5 tendências tecnologias para 2024 e como elas vão impactar o mercado financeiro

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

O Gartner, líder em aconselhamento para empresas, apresentou as principais tendências tecnologias para 2024 e como as empresas devem se portar a elas.  

De acordo o Vice-presidente da instituição, é necessário estar atento às mudanças tecnológicas e socioeconômicas, para garantir que sua empresa irá agir rápido frente à necessidade de mudanças.  

Nesse texto, vamos alinhar as tendências tecnológicas ao mercado financeiro, e como as empresas do setor devem se adequar a elas.
 

Tendências Tecnologias para 2024 

O Gartner prevê 10 principais tendencias para o ano. Entre elas, destaca-se a Inteligência Artificial e a Segurança Cybernética, que já são temas recorrentes nas pesquisas da Instituição. 

  1. Inteligência Artificial Generativa Democratizada: A GenAI tem ganhado espaço nas discussões pela democratização de acesso a informações e dados. Até 2026, o Gartner prevê que mais de 80% das empresas usarão a GenAI e APIs para a garantir um modelo de tecnologia mais fácil e democrático;
  2. Gestão Contínua de Exposição a Ameaças: A CTEM prevê que as empresas avaliem constantemente a exposição e confiabilidade dos dados e ativos físicos e digitais. Garantir a gestão contínua faz com que seja possível prever ameaças antes de seu acontecimento, reduzindo possíveis danos e violações;
  3. Machine Customers: Ou chamados “custobots” são atores econômicos não-humanos que negociam e compram bens e serviços em troca de pagamento. Eles possuem potencial para agir como clientes e trará receitas de trilhões;
  4. Engenharia de plataformas: Se trata da engenharia de criar e operar plataformas internas de autosserviço. A engenharia de plataformas tem um time dedicado para atender às necessidades dos usuários e interagir com outras ferramentas e processos;
  5. Plataformas de Nuvem da Indústria: O Gartner prevê que mais de 70% das empresas usarão plataformas de Nuvem da indústria (ICPs) para acelerar suas iniciativas de negócios, o que representa um aumento em relação os 15% estimados para 2023. 

Essas tecnologias vão gerar grandes oportunidades para empresas e consumidores, e vão impulsionar a criação de inovações consideráveis em vários níveis da economia. Mas como essas tendências já impactam no setor financeiro? É o que vemos a seguir.  

 

 Previsões do mercado financeiro para 2024 

O ano de 2023 foi um bom ano para o mercado financeiro, de acordo com a Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), pessoas físicas movimentaram de R$5 trilhões de reais em bancos, corretoras e plataformas de gestão de ativos. Isso fez com que o índice IBOV alcance a maior pontuação em muitos anos.  

Pelo lado das empresas, as Fintechs foram os destaques de 2023 e para 2024 isso deve se manter. Aumentando a relação de parcerias entre Fintech e incumbentes, estimulando as M&As.  

Com a redução das taxas de juros e crescimento do PIB, projetado pelo Banco Central um crescimento de 1,8%, o setor tende a estar em alta em 2024. Além disso, destacam-se os olhares estrangeiros sobre o mercado brasileiro, que passou por um aumento de investimentos externos nos últimos meses de 2023, alcançando o maior patamar desde 2008.  

Para aproveitar a boa onda do mercado, algumas tecnologias vão apoiar nesses processos, veja quais são os principais para 2024.
 

Tecnologias para o mercado financeiro em 2024 

  1. Inteligência Artificial: A IA é capaz de analisar e gerenciar dados em grande escala, identificando oportunidades e ameaças nas corporações, por isso é essencial investir nessa tecnologia. Além de apoiar na prevenção de fraudes e personalizar serviços financeiros.  
  2. Tokenização: O processo de criação de tokens virtuais, é uma grande tendência no mercado financeiro. Com a transformação de ativos físicos ou virtuais em tokens é possível tornar o mercado mais acessível e eficiente.
  3. Drex: essa tecnologia permite uma descentralização na troca de ativos digitais, eliminando a necessidade de intermediário tradicionais, além de prometer maior segurança, transparência e eficiência. O Drex será a moeda digital oficial e tem previsão de entrar em vigor no final de 2024.
  4. Segurança e auditorias: Com o avanço na tecnologia, se torna necessário reforças também a segurança, segundo pesquisa da Deloitte, 70% das empresas prevê aumentar os investimentos em segurança. Além disso, as instituições de regulamentação do setor, como CVM e Bacen, também irão aumentar a cobrança de processos relatórios que tragam maior confiança ao mercado.
  5. Superaplicativos e autosserviços: A oferta de serviços passa cada vez mais ganhar destaque, por isso, as fintects vem ganhando força. A oferta de diferentes serviços eleva a diferenciação e melhora a experiência do cliente. Para isso é essencial contar com diferentes tecnologias e plataformas que apoiem a aumentar a gama de serviços ofertados. Grandes exemplos são, Pagbank, Nubank, Magalu e outros. 

Mesmo com bons motivos para acreditar que o ano de 2024 tende a ser bom para o mercado financeiro, esse setor é muito sensível a qualquer movimento interno e externo. Estar atento a tendências e investir em inovação e tecnologia, ajuda as empresas desse setor a mapear oportunidades e driblar possíveis ameaças.  

A Cedro Technologies é especialista em tecnologias para o mercado financeiro e conta com diversas soluções para apoiar empresas e consumidores nesses desafios. Uma de nossas soluções são as APIs Cedro que apoiam empresas a ofertarem serviços mais eficientes com menor custo de desenvolvimento. Quer conhecer melhor? Basta acessar aqui.

Recomendados para você

Pessoa utilizando aparelhos tecnológicos com símbolo de rede em primeiro plano
Como os bancos podem enfrentar o desafio omnichannel? ...
Homem com trajes sociais dando palestra em auditório
Dicas de relacionamento: Aprenda a falar com a equipe! ...
Moça usando computador, celular e tablet ilustrando IoT
Como a Internet das Coisas está revolucionando o setor financeiro? ...