Guia completo de análises de investimento

Bruno Zago

13 dezembro 2022 - 11:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

analise-de-investimentos

A área de investimento está cada vez mais presente na realidade das empresas brasileiras. Com isso, é comum verificar ações cada vez mais agressivas em relação às aplicações. Entretanto, é preciso ter cautela e pesquisar muito antes de realizar qualquer ação importante.

Antes de realizar qualquer tipo de investimento, alguns requisitos devem ser muito bem pensados, como o momento da empresa, qual é o perfil do investidor, o tamanho do empreendimento e qual é o tipo de aplicação que deseja fazer.

Pensando nisso, a equipe da  Cedro Technologies preparou um Guia Completo de Análise de Investimentos. Confira a seguir!

O que é uma Análise de Investimentos?

É um conjunto de estratégias do mercado financeiro que auxilia na investigação das melhores oportunidades para aplicar o capital. A análise de investimentos é uma fase muito importante, pois nela será realizada a pesquisa de plataformas que poderão ser utilizadas, o método do investimento e se essas ações encaixam com a realidade da sua empresa.

Ainda durante a fase de análise e estudos será possível verificar qual será a principal forma de agir em relação aos pilares de investimento. Esses pilares são estratégias que permitem entender como será o desenvolvimento do plano de ação do investimento.

>> Saiba mais: 7 principais e melhores sites sobre investimentos

Pilares de investimento: rentabilidade, liquidez e risco

Existem vários fatores que ajudam na análise de investimento, porém existem três que são os principais para se levar em conta na hora de criar as estratégias financeiras. São elas: rentabilidade, liquidez e segurança.

Cada uma delas auxilia durante o planejamento das ações futuras em relação aos investimentos. Por isso, entender o que são e como se encaixam no perfil do investidor é importante para dar continuidade na análise do investimento. Conheça os pilares:

Rentabilidade

A rentabilidade é referente à quantidade investida em relação ao que se conseguiu de lucro. Nesta etapa o investidor vai verificar se o que foi investido de fato teve retorno ou se será necessário fazer novas análises sobre o resultado obtido.

Liquidez

A liquidez está diretamente relacionada ao prazo de retirada do investimento. Esse é um tipo de ação que fica disponível para retirada imediata ou a longo prazo. Porém, dependendo da escolha, o retorno não será tão efetivo.

Por exemplo, quando uma empresa pretende investir em uma ação com a opção de retirada do capital de forma imediata, isso significa que o lucro pode ser baixo, pois não terá muita variação. Em outro exemplo, quando o investidor opta por uma ação de retirada a longo prazo, ela poderá ter maior variação e lucro maior.

>> Confira: 8 regras de como ser um trader de sucesso

Risco

O risco é o grau de segurança do investimento. Nesse momento, o investidor poderá entender se vai adotar uma postura mais agressiva e aplicar um capital maior, ou se terá um perfil mais conservador e aplicará um valor seguro do capital para não correr riscos.

Ficou interessado? Então acesse o Blog da Cedro e confira mais informações sobre o universo do investimento. Entre em contato também com a nossa equipe de especialistas e saiba mais.

Recomendados para você

Tela inicial do aplicativo fast trade versão 3.0.0
Tape Reading na Guide Investimentos ...
Banner da Fast Trade
Plataforma de Cotação e Negociação – Haitong Securities c/ Fast Trade ...
Pessoa utilizando celular com caneta na mão analisando gráficos
Formas de investimento: o que é ETF e quais são suas vantagens e riscos? ...