração dos dados de mercado financeiro:

  • A transmissão aberta desses dados permite que qualquer pessoa trace uma estratégia de investimentos.
  • As decisões são tomadas com base na comunicação de uma vasta gama de informação privilegiada do mercado financeiro e da bolsa de valores.
  • As negociações podem ser automatizadas e são acionadas também com base nos dados do mercado.
  • Os dados podem ajudar a traçar análises de volatilidade das ações e previsão de risco.
  • Também é possível fazer análises baseadas em dados históricos da B3, fazendo comparações entre as mudanças e buscando conexões ou padrões.

Se você busca o melhor site para acompanhar ações, para garantir que você faça as escolhas certas com a melhor tecnologia, conheça o Market Data Cedro.

Essa tecnologia desenvolvida pela Cedro Technologies oferece, por meio de suas diversas integrações, funções como relatório e gráfico de ações em tempo real, cotações da bolsa em tempo real, delay ou histórico, levando agilidade, estabilidade e precisão nos dados.

Entre em contato com a equipe do Market Data Cedro e saiba mais sobre nossas APIs!

Recomendados para você

Desenho de conexões entre aparelhos e servidor
Webservice API para cotações da taxa SELIC, IGP-M, INCC e IPCA ...
Homem falando ao telefone em mesa de escritório
Indicadores de investimentos: o que analisar na hora de investir. ...
Tela de exibição de dados Fast Trade
Aprenda a operar com gráficos Chart Trading B3 no Fast Trade ...