Como as inovações das fintechs estão tornando os pagamentos mais eficientes

Vitor Precioso

06 novembro 2019 - 10:25 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoa utilizando celular com cartão bancário na mão

Ao inovar para tornar as trocas mais eficientes, seguras e convenientes, as fintechs – ou tecnologias financeiras – se encontram na interseção de dois pilares da capacidade humana. E, nos últimos anos, houve um aumento marcante de investimentos nessa indústria, resultando em novas soluções que estão prontas para revolucionar formas tradicionais de fazer negócios. Seja você empreendedor, investidor ou consumidor, segue abaixo uma lista das tendências atuais:

 1. Crédito alternativo

Muitas pequenas empresas têm dificuldades para obter crédito em instituições financeiras tradicionais por serem consideradas de baixo lucro e alto risco. Soluções fintech já atendem esse nicho, facilitando empréstimos peer-to-peer com taxas de juros e termos gerais melhores para ambas as partes.

 Mesmo que sejam empréstimos de pequeno valor, satisfazem uma demanda de crédito para cobrir custos cruciais. Além disso, por serem normalmente feitas em criptomoedas, sofrem menos regulamentação e oferecem taxas menores de juros.

 2. Blockchain

 O Blockchain se tornou um chavão usado para descrever tudo – desde criptomoedas como Bitcoin e Ethereum, até tendências não relacionadas da indústria. Não obstante, é uma das principais inovações das fintechs. Segurança adicional via ledger distribuído e remoção de validação de terceiros torna-o uma opção muito atraente, mesmo que o uso das criptomoedas ainda seja lento.

 3. Segurança

Desde o início do comércio, sempre houve aqueles que quisessem roubar dinheiro. E com o crescimento das transações on-line, garantir a segurança dos pagamentos tornou-se uma área de inovação das fintechs. Empresas que oferecem serviços de pagamento hoje usam VPNs e firewalls de alta qualidade para proteger os dados dos clientes de ataques de malware. Enquanto isso, empresas que mantêm dados de cartão de credito dos clientes passaram a implementar sistemas avançados resistentes à ataque de força bruta ou outras armadilhas dos hackers. Vale ressaltar que a introdução na Europa do GDPR e outras regulações globais para o uso de dados dos consumidores, reforça as preocupações de privacidade.

4. Aconselhamento financeiro baseado em IA

 Ter um conselheiro financeiro há muito tem sido privilégio dos ricos. A maioria das firmas que oferece esse tipo de serviço atende uma clientela elitizada, e as taxas de administração não compensam para pequenos investidores. Como o CEO da Payment Savvy, Chad Deatherage, explica: “IA está começando a revolucionar esse cenário combinando algoritmos complexos e aprendizado de máquina para desenvolver “robôs” capazes de dar aconselhamento preciso a um custo acessível.”

5. Contratos inteligentes

Um dos problemas das transações financeiras tem sido o elemento da confiança. Com contratos inteligentes baseados em tecnologia blockchain, é possível codificar parâmetros específicos em um contrato, o qual, por sua vez, realizará as transações correspondentes para o seu cumprimento. Esse sistema “neutro” encorajará as pessoas a fazer negócios com parceiros globais sem se preocupar com a existência de uma autoridade central para garantir o seu cumprimento. Também reduzirá os efeitos da incerteza no ambiente de negócios, fruto de regulamentações e outros fatores.

 

Artigo traduzido e adaptado do original “How Fintech Innovations Are Making Payments More Efficient“, publicado por Pritom Das no Enterpreneur.

Recomendados para você

Desenho de tablet com diversos ícones da cultura pop ao redor
Como o marketing digital pode alavancar uma Fintech? ...
Desenho de cérebro humano no meio de símbolos de rede
Está na hora do Machine Learning em seus negócios? ...
Pessoa usando um celular e vários bitcoins saindo dele
API cotação Bitcoin e criptomoedas ...