Como preparar sua equipe para a integração com a IA

Vitor Precioso

18 fevereiro 2020 - 09:39 | Atualizado em 13 junho 2023 - 14:56

Pessoas com as mãos unidas no centro do holograma de um globo

Programas (como os chatbots) de integração com a IA podem deixar nossos funcionários um pouco ressabiados. Embora qualquer tipo de mudança possa ser assustador, especialmente o que afeta a nossa sobrevivência, a principal preocupação a respeito das iniciativas de IA é a segurança no emprego.

Um robô irá roubar o meu emprego?

A resposta mais simples é “não”. Soluções como os chatbots têm grande potencial para tirar tarefas simples e rotineiras das costas dos funcionários, mas não substituirão esforços humanos capacitados. Na verdade, concluímos que os bots abrem portas para possibilidades ainda maiores.


Eduque

O primeiro passo para preparar seus funcionários para a integração com a IA é educá-los sobre o que sua adoção implica para a empresa e os empregos. Há certamente muito a aprender neste sentido, mas deveríamos fazer o nosso melhor para segmentá-la em partes compreensíveis e acessíveis.

Mostre aos seus funcionários como os chatbots os ajudarão a fazer seu trabalho. Dê exemplos de tarefas que serão assumidas pelos bots, abrindo espaço para que se dediquem a tarefas mais interessantes, que exigirão seu foco total.

Em resumo, explique como os bots se responsabilizarão pelas partes mais chatas do trabalho, maximizando a sua experiência laboral. Essa postura alivia consideravelmente a ansiedade para com a tecnologia.


Permita

A resolução de problemas ainda pertence aos humanos. Seus funcionários precisam entender esse fato.

Seus funcionários verão novas oportunidades de carreira à medida que forem assumindo tarefas mais complexas como estratégia de negócios e análise crítica. Nelas, aprenderão como lidar com questões de escalabilidade, formando a base para o crescimento futuro da organização.

Ajude-os a aprender tudo que puderem sobre as soluções de IA, como os chatbots. Recomendamos um engajamento apaixonado e justo com a mudança em todos os níveis da companhia. Por exemplo, introduza algumas sessões de discussão ou organize reuniões para discutir sucessos e avanços. O ponto é compartilhar os esforços como uma equipe.


Empodere

Assim que uma solução de IA tiver sido implementada e ensinada aos funcionários, resta mais um passo. Empodere seus funcionários para buscar usos criativos para os bots.

Como ativo mais valioso da companhia, os funcionários são responsáveis por um programa exitoso de integração de bots. Então, deveríamos reconhecê-los como tal, tratando-os de acordo.

Dê a eles espaço para interagir com essa tecnologia. Ofereça um fórum para que deem feedback e submetam recomendações. Empodere-os a ser o futuro da empresa. Uma forma de fazê-lo é reestruturando as políticas da companhia e o sistema de recompensas para considerar as iniciativas de mudança. Ao vincular a estrutura de recompensa à adoção da mudança, podemos facilitá-la ao revisar as políticas corporativas de acordo com as circunstâncias.

 

Reflexões finais

O primeiro passo para preparar sua companhia para os chatbots é convencer seus funcionários a aderir à mudança. Precisam entender que a IA não irá substituí-los. Precisam se sentir valorizados, entendendo seu papel crítico na estratégia do negócio. É aqui que devemos pacificar as vozes “poderosas” dos pessimistas, ajudando a pavimentar o caminho da mudança.

Depois de tudo isso, muito ainda precisa ser feito. Permita aos seus funcionários assumir a responsabilidade pela IA. Empodere-os para trazer humanidade ao processo. Eles têm poderes que computadores simplesmente não têm.

Enfatize essas qualidades excepcionais para mostrar como homem e máquina podem trabalhar juntos em harmonia, aperfeiçoando habilidades e resultados empresariais.

Autor: Oscar Ibars

Artigo original

Recomendados para você

Pessoas entusiasmadas tendo reunião em escritório
Soft Skills: as qualidades mais buscadas no mercado de trabalho hoje ...
Celular com ícones de e-mail, telefone e @
Chatbots beneficiam varejo com atendimento qualificado ...
Homem com trajes sociais com ícones da internet projetados sobre sua mão
APIs para o mercado financeiro: o que são e qual sua importância? ...