Risk Cedro otimiza processos de risco na corretora Vítreo

Vitor Precioso

29 setembro 2022 - 14:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:35

Escritório da Vitreo

Fundada em 2018 como gestora de investimentos, a Vítreo logo identificou no mercado uma grande oportunidade de dar acesso a vários tipos de investimentos aos interessados. O principal desafio, desde a sua fundação, foi encontrar um caminho para atingir a velocidade do mercado oferecendo produtos com inovação e tecnologia.

Recentemente, a Vítreo foi unificada com a Empiricus Investimentos. A plataforma com R$ 14 bilhões sob gestão e 200 mil investidores é conhecida por oferecer uma ampla gama de produtos, desde os mais tradicionais aos mais específicos.

Para a Vítreo, esta mudança foi natural, já que nasceu com o objetivo de executar as ideias trazidas pela Empiricus. Na verdade, a plataforma surgiu para atender à demanda do assinante Empiricus, dando-lhe mais facilidade para implementar recomendações de investimento.

Os efeitos dessa mudança afetam também o dia a dia do negócio, na forma de maior unificação entre as equipes da Vítreo e Empiricus Research. Hoje, a Vítreo trabalha com mais de 250 fundos que dão acesso aos mais diversos tipos de investimentos como urânio, petróleo, criptomoedas, entre outros.

Desde sua fundação, a Vítreo Investimentos contou com a parceria da Cedro Technologies para a implementação de seu sistema de risco, o Risk Cedro. Leia o case e conheça o projeto.

Como a Cedro foi fundamental para a Vítreo

Segundo Marcel Andrade, head de renda variável, o grande diferencial da Vítreo é a variada gama de produtos oferecidos com transparência de atuação.

“Não temos conflito de interesses, pois todo tipo de fundo, seja administrado por nós ou por terceiros, tem a mesma taxa de administração. Temos várias ferramentas que auxiliam o cliente na tomada de decisão e durante o processo de investimento,  como a calculadora de IR, plataformas gratuitas on-line, com custo zero. É isso que faz da empresa uma das corretoras que mais cresce no país com tantos clientes satisfeitos,” destaca Andrade.

Para que a corretora tivesse uma estrutura tão robusta, em tão pouco tempo, a parceria com a Cedro foi fundamental, já que a desenvolvedora ofereceu o que há de melhor e mais recente em termos de tecnologia.

A Cedro implementou na Vítreo a plataforma OMS (Order Management System), cujo foco se baseia no roteamento de ordens. O principal objetivo da solução é centralizar e gerenciar as ofertas enviadas para a B3, corretoras e outros mercados, assim como executar negócios em Fundos, Renda Fixa, COE e Tesouro Direto.

“Precisávamos de um sistema que acompanhasse o dinamismo do mercado, para fazer mudanças quando necessário e gerar resultados quase que em tempo real. E a solução que nos auxiliou foi o Risk Cedro”, destaca Andrade.

Solução para gerenciamento de risco, o Risk Cedro é indicado para controle de posições e risco de corretoras (sell-sides) e também de buy-sides como mesas proprietárias, clientes e fundos.

Homologado e certificado para atender aos mercados BM&FBOVESPA, o Risk Cedro é integrado à solução de OMS e pode atuar como risco pré-trading e no pós-trading, validando as ofertas antes de enviá-las ao mercado e monitorando todas as operações dos clientes em tempo real. 

Permite ainda diversas configurações para alavancagem de clientes e controle em tempo real de risco, posições, lucro/prejuízo por operação, por custódia, lucro/prejuízo de posições fechadas ou em aberto no mercado, além de zeragem automática.

“A flexibilidade que a ferramenta me traz para fazer alterações, de acordo com os movimentos do mercado e o tipo de cliente é o que nos possibilita ter mais assertividade e ajudar o cliente a tomar a melhor decisão”, garante Andrade.

Segundo o executivo, isso reduz muito qualquer tipo de problema. “Já trabalhei em corretoras em que tínhamos de reiniciar o sistema quando ocorriam problemas”, conta.

Como a corretora já nasceu com o Risk Cedro, todo o modelo de negócio foi baseado nas soluções da Cedro. “Muitas vezes, ajustes precisam ser feitos, que dentro de um prazo alinhado são entregues. Nunca deixamos de fazer algo por algum tipo de limitação do sistema da Cedro. Não fizemos mudanças de implementação, pois fomos construindo a corretora a quatro mãos”, revela o executivo.

Além disso, ele destaca a integração com o Sinacor e com a experiência do cliente oferecida nas telas. “Isso nos passa tranquilidade, no sentido de que podemos acelerar porque o sistema responde perfeitamente. O maior apoio que temos da Cedro é saber que podemos acelerar nossos times de negócios, porque o sistema é robusto”, garante Andrade.

Porquê escolher o Risk Cedro para sua corretora

Integrado à solução da OMS (Order Management System), o Risk Cedro possui diversas funcionalidades que auxiliam diariamente as corretoras, permitindo a centralização de toda a gestão de risco e controle operacional. São elas:

  • Controle total das ordens da corretora;
  • Risco pré-trade e pós-trade;
  • Integração com o Sinacor;
  • Gerenciamento de usuários finais, assessores e administrativos;
  • Relatórios (extrato financeiro, saldos, custódia, notas de corretagem);
  • Relatório para assessores (rankings, corretagem, clientes, devedores e vendidos);
  • Diversos recursos de risco (travas de alta, travas de baixa, lançamento coberto);
  • Leitura de termo, BTC, liquidações de termo, garantias, margens;
  • Possibilidade de alavancagem;
  • Zeragem automática;
  • Monitor de risco.

Integrada às principais soluções de backoffice como Sinacor, Sisfinance, Britech e Virtual, o Risk Cedro permite consolidar toda a posição do cliente dentro do sistema, ou seja: ações, futuros, produtos de renda fixa, fundos, tesouro direto, ouro, commodities, moedas e outros.

Todas as operações realizadas pelos clientes da corretora, independentemente da plataforma utilizada, podem ser visualizadas no sistema por meio da conexão FIX (Financial Information eXchange). Além disso, permite que diversos sistemas possam se conectar, sejam proprietários ou de mercado, com as sessões dropcopy da B3.

Se sua corretora está precisando investir em tecnologia financeira e escalar a operação com segurança, entre em contato com os especialistas da Cedro e conheça a solução de gerenciamento de risco, o Risk Cedro.

Recomendados para você

Banner da SmarttBot
Robôs de investimentos: o case da fintech SmarttBot ...
Homem em trajes sociais utilizando celular
InfoMoney lança aplicativo com tecnologia Anywhere, da Cedro ...
Banner da QUANTSIS Tecnologia para o mercado financeiro
Como a fintech Quantsis se posicionou na indústria financeira ...