6 ideias para uma gestão de talentos em TI eficiente

Patrícia Mourão

13 março 2020 - 11:28 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Pessoas em uma mesa de reunião utilizando dispositivos móveis e papel

O relatório sobre Tendências Globais de Talento do LinkedIn, divulgado em janeiro deste ano, mostra como empresas de diversos setores estão agindo para atrair e reter talentos. Os esforços são muitos e isso vale em especial para a gestão de talentos em TI, área com profissionais que constantemente buscam novos desafios. 

Fazer uma gestão que mantenha os colaboradores de sua equipe satisfeitos é fundamental para proteger os dados de sua companhia e facilitar decisões rápidas quando elas são necessárias. Para tornar mais simples esse engajamento, há ações que podem ser adotadas:

1 – Equilibre vida profissional e pessoal

Contar com flexibilidade na rotina de trabalho pode contribuir bastante para a satisfação dos profissionais. E um estudo da empresa de recrutamento Robert Half indica que profissionais de tecnologia têm os melhores níveis de equilíbrio entre vida pessoal e profissional. 

Ainda que não seja possível estender esse benefício a todos, pode ser uma ferramenta interessante de gestão de talentos em TI a concessão de horários flexíveis a aqueles que tiveram uma performance maior que a esperada.

Uma alternativa seria permitir que os colaboradores saiam mais cedo uma vez por semana, por exemplo. 

2 – Mantenha estímulo constante

Para um funcionário, trabalhar sempre com a mesma função sem que nenhum desafio seja proposto é desgastante. A boa gestão de talentos em TI inclui ter atenção a esse detalhe e criar possibilidade de motivação para o pessoal.

Reconheça as qualidades dos colaboradores e aproveite todas elas, na medida do possível. Eventualmente, um profissional de TI pode participar de um projeto em outras áreas que considere interessante, como marketing ou RH. 

Ou é possível até mesmo existir uma mudança de função – que, segundo o LinkedIn, aumentaram 10% dentro das organizações, seja por promoção, transferência ou mudança para cargos de mesmo nível com atribuições diferentes. 

Ouvir a equipe e utilizar bem o potencial dela vai deixar o ambiente mais motivador. O levantamento dessa rede social mostra que os profissionais permanecem, em média, 41% mais tempo em companhias com altas taxas de contratação interna. 

3 – Entenda o que importa para seus colaboradores

A pesquisa do LinkedIn revela que as experiências vividas pelo funcionário na empresa aumentam a retenção. E ainda traz o dado de que 77% das companhias entrevistadas estão focadas em melhorar essa vivência da equipe no local do trabalho.

Um detalhe valorizado por profissionais de todas as idades é estar em ambiente multigeracional, de acordo com esse estudo. Entre as organizações pesquisadas, 56% já atualizaram suas políticas de contratação para contar com funcionários de idades variadas. É interessante fazer essa busca, sob o risco de ficar para trás no mercado. 

4 – Encoraje aprendizado e desenvolvimento

Ter essa atitude é fundamental para ajudar o profissional de TI a ficar antenado com as tendências do mercado. Estimular funcionários a participar de projetos, frequentar cursos ou aprender com mentores é ótimo para engajar seu time.

5 – Compartilhe seus objetivos

Quando as equipes compreendem os objetivos da empresa e como cada colaborador é fundamental para alcançá-los, a tendência é que haja maior engajamento. Os funcionários vão ter a oportunidade de criar uma identificação com as propostas da organização e querer estar por perto para ver o que foi realizado.

Para manter os profissionais de TI mobilizados, procure estabelecer uma comunicação frequente com eles para que os resultados de boas práticas sejam compartilhados e os horizontes da organização sejam reforçados. 

6 – Foque em processos seletivos

Começar hoje a trabalhar para que seus profissionais do futuro permaneçam por bastante tempo na organização é muito importante em busca de impedir que as equipes comecem a perder talentos rapidamente. 

Fazer um trabalho aprofundado na seleção de pessoas vai facilitar a percepção de quais candidatos que buscaram uma oportunidade de contratação estão, de fato, dentro do perfil da empresa. 

Isso é essencial porque pessoas insatisfeitas acabam prejudicando o ânimo de todo o grupo, o que pode desmotivar outros talentos do time também. 

Investir em gestão de talentos em TI pode ser um desafio. No entanto, com atitudes e planejamentos como esses expostos, o trabalho tem tudo para ser recompensado com equipes motivadas por muito mais tempo. 

E uma ótima maneira de seguir pensando a gestão de pessoas em sua empresa é acompanhando o universo da gestão de talentos em TI no blog da Cedro Technologies!

Recomendados para você

Mãos segurando conjunto de aparelhos tecnológicos
Transformação digital: o potencial combinado das tecnologias ...
5 tendências tecnologias para 2024 e como elas vão impactar o mercado financeiro ...
Pessoa utilizando o email num computador em uma sala de reunião
A importância da Governança da Sustentação no processo de melhoria de serviços e ...