Como proteger sua empresa do spoofing?

Vitor Precioso

14 dezembro 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Homem utilizando teclado com ícones de cadeado ao seu redor

Você sabe o que é spoofing? Hoje vamos falar sobre esse termo. 

A segurança digital é um assunto prioritário em todas as organizações. Por isso é preciso conhecer os perigos e aprender como preveni-los.

Primeiramente, o spoofing é uma das práticas adotadas por hackers para obter acesso indevido a redes, PCs ou dados e representa um grande perigo para as empresas.

Ao ler este artigo, você vai entender o que é spoofing, como identificar e se proteger de um ataque e como minimizar os danos caso o ataque já tenha ocorrido.

Então, continue lendo! 

 

O que é spoofing?

A palavra “spoofing” vem do inglês e é derivada do termo “spoof”, que significa “imitar” ou “fingir”. A princípio, o termo não era associado a uma ideia negativa, mas foi adotado como jargão tecnológico e passou a significar “falsificação”.

O spoofing é hoje uma prática utilizada pelos hackers para se passarem por domínios legítimos. Assim eles conseguem atrair as pessoas mais facilmente para golpes.

Primordialmente, refere-se a um tipo de crime virtual que acontece quando um cibercriminoso se passa por um contato ou fonte conhecida. Desse modo, podemos definir spoofing como uma variedade abrangente de táticas. 

Assim, cada tática depende da capacidade de o cibercriminoso se passar por outra pessoa. Nesse sentido, alguns spoofers disfarçam suas comunicações, como e-mails ou telefonemas, para que elas pareçam vir de uma pessoa ou organização que as vítimas confiam. 

Se você conhece o remetente de uma mensagem, vai dar mais atenção a ele.

Portanto, o spoofing em segurança de rede envolve enganar um computador ou rede por meio de um endereço IP falsificado. Sendo possível redirecionar o tráfego de internet no nível de DNS, ou falsificando dados ARP dentro de uma LAN.

 

Como identificar um ataque de spoofing

Quanto mais os golpes se tornam conhecidos e divulgados, mais os golpistas se dedicam ao aperfeiçoamento de suas técnicas.

Ao compreender o que é spoofing e que seu princípio consiste em ter uma aparência de legitimidade, já é possível saber que pode ser difícil identificar um ataque.

É muito difícil perceber um ataque de spoofing e, para isso, é preciso muita atenção. Toda vez que você receber uma mensagem suspeita do seu banco, por exemplo, pode ligar para o gerente para confirmar sua veracidade.

A ideia é sempre buscar o contato por meio de outro canal toda vez que você acreditar que recebeu uma mensagem de caráter duvidoso.

Assim, você tem a possibilidade de identificar um possível ataque antes que seja tarde demais.

 

Como se proteger do spoofing?

Agora que você já sabe o que é spoofing, certamente quer encontrar formas de evitá-lo.

Existem algumas medidas que você pode usar para se proteger dos ataques de spoofing e vamos enumerá-las em seguida.

  • Ligue para confirmar: Se for solicitado a enviar informações pessoais, como senha ou número de cartão de crédito, ligue para quem enviou a solicitação para confirmar. Use o número de contato listado no site verdadeiro. Insira a URL manualmente no navegador, verifique o site quanto a sinais de spoofing e não clique em nenhum link no e-mail suspeito que você recebeu.
  • Tenha cuidado com anexos estranhos: Nunca abra anexos que não estava esperando receber, especialmente se tiverem extensões de arquivo estranhas.
  • Troque de senha regularmente: Se um spoofer conseguir obter suas credenciais de login, ele não poderá causar muito estrago se você já tiver criado uma senha nova. Crie senhas fortes que são difíceis para que outros adivinhem e use um gerenciador de senha para armazená-las com segurança.
  • Verifique antes de clicar: Passe o cursor do mouse sobre os links antes de clicá-los para saber para onde está indo. Se você decidir clicar, confirme a URL após a página carregar para ver se não foi redirecionado.

Essas são opções simples, mas que podem fazer a diferença e proteger a sua empresa. Outra opção é contratar uma plataforma para validação de dados com o Data Engine. 

O Data Engine é a plataforma de consulta de dados e validação cadastral desenvolvida pela Cedro Technologies. Sua empresa pode utilizar essa ferramenta em diversas áreas como compliance, gestão de clientes e recursos humanos/departamento pessoal.

Quer saber mais dicas sobre? É só clicar aqui! 

Recomendados para você

mineracao-de-dados
Mineração de dados: o que é e qual a sua importância? ...
seguranca-digital-na-gestao-de-dados-corporativos
Como garantir a segurança digital na gestão de dados corporativos? ...
Banner da Webinar
LGPD na prática: como manter sua empresa em conformidade? ...