Plataformas de investimentos e a experiência do usuário

Bruno Zago

27 julho 2016 - 17:30 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:40

Homem sorrindo de camisa social segurando um caderno

Os Home Brokers são plataformas eletrônicas que permitem aos usuários realizar investimentos por meio de um sistema digital, geralmente via browser ou mobile. Os últimos 5 anos para o segmento de Home Broker no Brasil têm sido desafiadores. O segmento foi fortemente impactado pela recessão econômica brasileira que levou muitas corretoras a reverem seus modelos de negócio, investimentos em tecnologia e até mesmo o próprio negócio.

Os sistemas de Home Brokers tiveram início no Brasil em 1999 com o objetivo de incentivar o desenvolvimento do mercado de capitais e em 2008 se disseminaram rapidamente com o crescimento da economia brasileira. Em 2011, havia no Brasil cerca de 70 Home Brokers sendo ofertados. A maioria deles por corretoras, distribuidoras, bancos e alguns outros pelos agentes autônomos interligados à corretora.

A partir de 2011, com um cenário mais desafiador para a economia brasileira, muitos clientes deixaram de operar via Home Broker e o número de clientes caiu e isto inviabilizou o negócio em diversas instituições financeiras. Este cenário se tornou mais caótico com o passar do tempo. Algumas instituições, na tentativa de sobreviverem e crescerem, optaram pela estratégia de foco no preço do que na inovação e diferenciação. Então, reduziram margens operacionais e comissões (corretagem), o que culminou em prejuízos milionários para diversas corretoras.

Como em qualquer mercado, a relação oferta versus demanda é soberana. Até 2011 muitas instituições já haviam investido em negócios de Home Brokers, porém utilizando praticamente os mesmos sistemas, funcionalidades e modelos de negócios. Com o passar do tempo, estes sistemas e modelos se tornaram comoditizados. Assim, os clientes sem perceberem diferenciação entre um serviço de Home Broker e outro, passaram a buscar simplesmente preços, migrando de um Home Broker para outro.

Porém, como em qualquer mercado, há aqueles que superam a crise e conseguem crescer

A história nos mostra que o foco exclusivamente no preço não constrói riqueza. Após alguns anos analisando a atual situação do mercado, podemos constatar que as instituições que focaram na diferenciação e inovação lograram melhores êxitos do que aquelas que se apoiaram na estratégia de preços baixos.

A indústria se diferenciou de diversas maneiras. Algumas focaram em novos produtos de investimentos, outras na estratégia de educação financeira, em sistemas self-service totalmente digital, outras em relacionamento pessoal com a abertura de diversos escritórios e outras em serviços consultivos e análise de investimentos para apoiar a decisão dos clientes. Além da diferenciação da estratégia, algumas instituições passaram a focar na experiência do usuário (UX) e isto gerou um novo ciclo virtuoso para estas.

Plataformas de investimentos e a influência de UX

A experiência do usuário, do inglês User Experience (UX), envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um determinado produto, serviço ou sistema. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experiências significativas e valiosas de interação humano-computador e propriedade do produto (Fonte: Wikipedia). Assim, as instituições financeiras que se preocuparam em entender seus clientes (o que chamamos de Personas) puderam desenvolver melhores serviços de software e atendimento focados em seu público. Criaram serviços mais inteligentes, serviços digitais (Mobile First) e ambientes de fácil uso.

Esta é uma mudança importante que vem acontecendo no cenário de desenvolvimento de software: está se pensando mais em experiência de usuário do que em interfaces. O foco da produção se encontra agora no modo como as pessoas utilizam os sistemas e de que maneira tornar tudo isso mais positivo para todos os envolvidos.

Dentro deste conceito, diversas soluções, serviços para o varejo (Home Broker) e para o mercado financeiro, têm se destacado no mercado como a Magnetsis Investimentos, Vérios Investimentos, XP Investimentos, Toro Investimentos, EasyInvest, Rico.com.vc, Terra Investimentos e outros. Do lado de informação e análise podemos citar a Empiricus e como aplicativos a plataforma MyPush app e InfoMoney app, estes dois últimos foram desenvolvidos pela Cedro Technologies. Estes são apenas alguns exemplos de soluções e serviços que têm focado esforços em melhorar a experiência dos usuários.

Leia também sobre 5 razões para pensar na experiência do usuário em projetos de apps e conheça mais sobre as tecnologias Cedro para serviços de Home Broker e investimentos.

Esta tendência de focar na Experiência do Usuário permitirá que a indústria financeira se renove e ofereça melhores serviços de Home Broker. Ainda permitirá que dezenas de Fintechs (Startups de tecnologia com foco em serviços financeiros) possam surgir e prover serviços diferenciados.

Na Cedro, criamos uma divisão dedicada à Experiência do Usuário, especializada em mercado financeiro. Isto tem possibilitado que agentes autônomos, corretoras, assets, financeiras, bancos, seguradoras e outros participantes do mercado possam utilizar nossas soluções agregando diferenciais competitivos. Entre em contato e entenda como podemos ajudar.

Recomendados para você

Ilustrações de um OMS (Order management system)
O que é Order Management System – OMS? ...
Tela exibindo um gráfico que possui ascendências e quedas
Saiba como validar as conexões do Fast Trade ...
designer desenvolvendo telas de aplicativos em um computador
Diferenças entre UX, UI e Visual Design ...