Veja como o Data Engine apoiou a área de cadastro da Guide

Vitor Precioso

24 junho 2021 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:28

Empresário vestido informalmente trabalhando em seu computador

Uma plataforma de onboarding digital pode ser muito mais do que você imagina. Por isso, convidamos a Guide Investimentos para explicar melhor sobre isso.  

A Guide Investimentos, escolheu o Data Engine para fazer todo o processo de onboarding digital da empresa. Desde o cadastro online e validação até a classificação de risco exigida pela CVM – Comissão de Valores Mobiliários.  

Todos esses processos trouxeram inúmeras melhorias para a área de cadastro da Guide. Saiba quais foram elas.  
 

Guide Investimentos 

A Guide Investimentos foi fundada em 1967, buscando entregar a melhor curadoria de produtos com alta performance para cada um dos seus clientes. 

Em 2018 passou a fazer parte da Fosun, um grande conglomerado chinês que investe no mundo todo, estruturado como uma holding de investimentos. 

Hoje possui presença de assessores-guias em mais de 40 cidades brasileiras. Um portifólio diversificado com mais de 450 produtos, é uma das 3 corretoras Dealers do Tesouro Nacional e do Banco Central. 

Com a Cedro, por meio do Data Engine, a parceria já dura vários anos. Diante de tantas transformações no mercado de capitais brasileiro, surgiram algumas necessidades que foram atendidas pelo Data Engine. Vamos entender um pouco sobre elas agora.  
 

Transformação digital no processo de cadastro 

O processo de cadastro online foi ganhando mais força juntamente com o Internet Banking. De acordo com alguns dados da Febraban, de 1998 a 2004, os procedimentos em Internet Banking quase dobraram. Hoje, já corresponde a quase 50% de todas as transações financeiras.  

Logo, as instituições financeiras tiveram que se adequar às movimentações do mercado. E com a Guide Investimentos não foi diferente.  

A Guide Investimento buscava uma plataforma para fazer o seu processo de cadastro digital. Foi quando encontrou o Data Engine e assim deu início a essa parceria.  

Eles buscavam uma ferramenta que tornasse todo o processo de onboarding mais digital e dinâmico. Além disso, também buscavam otimizar o processo de validação cadastral.  

E com o Data Engine conseguiram fazer as duas coisas em uma única plataforma.  

Com o Data Engine, a Guide conseguiu modernizar e digitalizar o cadastro online dos seus clientes e também o processo de validação cadastral, tornando o Data Engine, a principal ferramenta no processo cadastral da empresa.  
 

Demandas normativas e CVM 617 

Com a evolução da empresa e do setor de mercado de capitais surgiram novas demandas. De acordo com a Ingrid – Gerente de Cadastro – um dos pontos principais em relação à parceria com a Cedro Technologies e o Data Engine é a liberdade que encontra de sugerir novas melhorias para o produto e vice-versa.  

Com a nova instrução da CVM – Comissão de Valores Imobiliários – a CVM 617, surgiu a necessidade da Guide de incluir uma classificação de risco dos seus clientes. A nova deliberação coloca regras mais claras em relação a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e Financiamento ao Terrorismo.  

De acordo com a Ingrid, a Guide até buscou no mercado novas ferramentas para elaborar essa solução, porém sabe que encontra uma parceria de confiança no Data Engine.  

Nesse momento, foi criado, a quatro mãos todo o processo de Classificação de Risco da Guide Investimento. O processo já existia, porém era limitado a apenas “aprovado” ou “não aprovado” e juntamente com o Data Engine, foi criado toda uma pontuação e score para cada cliente com base nos critérios da Guide e do processo interno deles. 
 

Impactos e benefícios 

Desde que implementaram o Data Engine como principal ferramenta de cadastro digital, muitos processos foram aprimorados.  

Inicialmente fizeram algumas melhorias no fluxo de cadastro, principalmente no que diz respeito a fontes usadas. Em 2019, a Guide usava uma fonte de validação que tinha um custo mais alto, e por indicação do Data Engine, optaram por uma outra fonte com um custo menor e que atendia o processo, trazendo benefícios financeiros e processuais.  

De acordo com a Ingrid, dificilmente ocorre algum problema no processo cadastral dele. O tempo total de cadastro na Guide, desde o onboarding até a validação e aprovação, dura em média 10 a 12 minutos. Toda a solução funciona muito bem e oferece uma boa experiência para o cliente.   

Quer conhecer o Data Engine? Basta acessar abaixo. 

{{cta(‘679009ed-429d-4705-96d8-b348203b0b1d’,’justifycenter’)}}

 

Recomendados para você

Ilustração de fábricas e empresas
API Ações Judiciais – Pessoas e Empresas ...
Pessoas em sala de escritório tendo uma reunião
Pendentes de Aprovação: série Esteiras de Backoffice ...
Imagem ilustrativa de um webinar da data engine sobre lgpd
Como as empresas brasileiras estão se preparando para a implementação da LGPD? ...