CIOs devem evitar 5 armadilhas fatais para seu sucesso

Rogério Marques

13 fevereiro 2020 - 10:01 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:38

Homem com a mão no rosto ilustrando preocupação

Com a transformação digital em alta, a transição para um cargo de CIO pode ser um dos marcos da carreira mais estressantes e recompensadores para o profissional de TI. Um novo líder que ingressa no negócio também é um evento perturbador para uma organização. Por isso, é fundamental fazer as transições corretas.

Uma pesquisa realizada pelo Gartner apontou os principais desafios para um líder de TI que podem se tornar ameaças no momento de mudança de posição ou companhia. Os CIOs que começam em uma nova função têm cerca de 100 dias para criar um caminho para o sucesso. 

No entanto, cinco erros comuns cometidos por eles podem ser fatais para sua eficácia, satisfação e, finalmente, posse no cargo. Aprenda a reconhecê-los, para que você possa emergir como um líder mais forte e mais eficaz.

Descubra os desafios que vai enfrentar

É o seu primeiro dia como o novo CIO. Seja novato ou experiente, você pode saber o que provavelmente precisa ser feito. De qualquer forma, o primeiro dia em uma nova posição reservará algumas surpresas, desafios esperados e, provavelmente, muita papelada para ler.

No final deste dia, você terá uma boa noção do que encontrou: uma ou mais dessas cinco armadilhas comuns, mas potencialmente perigosas e fatais, se abrirão à sua frente. Algumas delas você pode evitar, mas outras estão fora do seu controle.

Veja 5 tipos de armadilhas que podem ser comuns nas empresas, mas que podem atrapalhar o seu sucesso na empresa:

#1 Começar dizendo às pessoas o quão bom você foi em sua função / empresa / país anterior para comprovar seu valor, experiência e credibilidade. Vai parecer  arrogante;

#2 Um ou mais de seus subordinados diretos, principais parceiros ou outros interessadas concorreram sem êxito à nova função. Eles estarão decepcionados e ressentidos;

#3 Evite interromper ou iniciar uma grande ação visível ou substituir pessoas importantes durante a transição, antes que a causa do problema seja clara. Você pode descobrir que cometeu um erro de julgamento que precisa ser corrigido;

#4 Não critique o estilo, a estratégia, as ações, as decisões e/ou as escolhas dos CIOs anteriores. Sua equipe também vai se sentir criticada;

#5 Confiar nas pessoas erradas para lhe dar o conselho certo. Daí você “dá um passo em falso”, transformando possíveis apoiadores em céticos.

Táticas para evitar ou escapar dessas armadilhas  

Conforme o Gartner, as cinco dicas que os líderes de TI deveriam seguir para evitar armadilhas comuns e alcançar sucesso em sua jornada são:

1 – Redirecione seu ego para eficácia

Como novo CIO, você ainda não é conhecido pela sua equipe, colegas e fornecedores. Portanto, precisa avançar lentamente no processo de familiarização da transição com confiança, mas com o ego contido. Mesmo que tenha um histórico impecável como CIO e líder em toda a sua carreira até o momento. 

Evite se gabar ou comentar com frequência sobre como a sua organização anterior fazia ou fez melhor. Ouça mais do que fale e defina as expectativas sobre o que está fazendo e por quê. Durante esse período, deixe claro que vai ouvir muito as pessoas. Isso tranquilizará seus novos colegas.

2. Demonstre sua parceria com a equipe

Aqueles membros de sua equipe que concorreram para o cargo de CIO da companhia, mas não foram escolhidos, provavelmente estão decepcionados. Trabalhe para dissuadi-los de qualquer problema ou para ajudá-los a encontrar um cargo em outro lugar. A realidade é que eles costumam seguir em frente de qualquer maneira.

3. Analise suas decisões

Você pode se sentir compelido a agir e tomar decisões precipitadas. Também pode querer agir orientado para a ação para obter vitórias rápidas. A longo prazo, a menos que ocorra uma crise séria, aguarde algumas semanas para tomar certas decisões. Agir muito cedo sem uma visão adequada pode levar a danos duradouros que podem exigir retrabalho, reprojeto ou reparo.

Portanto, seja cauteloso para interromper ou iniciar algum projeto grande ou substituir pessoas importantes em sua equipe durante a transição. É melhor ter paciência e agir coerentemente.

4. Seja estratégico

Você deve evitar críticas precipitadas ao seu antecessor, porque a equipe de TI e outras pessoas podem achar que as críticas também são para elas. Tenha certeza de que suas opiniões como novo CIO são altamente valorizadas, mas mantenha suas críticas para obter o máximo de precisão e impacto quando tiver certeza de que pode fazer melhorias.

Mapeie os relacionamentos na organização, identificando os tomadores de decisão, influenciadores e conectores, e seus possíveis apoiadores e oponentes. Inicie logo seu relacionamento com cada um dos seus subordinados diretos. 

5. Busque bons conselhos

Reúna um grupo pequeno e confiável de conselheiros. A princípio, podem ser apenas o CEO, um gerente e/ou um outro profissional que o conheça bem.

Escolha apoiadores francos e pragmáticos que não tenham medo de criticar construtivamente suas escolhas ou desafiem a sua compreensão de uma situação. Você precisa deles para ter uma perspectiva objetiva e ajudá-lo a desenvolver habilidades de liderança, pontos fortes profissionais, caráter e ética e, finalmente, sua marca profissional.

Gostou das dicas para ser um líder bem-sucedido? Leia outros conteúdos do blog e aprenda mais sobre liderança.

Recomendados para você

Imagem de celular e redes envolvendo cibersegurança
Por que o governo sempre erra na questão de cibersegurança? ...
Pessoas em mesa de escritório analisando projetos em folha
Tecnologia aumenta a produtividade dos corretores de seguros ...
Cibersegurança: 8 dicas essenciais de segurança cibernética para empresas ...