Atendimento ao cliente: vantagens ao centralizar os canais de comunicação.

Vitor Precioso

21 setembro 2020 - 08:43 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:36

Pessoa utilizando Iphone com ícones de redes sociais sendo exibidos

O atendimento ao cliente interno e externo é potencializado de muitas formas quando há uma gestão centralizada dos canais de comunicação da empresa. Ganho de tempo, redução de custos e diminuição de retrabalho são apenas alguns dos benefícios obtidos nesse cenário. 

Bem como, a tecnologia evoluiu tanto na atualidade que é possível até mesmo contar com chatbots e inteligência artificial para desenvolver melhor o diálogo com o público em diferentes canais.

Para entender mais sobre como podem e devem ser geridos esses canais nos dias atuais, vale a pena conferir este artigo.

O que é a comunicação centralizada?

Quando se fala de atendimento centralizado, o objetivo é contar com um ponto focal de integração dos canais de comunicação da organização. Isso permite alinhamentos rápidos e mais eficientes. 

Do contrário, existe a chance de que ruídos e discrepâncias nas informações prejudiquem a imagem da empresa perante os públicos de interesse.

Dessa forma, o objetivo é integrar os meios de contato e alinhá-los às melhores práticas para que sejam realmente canais que ajudam a empresa e não se tornem ofensores.

Vantagens da centralização da comunicação com o cliente

É possível elencar muitas qualidades trazidas ao dia a dia de uma companhia que opta por centralizar o atendimento ao cliente. No entanto, algumas das principais delas são: 

  • Melhor controle sobre quais dados serão disponibilizados em cada situação e como isso deve acontecer; 
  • Respostas rápidas, otimizadas e com dados alinhados em diferentes pontos de contato de modo prático;
  • Facilidade na obtenção de comunicação com o mesmo tom de fala em vários canais;
  • Identificação do cliente com a empresa mais rápida e uniforme;
  • Gestão de dados vindos de diferentes canais de comunicação, o que viabiliza mensurar informações como principais informações solicitadas e períodos de maior frequência de demanda.

Esses são apenas quatro dos benefícios obtidos em ações de centralização e integração de canais de comunicação. No entanto, há inclusive potencial para reduzir retrabalhos e erros que às vezes levam até mesmo a aumento de custos.  

E o bom é que a tecnologia já propicia a inteligência artificial e chatbots que usam linguagem natural e aprendem quando o uso deles acontece por usuários. Essas e outras características tornam mais ágil a difusão de informações.

Todas essas vantagens podem ser melhor aproveitadas com sistemas como o PEOPLE, a plataforma omnichannel de atendimento ao cliente e chatbots com inteligência artificial desenvolvida pela Cedro Technologies

PEOPLE: atendimento ao cliente com as vantagens da inteligência artificial

O PEOPLE é uma amostra de como a transformação digital tem trazido soluções relevantes para desafios do dia a dia de organizações. Com tecnologia de ponta, essa ferramenta possibilita o treinamento de bots e o atendimento humano intercalado sempre que necessário.

Então, uma empresa pode iniciar atendimento ao cliente com bot que se comunique de modo natural. E, se necessário durante o atendimento, acontece o transbordo para um profissional de forma rápida e segura. Uma opção para economia e melhor aplicação de recursos.

Para atendimento a clientes externos, bots são usados com sucesso tanto no contato de pessoas que ainda não contrataram a organização como em respostas a quem já é contratante e precisa de suporte. 

Em relação a clientes internos, chatbots servem para sanar dúvidas cotidianas dos colaboradores sobre férias, processos de admissão e demissão, regras de benefícios e muito mais no caso de Recursos Humanos. O mesmo acontece no departamento Financeiro, em relação a temas como regras de adiantamentos. E outras áreas também se beneficiam dessa tecnologia.

O PEOPLE emite relatórios que ajudam a compreender o uso dos canais de comunicação de modo simples e ainda pode ser integrado às principais ferramentas da atualidade, como WhatsApp, Telegram, Webchat, Microsoft Teams, Workplace e Facebook Messenger. 

O atendimento fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, se necessário. Conheça, agora mesmo, a plataforma de comunicação PEOPLE!

Recomendados para você

Pessoa interagindo com chatbot através de celular
Como os chatbots beneficiam o setor de turismo? ...
Pessoa utilizando um chatbot no celular
Atendimento premium: a importância de uma cultura orientada ao cliente ...
Mão de pessoa clicando em ícone projetado de gráfico
O que é API? Significado ...