Dados de benefícios do governo: qual a importância para uma empresa?

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Em um mercado globalizado e altamente regulado, a conformidade com as normas se tornou uma missão crítica para as empresas, em especial para as instituições financeiras.

O uso estratégico de informações governamentais – especificamente, dados de benefícios do governo – é uma parte importante dessa missão. Esses dados podem ajudar as empresas na prevenção de fraudes, gerenciamento de riscos e fortalecimento da integridade operacional.

Neste artigo, vamos explorar a relevância desses dados e entender os principais benefícios governamentais. Continue a leitura!

Entendendo os benefícios do governo

Os benefícios governamentais são programas de assistência social projetados para fornecer suporte financeiro a indivíduos e famílias em várias situações, como baixa renda, desemprego ou circunstâncias especiais, como desastres naturais ou condições de trabalho adversas.

Esses benefícios são importantes para diminuir a desigualdade social e promover o bem-estar econômico de milhões de pessoas. Os principais programas são:

  • Bolsa Família: Programa destinado a reduzir a pobreza, fornecendo assistência financeira a famílias necessitadas.
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): Assistência para idosos e pessoas com deficiência em situação de pobreza.
  • Garantia Safra: Auxílio dado a agricultores em caso de perda de safra devido a fenômenos climáticos.
  • Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): Iniciativa para remover crianças e adolescentes do trabalho precoce.
  • Seguro Defeso: Assistência a pescadores artesanais durante os períodos em que a pesca é proibida.

Além desses benefícios, o Brasil implementou outros dois programas entre 2020 e 2022, que já foram encerrados:

  • Auxílio Emergencial: Criado para fornecer suporte durante a crise da pandemia de COVID-19.
  • Auxílio Brasil: Substituto do Bolsa Família no período, busca apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade.

Importância dos dados de benefícios do governo para as empresas

Os dados relacionados a esses programas são um componente importante no kit de ferramentas de compliance de qualquer instituição financeira. Eles permitem que as empresas verifiquem possíveis fraudes ou inconsistências nas informações fornecidas por clientes e parceiros.

De forma resumida, os dados de benefícios governamentais são fundamentais para:

Prevenção de fraudes: Permitindo a checagem da renda e condição financeira dos clientes, esses dados ajudam a descobrir e impedir fraudes, como o recebimento de benefícios em duplicidade ou a falsa declaração de informações financeiras.

Cumprimento de regulamentações: Os dados auxiliam na observância das normas governamentais, por meio de estratégias de Know Your Client (KYC), facilitando o monitoramento de atividades suspeitas e a preparação de relatórios necessários, promovendo operações mais transparentes e seguras.

Gestão de riscos: O acesso a informações confiáveis sobre benefícios governamentais possibilita que as instituições financeiras identifiquem e previnam riscos em potencial, protegendo seus ativos.

Integridade das operações: Os dados corroboram a legitimidade das transações financeiras, consolidando a confiança dos clientes e a reputação da instituição com base em responsabilidade e ética.

Otimize o compliance da sua empresa com dados de benefícios do governo

A plataforma Data Engine Cedro se destaca como uma ferramenta de consulta e validação que automatiza o processo de verificação de dados cadastrais e de benefícios do governo.

A integração desses dados oferece múltiplos benefícios para as instituições financeiras, incluindo aprimoramento da análise de risco, validação da informação de renda, e suporte na tomada de decisão para concessão de crédito.

Além disso, é um reforço contra o recebimento de informações falsas e ajuda a assegurar que a instituição não seja parte inadvertida de esquemas de fraude.

O Data Engine Cedro contempla os seguintes dados de benefícios governamentais:

Auxílio Brasil: Consulte informações sobre os benefícios já sacados através do NIS e a data de competência.
Auxílio Emergencial: Verifique se um cliente recebeu esse auxílio e obtenha detalhes sobre o benefício.
Bolsa Família disponível: Consulte os dados de saque disponíveis do Bolsa Família para uma determinada pessoa em uma data de competência.
Bolsa Família sacado: Verifique o benefício Bolsa Família já sacado por uma pessoa em uma data de competência.
Benefício Prestação Continuada (BPC): Consulte se a pessoa é beneficiária dessa garantia direcionada a idosos com 65 anos ou mais e a pessoas com deficiência em situação de baixa renda.
Garantia Safra: Verifique o recebimento da assistência financeira temporária a agricultores com renda familiar limitada.
Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI): Conjunto de ações para retirar crianças e adolescentes menores de 14 anos do trabalho precoce. Consulte os dados de benefício de uma pessoa.
Seguro Defeso: Consulte o recebimento da assistência financeira temporária para pescadores profissionais artesanais durante o período de defeso.

O uso de dados de benefícios do governo é uma prova de que as instituições financeiras estão adotando uma abordagem proativa para proteger seus interesses e os de seus clientes.

O Data Engine Cedro serve como uma ponte entre a necessidade de compliance e a execução eficaz da estratégia de negócios, garantindo que as empresas permaneçam resilientes e responsáveis em um ambiente de mercado cada vez mais complexo e regulado.

Clique aqui e converse agora mesmo com nossos especialistas!

Recomendados para você

Pessoa utilizando o computador e fazendo anotações ilustrando uma análise de fraude
Análise de fraude e KYC: quais as diferenças entre eles? ...
Pessoa digitando no computador e símbolos ilustrando vendas online
Fraude no e-commerce: conheça 5 tipos e como evitar ...
Imagem ilustrativa de um webinar da data engine sobre lgpd
Como as empresas brasileiras estão se preparando para a implementação da LGPD? ...