Veja como a tecnologia do Big Data irá revolucionar o RH

Patrícia Mourão

21 janeiro 2019 - 08:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Pessoa com trajes sociais clicando em ícone projetado de usuário

No ritmo crescente da transformação digital, os projetos que utilizam os grandes volumes de dados são cada vez mais comuns e acessíveis para os mais diversos tipos de empresas. Trata-se do Big Data, um conjunto de tecnologias capazes de tratar grandes volumes de dados, estruturados ou não, de diferentes fontes e formatos, muitas vezes em tempo real.

O desafio se baseia justamente em capturar, tratar e analisar toda essa montanha de informações para extrair valores para a empresa ou para a própria gestão de pessoas. Com isso, é possível tomar decisões estratégicas, com resultados surpreendentes. É por isso que a tecnologia promete também revolucionar a gestão de pessoas e os departamentos de RH.

Quer saber mais sobre Big Data e como combiná-lo com o RH pode fazer maravilhas por sua empresa e seus funcionários? Então continue a leitura deste post!

Como o Big Data pode atuar no RH

Muitos dados de RH no passado não eram usados ​​ou, se usados, eram colocados em gráficos e tabelas como um pacote de desempenho corporativo. Se no marketing e nas vendas o Big Data é usado para reunir e analisar dados de clientes, na análise de talentos ele recolhe e analisa dados de empregados atuais e potenciais da empresa.

O objetivo, na maioria dos casos, é otimizar o que a companhia gasta com seus funcionários para saber, por exemplo, se o investimento feito está valendo a pena. Estas e muitas outras perguntas podem ser respondidas com a ferramenta. As respostas podem ser utilizadas para aprimorar diversos processos na gestão dos recursos humanos, como veremos nos tópicos a seguir:

Retenção de talentos

Uma das tarefas mais difíceis do RH talvez seja aumentar a retenção dos funcionários. As empresas com taxas de rotatividade altas acabam gastando um dinheiro precioso em colaboradores que não ficam muito tempo no quadro, desperdiçando recursos.

Com o Big Data, os profissionais de RH podem obter uma imagem mais precisa dos funcionários que estão deixando a empresa e se há algum padrão entre eles. Ao mesmo tempo, é possível identificar padrões entre as pessoas que optam por ficar na organização e chegar a um modelo que exalte esses pontos e evite as dificuldades em comum no primeiro grupo.

Processos de contratação mais inteligentes

Quando a empresa procura por novos funcionários, ela pode cruzar os dados fornecidos pelos candidatos com os de sites de empregos, além de mídias sociais como Facebook e LinkedIn. Tudo isso para encontrar pessoas com as qualificações pretendidas.

Qualidade na contratação

Para encontrar as pessoas certas para os setores adequados dentro da organização, o Big Data é um componente importante. Sua funcionalidade vai além de uma simples lista de critérios, uma vez que cada negócio é diferente.

Por meio da tecnologia, por exemplo, é possível descobrir se as pessoas que têm experiência de trabalho relevante são ou não mais inclinadas a ficar na empresa no longo prazo. Ou mesmo se a duração das experiências anteriores impacta no desempenho do empregado na atual função.

Avaliação de desempenho

A tecnologia pode ajudar ainda na avaliação de desempenho, com mais precisão, determinando, por exemplo, em quais períodos do dia a empresa produz mais.

Ainda é possível usá-la para identificar os funcionários com melhor desempenho, inclusive atribuindo outros fatores na avaliação. Por exemplo: em um banco o Big Data pode ser usado para verificar quem atende mais clientes, como também quem presta um serviço de melhor qualidade, evitando desgastes com clientes.

Assim, a empresa define que tipo de postura deseja de seus colaboradores por meio de incentivos, cursos ou outros recursos.

Empresas que se beneficiam do Big Data no RH

Veja a abordagem do Google para o gerenciamento de pessoas. A empresa  oferece aos funcionários refeições gratuitas, generosos subsídios de férias pagos, acesso a “soníferos” para cochilar durante o dia e espaço para cultivar frutas e legumes no trabalho.

Por quê? Não é porque a equipe de liderança do Google se sente muito bem com seus funcionários (ou, pelo menos, essa não é a única razão). Estas políticas e decisões foram baseadas no que os dados disseram ao Google: isso aumentaria a satisfação dos funcionários. E o valor para a empresa.

Embora a rotatividade de pessoal seja consistentemente alta no mundo da tecnologia, o Google foi eleito a melhor empresa para trabalhar em oito dos últimos 11 anos.

Outro exemplo é o Bank of America, que opera uma das maiores centrais de atendimento telefônico dos Estados Unidos. As unidades estão espalhadas pelo país e todas empregam funcionários que têm o mesmo perfil, recebem treinamentos padronizados e usam os mesmos sistemas.

Porém, havia discrepâncias de desempenho entre diferentes unidades. Então o Bank of America chamou uma equipe do Massachusetts Institute of Technology (MIT) para entender o porquê.

O Media Lab, do MIT, já havia criado um crachá inteligente, equipado com um acelerômetro (que identifica períodos de movimentação), microfones (que mede conversas) e sensores de proximidade (que registram as interações pessoais e os deslocamentos).

Com permissão dos funcionários, durante cerca de dois meses, o MIT mediu o comportamento de 80 atendentes. Os resultados surpreenderam. Os empregados que conversavam mais resolviam os chamados mais rapidamente e apresentavam índices mais baixos de estresse, indicador importante nesse tipo de emprego.

Com essas informações, o banco passou a permitir que mais funcionários tivessem intervalos ao mesmo tempo, para estimular as conversas informais. O resultado foi um ganho de produtividade estimado em US$ 15 milhões.

Novas tecnologias no RH

Há uma nova geração de tecnologias surgindo no setor de RH, com aplicativos sendo desenvolvidos bem diante de nossos olhos, para completar a transformação digital. Uma delas é a utilização de chatbots para ajudar na automação do setor. Com o uso de chatbots, o time de RH ganha tempo fazer interação humanizada e personalizada em situações mais necessárias, ao passo que questões mais simples são respondidas pelo robô.

Dentre as vantagens que o atendimento automatizado do RH pode garantir, estão redução de custos de telefonia e mais tempo livre para a equipe se dedicar a tarefas estratégicas. Além disso, gera alto nível de satisfação, atendimento em tempo integral e redução de custos com pessoas.

Se você tem interesse em implementar a transformação digital completa no RH de sua empresa, entre em contato conosco!

Recomendados para você

razões para estudar programação
10 razões pelas quais você deveria estudar computação, mesmo que não trabalhe na ...
Pessoas escrevendo em post-its colados em mural
5 dicas para o seu projeto de aplicativo não falhar! ...
Imagem de celular e redes envolvendo cibersegurança
Por que o governo sempre erra na questão de cibersegurança? ...