Entenda as vantagens de um site Mobile First

Rogério Marques

25 abril 2017 - 12:37 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:42

Pessoa usando celular

Um estudo recente, realizado pela Fecomércio/RJ, concluiu que 69% das pessoas que acessam a Internet utilizam o seu smartphone. Ou seja, quase 30 anos depois da popularização da Web, os computadores pessoais começam a se tornar obsoletos quando o assunto é acesso à rede. E é por isso que as empresas têm investido no conceito de Mobile First.

O que é Mobile First?

Você já teve a sensação de acessar um site por meio do seu computador e, quando precisa utilizar o mesmo endereço no celular, você dá de cara com uma interface toda confusa?

Pois é, o mobile first é um conceito que vem crescendo no mercado, no mesmo ritmo da utilização dos smartphones, e que demonstra que as empresas precisam investir na construção de seus sites primeiro para plataformas móveis e depois para computadores.

O mobile first começou a ser estudado mais a fundo com o desenvolvimento dos aplicativos para celular, a partir da popularização dos Smartphones. Cada vez mais, fica claro que essas pequenas telas devem ser priorizadas pela tecnologia da informação, pois é por meio delas que as pessoas vêm utilizando as funcionalidades desenvolvidas.

Por que construir um site para smartphones?

Até hoje, a ordem natural da construção de sites era o desenvolvimento para computadores e a sua consequente adaptação para plataformas móveis. O resultado do trabalho jamais foi satisfatório, pois forçava os desenvolvedores a comprimir as informações de uma tela grande para uma tela menor.

O conceito de mobile first mostra que é muito mais fácil desenvolver sites e aplicativos para que sejam bem-apresentados nas telas de touch screen dos telefones celulares. A adaptação para telas maiores é muito mais fácil e orgânica.

O mobile first também permite uma experiência muito mais informativa e agradável para o usuário, muda os parâmetros de priorização de informações, traz mais usabilidade e acessibilidade. Além, é claro, da maior disponibilidade, uma característica já embutida no conceito de smartphones, que estão sempre à mão.

Quais aplicativos largaram na frente?

Existem alguns aplicativos que já foram desenvolvidos diretamente para celular, embora tragam funcionalidades que, em algum momento, foram pensadas para computadores.

Veja alguns exemplos de quem já é mestre no mobile first:

WhatsApp

Lembra-se de quando você utilizava o ICQ ou o MSN Messenger para bater papo com seus amigos? Pois é, esses aplicativos foram desenvolvidos para serem utilizados no computador, mas já desapareceram do mercado.

O WhatsApp traz a mesma filosofia dos anteriores, porém com uma interface totalmente desenvolvida para ser utilizado em Smartphones — um ótimo exemplo de mobile first.

Atualizado em Jan/2019: Conheça também as possibilidades do WhatsApp Business API.

Waze

O Google Maps é um excelente aplicativo e pode ser usado tanto em computadores quanto em celulares. Mas o que dizer do Waze? O GPS colaborativo foi pensado exclusivamente para rodar em celulares e já possui mais de 3 milhões de usuários só no Brasil.

Instagram

Uma rede social baseada em imagens para ser usada e consultada a qualquer momento. Assim nasceu o Instagram, desenvolvido dentro do conceito mobile first. Hoje já são mais de 500 milhões de usuários no Brasil.

MyPush

O MyPush é um aplicativo criado pela Cedro também no conceito mobile first para ajudar empresas a se conectarem com serviços inteligentes a seu público. O app é gratuito e cheio de recursos: sua empresa cria um canal próprio e tem acesso a notificações por push, serviços de geolocalização, RSS e muito mais.

Viu só como você não pode ficar de fora do mobile first? Agora que você já conhece o conceito, que tal ler um pouco sobre o Progressive Web App? Aproveite!

Recomendados para você

Mulher utilizando computador e verificando dados em folha de papel
10 tendências de TI para o mercado financeiro ...
Pessoa analisando código fonte em um MAC
A importância de aplicar testes automatizados na sua instituição ...
Imagem de tela exibindo códigos de programação
Angular: One framework – Mobile & desktop ...