Chatbots beneficiam varejo com atendimento qualificado

Vitor Precioso

22 julho 2019 - 15:58 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Celular com ícones de e-mail, telefone e @

A inteligência artificial cresce exponencialmente no mercado e com o varejo não é diferente. Segundo dados da Pointsource, 49% dos consumidores estão aptos a comprar com mais frequência diante da presença de chatbots na jornada de compra. Esse tipo de tecnologia é um campo aberto e amplo rumo à evolução do comércio.

As empresas que se atualizam e passam a incluir soluções automatizadas na experiência do cliente já estão um passo à frente na concorrência. Os chatbots são robôs inteligentes que interagem de forma independente com o usuário, aprendendo informações com os perfis e buscando a personalização do contato digital.

Mas como exatamente aplicar chatbots no varejo? Quais são as vantagens competitivas de fato? Onde encontrar a solução para o seu negócio? Confira as respostas neste artigo!

Como utilizar os chatbots no varejo

Os bots ajudam o varejo de várias formas, levando a uma verdadeira transformação digital. Desde os atendimentos online para tirar dúvidas de clientes até a possibilidade de melhorar processos com insights, é possível aplicá-los para melhorar a cadeia em 360 graus.

Confira algumas formas de como utilizar os chatbots no varejo!

Atendimento rápido e personalizado

O cliente frequentemente tem dúvidas sobre algum produto, seja pelas características de uso, matéria-prima, montagem etc. Então, ele precisa contar com um atendimento preparado para solucionar as demandas.

Os chatbots facilitam esse atendimento ao proporcionar uma resposta rápida ao problema, sem que sejam necessárias horas de espera ou a possibilidade de um tratamento mal-humorado que provém de problemas pessoais do atendente.

Insights de melhorias

Os bots permitem realizar uma análise da jornada de compra, proporcionando insights para melhorias e aprimoramentos. Além de ajudarem os consumidores a obter informações, eles ajudam no pós-venda.

É possível utilizar os chatbots para resolver problemas dos clientes, mas também para realizar pesquisas de satisfação. Você pode programá-los para interagir pela pesquisa de satisfação, que pode ser enviada por e-mail, por exemplo, redirecionando o cliente à conversa.

Processos internos

E que tal utilizar os robôs inteligentes para fortalecer os processos internos? Eles podem se comunicar não só com o seu público, mas com os funcionários também. É possível programá-los em sistemas de CRM, gestão e estoque, entre outros, guiando as práticas de atividades rotineiras.

Eles ajudam a acompanhar a logística dos produtos, por exemplo, fornecendo informações sobre as matérias-primas, protocolos, entregas etc.

Vantagens dos chatbots no varejo

Os chatbots no varejo podem ajudar as lojas e empresas de diversas formas. Eles expandem as opções de interação com o público, contribuem para aumentar o lucro da companhia e ainda garantem disposição total aos usuários.

Se você pensa que a lista termina por aí, na verdade esse é só o começo! Separamos uma lista de vantagem a seguir!

Atendimento 24 horas

Os robôs inteligentes são ferramentas que ficam disponíveis 24 horas por dia, ou seja, o tempo todo. Se o cliente deseja fazer compras de madrugada, ele vai ter um assistente para guiá-lo no processo em tempo real.

Poucas empresas têm a capacidade de manter uma equipe à disposição integralmente, mas a solução expande a capacidade competitiva a todos os comerciantes. Quem tem loja virtual, principalmente, precisa se atualizar e adotar os chatbots para melhorar a experiência do usuário até nos períodos fora do horário comercial.

Respostas em tempo real

Uma das coisas que mais atrapalham a jornada de compra é a espera do cliente para ser atendido. Ter que aguardar na fila implica em demora no atendimento e pode fazer até o cliente desistir da compra, causando perda de negócios e oportunidades para a loja.

Ao aderir à inteligência artificial, você quebra essa barreira e consegue gerar mais core para o seu business, já que os bots conseguem atender diversos clientes simultaneamente. Assim, o seu público não precisa se incomodar com a espera de tempo indefinido nas linhas telefônicas para solucionar dúvidas e resolver problemas!

Readequação de funcionários

Enquanto o chatbot atua no atendimento ao cliente, a sua equipe pode ser realocada para tarefas mais estratégicas, focando em atividades mais importantes. O atendimento segundo nível, por exemplo, é focado em resolver problemas de ordem mais complexas. Nesse sentido, os robôs inteligentes ajudam a filtrar quem realmente necessita de ajuda mais específica, reduzindo os esforços humanos.

Presença em vários canais

A ferramenta não reduz os esforços de pessoal somente pelo atendimento rápido, mas também por ser, de certa forma, onipresente. É possível instalar chatbots em praticamente todos os canais da sua companhia, como no site, WhatsApp com WhatsApp Business API, Facebook, LinkedIn, Skype, Instagram, market place etc.

A experiência do usuário se torna omnichannel, padronizando o atendimento em todos os canais para que nenhum deles esteja em defasagem. Independente do canal escolhido pelo seu cliente, você vai poder atendê-lo com qualidade a qualquer momento com a mesma qualidade.

Empatia e personalização no atendimento

A inteligência artificial avançou em um ponto que é possível fazer máquinas interagirem com o público com uma linguagem natural e adaptada ao público-alvo. Os chatbots conseguem substituir o atendimento humano sem torná-lo extremamente mecanizado, já que podem ser programados para conversar de acordo com o perfil da loja e dos clientes.

Por ser uma tecnologia que aprende constantemente a partir do machine learning, está sempre em evolução para fazer o usuário se sentir mais à vontade. Eles compreendem emoções, desejos e vontades, necessidades, gostos pessoais etc.

A partir de contextos e oportunidades de mercado, os bots podem até ofertar produtos que tenham a ver com o momento do mercado, entendendo as demandas que podem favorecer o consumidor. Dessa forma, os robôs inteligentes aproximam mais a sua loja dos clientes dando a impressão de que estão sendo atendidos por pessoas comuns.

Fidelização de clientes

Quanto melhor a experiência do cliente durante a jornada de compra, maiores são as chances de fidelizá-lo para que ele volte a adquirir produtos na loja. Com o chatbot, você proporciona uma ferramenta que evita dores de cabeça durante o processo e melhora o relacionamento pela agilidade.

Um atendimento dinâmico em tempo real ajuda a engajar o consumidor com a marca, deixando-o mais satisfeito.

Cedro Technologies apresenta o plataforma People

Se as vantagens e amplas possibilidades dos chatbots chamaram a sua atenção, por que perder tempo para colocá-los no atendimento da sua loja? A Cedro Technologies desenvolveu a plataforma People para melhorar os processos de vários setores, sendo perfeito também para o varejo.

O assistente funciona 24 horas por dia para atender à sua demanda com os clientes e funcionários e pode ser usado em todas as suas estratégias de comunicação. Você pode personalizá-lo da forma mais conveniente para engajar os consumidores e melhorar os processos.

Ao proporcionar todas as vantagens descritas neste artigo, o People é a opção perfeita como chatbot para o varejo! Entre em contato com a equipe da Cedro e tire suas dúvidas!

Recomendados para você

Pessoa clicando numa figura de cadeado com códigos
Como mapear e combater ciberataques com Inteligência Artificial ...
Pessoa utilizando o celular
Como utilizar o Facebook Messenger no atendimento da sua empresa ...
Pessoa analisando dados e segurando lâmpada
Chatbots são tendência no segmento de previdência privada ...