APIs financeiras: 12 serviços que os clientes da Cedro podem acessar

Thamara Araujo

12 março 2024 - 10:55 | Atualizado em 25 março 2024 - 14:03

Foto de cidade com gráficos sobrepostos

Por meio de APIs (Application Programming Interface), empresas podem se conectar umas às outras, gerando ofertas de serviços inovadores e permitindo que terceiros possam desenvolver soluções em torno de suas instituições.

Dentro do mundo das finanças, isso é chamado de Open Banking, e diz respeito à prática que muitas organizações têm aplicado de liberar suas APIs para que outras empresas as utilizem em seus projetos internos. Isso permite a criação de um ecossistema de inovação no ambiente das fintechs, gerando integração e desenvolvimento para todas as corporações.

Pensando em ajudá-lo a embarcar no mundo das interfaces de programação e desfrutar de tudo que a inovação tecnológica pode oferecer, iremos te contar sobre 13 serviços que estão disponíveis para você utilizar nas APIs Cedro. Confira!

Serviços financeiros em API para clientes da Cedro

As APIs Cedro contam com uma série de aplicações que podem ser utilizadas para desenvolver uma série de projetos. Desde APIs da B3 (bolsa de valores) até aplicações para contratos de câmbio, os clientes da Cedro podem desfrutar de muitas dessas aplicabilidades, e é sobre isso que falaremos agora!

Cotações de Ações e Futuros

Integre às suas aplicações serviços de cotações, livro de ofertas, times & trades e gráficos BM&FBOVESPA.

Cotações de Moedas, Taxas e Indicadores

Integre às suas aplicações via CMP (Cedro Message Protocol), Websocket ou Restful informações de moedas (dólar, euro, libra e outras), diversas taxas e indicadores.

Cotações de mercados agrícolas

Integre às suas aplicações cotações agrícolas e contratos futuros agrícolas negociados na BM&FBOVESPA.

Broadcast de Dados

Serviços em API que permitem criar um instrumento de cotação, alimentá-lo e difundir as taxas via Broadcast. Serviços baseados em CMP (Cedro Message Protocol) ou Restful.

Consulta de Clientes e Validação Cadastral com Data Engine Cedro

Consulte informações, dados cadastrais, processos, ações judiciais, negativações, restrições de crédito, crimes, entre outras fontes com o Data Engine Cedro.

Negociação e Roteamento de ordens BM&FBOVESPA

Serviços disponíveis em API (Restful, Websocket ou FIX) para roteamento de ordens para a BM&FBOVESPA por meio das principais corretoras de valores do mercado brasileiro.

Matching Engine

Serviços de Matching Engine que permitem a execução de trading sobre instrumentos fictícios ou reais. Serviços baseados em FIX Protocol para envio de ordens e difusão de dados em tempo real, por meio de FIX Protocol 4.4.

Negociação e Roteamento para mercados internacionais

Serviços disponíveis em FIX Protocol 4.4 para conexão internacional com outros mercados.

 

Mulher utilizando serviços financeiros no notebook no trabalho

Pós-trading BM&FBOVESPA

Serviços disponíveis em FIX Protocol ou Restful para serviços de pós-trading em diversas corretoras. Serviços de ordens, daily position, custódia, extrato financeiro, conta-corrente e outros.

Tesouro Direto

Tenha acesso às APIs para receber dados de cotações dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto, assim como APIs para negociação dos contratos de Tesouro Direto. É importante pontuar que esta API pode ser acessada somente por corretoras.

Risco BM&FBOVESPA

Serviços disponíveis em FIX Protocol para consulta de informações de risco de clientes em operações na BM&FBOVESPA e outros produtos de investimentos que estejam integrados.

Câmbio/SPB

Serviços disponíveis em API para registro de contratos de câmbio (por intermédio de alguma instituição financeira autorizada) no Banco Central via mensageria SPB.

Previdência Privada

Serviços disponíveis em API para distribuição de previdência privada. Seguradoras e instituições podem disponibilizar suas APIs na plataforma Anywhere de maneira que Fintechs, Corretoras de valores e outros participantes possam utilizar estas APIs em suas soluções proprietárias.

Serviços financeiros proprietários

As APIs Cedro permitem que qualquer participante integre sua API proprietária para ser consumida conforme regras estabelecidas entre as partes.

Todas essas aplicabilidades estão disponíveis para serem utilizadas por clientes da Cedro, e podem ser recursos salutares no desenvolvimento dos projetos de sua empresa. Se quiser saber mais sobre APIs, fintechs e mercado financeiro, acesse o blog de Cedro e fique por dentro de estratégias que podem alavancar os resultados de sua corporação!

Recomendados para você

Telas de exibição de dados de plataforma de investimentos
Tape Reading na XP Investimentos com Fast Trade ...
Estratégias para criar um aplicativo de investimentos para corretoras ...
Tenha sua própria plataforma de investimentos com o Home Broker Cedro ...