Como criar um Chatbot com o People

Vitor Precioso

13 janeiro 2017 - 09:01 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:43

Pessoa analisando dados e segurando lâmpada

Como criar um Chatbot para o seu negócio ou empresa? Também conhecidos como bots, os Chatbots são pequenos robôs (bot vem de “robot”) que interagem com as pessoas em chats — como no Facebook, no WhatsApp com WhatsApp Business API, no Skype e outros. Os chatbots são programas de computador, ou seja, robôs virtuais, que usam inteligência artificial e imitam conversas humanas em bate-papos.

People: Inicie o desenvolvimento de seu Chatbot

People: A Cedro Technologies é provedora da plataforma People que possibilita a criação de Chatbots.

Propósito para criar um Chatbot

Eles auxiliam o usuário, hoje em dia, em uma série de atividades que até há bem pouco tempo necessitavam de intermediação humana. Se você já ligou para a companhia telefônica para pedir um conserto ou mesmo pediu um táxi ou uma pizza por um aplicativo, por exemplo, já interagiu com um chatbot.

Muitos desses bots ainda usam técnicas simples de inteligência artificial e têm como base perguntas predefinidas e comandos fechados. Se recebem algo fora do previsto, se desculpam e informam que não entenderam o pedido. Até que o usuário envie algo que esteja dentro das regras programadas.

As startups no papel de empresas inovadoras que acompanham os avanços tecnológicos, se ainda não fizeram, precisam olhar de perto para suas possiblidades e vantagens. Mas como analisar se meu negócio precisa de um chatbot e como implementar?

Acompanhe as etapas para criar um chatbot

1 – Definir uma Plataforma para criar um Chatbot

Para se criar um Chatbot é preciso ter uma plataforma de Chatbots ou construir a tecnologia do zero. A Cedro Technologies é provedora do PEOPLE. Para conhecer mais sobre a ferramenta, entre em contato com um de nossos especialistas.

2 – Definir propósito para um Chatbot

Antes de tudo é importante saber o propósito do bot e como ele irá ajudar seus usuários. Vai resolver um problema real ou fazer diferença para o seu negócio?

3 – Identificar intenções (tópicos de assuntos)

Definido o propósito do seu bot, é hora de identificar os assuntos que ele precisa entender para ser capaz de responder de forma assertiva o usuário. Sua fala deve ser formal ou informal? Deverá armazenar quais informações do usuário? Quais serão as premissas de cada função do bot?

3 – Simular diálogos

É importante simular diálogos para cada tópico. Um que seguirá um fluxo principal e outro pensando em fluxos alternativos.

4 – Refinar navegação entre tópicos e definir profundidade

O próximo passo é mapear como o bot entenderá os tópicos (intenções) que você definiu na etapa anterior. O robô vai aprender com “frases exemplo” a identificar a intenção do usuário e responder ou direcioná-lo da melhor forma. É recomendada a utilização de uma ferramenta de linguagem natural que será treinada com várias frases para se aperfeiçoar. O LUIS da Microsoft é um exemplo. O LUIS é um dos principais serviços cognitivos utilizados na plataforma PEOPLE.

5 – Mapear árvores de conversas

Com base nos tópicos definidos, intenções e frases de direcionamento, podemos mapear árvores de conversas.

6 – Mapear as origens de informações do Bot

É preciso identificar onde o bot consultará as informações para responder ao usuário. Será de um banco de dados, por exemplo?

7 – Definir canais para o seu Chatbot

Defina os canais pensando em quais serão mais estratégicos para o seu negócio. Facebook Messenger, Telegram, Whatsapp, blog, aplicativo, entre outros.

Quer implementar? Como criar um Chatbot?

Entre em contato com nossa equipe comercial agora clicando aqui e conheça o PEOPLE!

Recomendados para você

Símbolo de rede conectando pessoas
PEOPLE: conheça a plataforma omnichannel da Cedro Technologies ...
Mão robótica usando um tablet
Chatbots: como será a interação entre empresas e consumidores no futuro? ...
Pessoa assinando contrato elaborado por robô
Por que devemos debater mais sobre a ética na IA ...