As vantagens do fee-based para investidores e consultores financeiros

Rodrigo Santos

04 julho 2023 - 09:00 | Atualizado em 20 junho 2023 - 11:06

as-vantagens-do-fee-based-para-investidores-e-consultores-financeiros

O fee-based é um modelo de pagamento cada vez mais usado no setor de serviços financeiros. Nesse modelo, os clientes pagam taxas por serviços financeiros com base em conselhos dados, em vez de taxas baseadas em transações comerciais, por exemplo, pagar com base na compra de produtos financeiros oferecidos pelos consultores.

Apesar de ser um modelo popular, muitos empresários têm dúvidas. Pensando nisso, preparamos um post para apresentar tudo o que você precisa saber sobre ele. O que é, os benefícios e dicas de como usar esse modelo, são as informações que você vai encontrar. Confira! 

O que é o modelo fee-based?

Fee-based é um modelo no qual os prestadores de serviços cobram uma taxa com base em uma porcentagem dos ativos sob gestão ou uma taxa fixa pelos serviços prestados, em vez de receber uma taxa com base nos produtos financeiros que fornecem, tais como planejamento financeiro, de aposentadoria e gerenciamento de riscos.

Podemos ver esse modelo, na prática, neste exemplo: um consultor financeiro pode cobrar 1% dos ativos sob gestão para fornecer aos clientes serviços de consultoria financeira e investimentos.

Aplicações do modelo fee-based

Trata-se de um modelo que pode ser aplicado em vários serviços financeiros. Conheça os principais:

Gestão de fortunas

Os consultores financeiros fornecem uma gama de serviços, por exemplo, planejamento financeiro, tributário, de aposentadoria, planejamento patrimonial e de gestão de risco aos clientes. 

Nesse caso, o modelo fee-based é adequado porque alinham os interesses do consultor e do cliente. Como? Os consultores são incentivados a maximizar o valor das carteiras de seus clientes, pois isso permite que ambos tenham maiores lucros. 

Consultoria financeira

As empresas de consultoria financeira fornecem aos clientes aconselhamento e orientação sobre uma variedade de assuntos ligados a essa área, por exemplo, planejamento patrimonial e gestão de investimentos. 

Planejamento de sucessão

Assim como no caso anterior, no planejamento de sucessão, a remuneração baseada em honorários é também utilizada por profissionais para prestar consultoria e orientação a respeito de assuntos como planejamento tributário e estruturação jurídica, por exemplo. 

Vantagens do fee-based

Conheça, a seguir, os principais benefícios do modelo fee-based:

Alinhamento de interesses: os modelos baseados em honorários alinham os interesses do consultor com os do cliente, pois a remuneração do consultor está diretamente atrelada ao desempenho da carteira do cliente.

Transparência: o método fee-based é geralmente mais transparente do que os modelos baseados em comissões, pois os clientes sabem exatamente o que estão pagando e quanto estão pagando.

Conflitos de interesse reduzidos: como os consultores pagos não são remunerados com base em transações, é menos provável que eles recomendem negócios ou produtos desnecessários.

Flexibilidade: os modelos baseados em taxas podem ser estruturados de várias maneiras, dando aos clientes a possibilidade de escolher os serviços que melhor atendam às suas necessidades.

Previsibilidade: esse método geralmente envolve uma porcentagem fixa ou uma taxa fixa, fornecendo aos clientes uma estrutura de custos previsível.

Desvantagens do fee-based

Apesar de vantajoso, pois vimos que o modelo fee-based permite alinhar os interesses de consultores financeiros e clientes, ele também apresenta algumas desvantagens. Veja:

Potencial para conflito de interesses: os consultores podem ter um incentivo para recomendar produtos ou serviços de investimento com preços mais altos para aumentar sua própria remuneração, em vez de escolher opções que realmente atendam às necessidades do cliente. 

Barreira à entrada de pequenos investidores: alguns consultores pagos podem ter contas mínimas que dificultam o acesso de pequenos investidores a seus serviços.

Pressão para manter ativos sob gestão: consultores pagos podem ter um incentivo para se concentrar mais na acumulação de ativos em vez de fornecer o melhor conselho para atender às necessidades dos clientes. 

A importância de escolher o prestador de serviços financeiros certo 

Ao considerar o modelo fee-based, é importante escolher um prestador de serviços financeiros que corresponda aos seus objetivos e perfil de investidor. É essencial escolher um provedor que tenha o dever de agir em seu melhor interesse e seja transparente sobre suas taxas e serviços.

Isso garante que você receba aconselhamento financeiro de qualidade e adaptado às suas necessidades específicas e que as taxas cobradas sejam razoáveis. 

O modelo fee-based, ou baseado em taxas, é um dos mais usados ​​pelos operadores de investimento. Isso porque oferece muitas vantagens para consultores de investimentos, consultores financeiros e clientes. Uma delas é o alinhamento de interesses, permitindo a ambos obter retornos financeiros elevados.

Quer continuar por dentro de conteúdos como este, e assim melhorar a gestão dos seus ativos? Então não deixe de acompanhar as publicações em nosso blog!

Recomendados para você

Telas exibindo dados da Fast Trade
Plataforma Tape Reading Grátis Fast Trade ...
Pessoas em uma mesa analisando um relatório
Dados em tempo real: melhores decisões em investimentos. ...
Homem com gráficos na mesa com pilha de moedas em cima
O que é alavancagem financeira e como essa estratégia funciona ...