Como aplicar KPIs e OKRs na gestão de TI

Rogério Marques

30 julho 2019 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas utilizando computadores em mesa de reunião

Qualquer estratégia rumo à transformação digital precisa utilizar indicadores e métricas para avaliar resultados. Hoje fala-se muito dos KPIs (Key Performance Indicators) na gestão de um departamento de TI. Mas sabia que os OKRs (Objectives and Key Results) também podem ajudar demais?

Os KPIs  (em português, Resultados-Chave de Desempenho)  dizem respeito a métricas que utilizam fórmulas para chegar a um resultado. Já os OKR  (Objetivos e Resultados-Chave) estão ligados à definição de objetivos centrais e suas fragmentações em etapas, sendo mais relacionado às metas.

Se você quer entender melhor as diferenças entre os conceitos e as formas de uso, este artigo é para você. Continue a leitura, entenda como aplicar os indicadores e descubra qual é o formato mais indicado para a sua gestão!

Entendendo e aplicando os KPIs na gestão

Os KPIs se destacam dos indicadores disponíveis porque é um sistema mais apurado para entender os resultados. Eles envolvem o uso de fórmulas específicas para chegar aos valores adequados de análise, com resultados brutos para fazer o contraponto entre pelo menos duas métricas.

Por trazerem dados mais consistentes, são bastante eficazes para avaliar os resultados das estratégias e formular novas diretrizes de atuação em meio à transformação digital. Existem vários tipos de KPIs e a aplicação depende do objetivo do gestor.

Mas não se empolgue: o recomendado é escolher apenas uma quantidade limitada para adotar na sua gestão. O excesso de indicadores não só torna o processo mais demorado como pode complicá-lo. Uma quantidade interessante é em torno de 5 métricas.

Os KPIs devem ser avaliados com periodicidade, permitindo aplicar avanços constantes para a transformação digital. Ao apresentar os resultados à equipe, vocês podem trabalhar em conjunto para buscar resultados sempre melhores, identificar as falhas, melhorar a experiência do cliente e reformular estratégias.

Para você entender um pouco mais sobre os principais KPIs, separamos alguns conceitos a seguir.

Retorno de investimento (ROI)

O ROI é um indicador muito conhecido no mercado e mostra uma análise sobre lucros ou perdas do capital investido em uma ação em determinado tempo. Ele é muito usado para avaliar se vale a pena seguir com determinado projeto ou não, identificando se os rendimentos justificam os esforços aplicados. A fórmula de cálculo é a seguinte:

ROI = (Ganho obtido – Investimento) / Investimento

Turnover

O turnover  se refere à rotatividade de funcionários na equipe. O indicador mostra ao gestor a capacidade que a empresa tem de manter os colaboradores, o que traz insights para avaliar o que pode ser melhorado na equipe. A fórmula para o turnover é a seguinte:

{ [(demissões + admissões) / 2] / nº de funcionários} x 100

Ticket médio

O ticket médio é a quantidade média das compras realizadas pelos clientes. A fórmula é simples:

TM = Valor total de vendas / quantidade de vendas

Lifetime value (LTV)

O lifetime value é o ciclo de vida do cliente na companhia, indicando recorrência de compras de determinados produtos e/ou serviços. A métrica serve para avaliar quanto dinheiro pode entrar a partir de determinada conta e a conhecer melhor a dinâmica desse cliente. A fórmula de cálculo é:

LTV = (ticket médio × média de compras por ano) × média de tempo de relacionamento

Net promoter score (NPS)

Esse indicador mostra o nível de satisfação do cliente, revelando a inclinação para a fidelização da relação, sendo muito aplicado nas pesquisas com o parceiro com notas de 0 a 10. O cálculo define os clientes detratores (0 a 6), neutros (7 a 8) e promotores (9 a 10). O cálculo é:

NET = % de promotores – % de detratores

Nível de lucratividade

A lucratividade é um fator muito importante para as empresas e definir a taxa mostra a efetividade do negócio. O cálculo é:

Lucratividade = (Lucro Líquido / Receita Total) x 100

Relacionando OKRs na gestão de TI

Se os KPIs estão relacionados às métricas e cálculos, os OKRs são usados para estabelecer as metas. Eles podem se relacionar com os dados fornecidos pelos KPIs para ajudar a estabelecer os próximos objetivos em um curto espaço de tempo, sendo importantes para a transformação digital.

Ou seja, a diferença básica é que os KPIs são dados reais atuais, enquanto  os OKRs são valores baseados nas expectativas e conquistas desejadas para o futuro das operações do negócio.

O conceito de OKR define os passos específicos para alcançar resultados ambiciosos e audaciosos na forma dos objetivos gerais. As metas são importantes para alinhar a equipe, funcionando como uma diretriz para os esforços de cada um.

Para estipular os OKRs, o gestor deve definir números específicos em relação aos KPIs apresentados. Dessa forma, alguns exemplos podem ser a redução em certa percentagem da taxa de turnover e o aumento de X% da lucratividade ou do ROI.

Vale lembrar que os planos de meta devem ser feitos para estimular a sua equipe a se engajar nas estratégias da empresa. Por isso, assim como no caso dos KPIs, indica-se uma quantidade aproximada de até 5 OKRs. Isso promove o foco nos esforços e maiores chances de sucesso nas metas.

O foco deve ser no resultado e não nas tarefas em si. Os OKRs devem ser claros e mostrar para onde dirigir os esforços. Além disso, podem se desdobrar em novos objetivos se necessário. Nas equipes de TI, o foco muitas vezes se volta para a experiência do usuário, sempre buscando evoluir a transformação digital no ciclo da empresa.

Auxiliando metas e métricas com tecnologia

A transformação digital traz uma vantagem para os líderes e gestores no tocante às métricas e resultados. Elas podem ser obtidas com mais facilidade quando a empresa possui sistemas de gestão eficientes e apropriados para gerar e acompanhar os dados do negócio.

Um sistema de gestão consegue acompanhar os números e resultados da empresa, permitindo acesso fácil e descomplicado a eles. É possível também gerar relatórios e planilhas que facilitam o trabalho do gestor, entendendo o que foi vendido, os lucros obtidos, valores arrecadados, entre outros..

Tecnologias como essas reduzem o tempo necessário para fazer cálculos e contas sobre os indicadores, acelerando todo o processo de entendimento dos índices e criação de novas metas.

Na Cedro Technologies, trabalhamos para facilitar o trabalho de vários setores do mercado a partir de softwares e consultoria de tecnologia. Entre em contato, descubra as nossas soluções e avance o processo de transformação digital do seu negócio!

Recomendados para você

Pessoas com trajes socias olhando para a tela e sorrindo
Prós e contras de quatro cenários de transição de CIOs ...
Pessoa utilizando o celular
Empresas de investimentos e corretoras estarão na etapa final do Open banking ...
Computador com tela exibindo dados e gráficos
Veja como é possível utilizar dados para inovar na empresa ...