10 razões pelas quais você deveria estudar computação, mesmo que não trabalhe na área

Leonardo Reis Vilela

15 agosto 2016 - 16:06 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:49

razões para estudar programação

Qual é a profissão do futuro? Querer definir uma carreira ou uma profissão como resposta a esta pergunta seria uma enorme pretensão. 

Isto porque há diversas demandas crescentes de trabalho no mundo e também pelo fato de que as pessoas possuem personalidades, pensamentos e sonhos diferentes.

Nesse contexto, acabam surgindo dúvidas muito comuns e que todas as pessoas interessadas nas áreas acabam se deparando. Questões sobre como escolher uma profissão ou o que estudar a fim de melhorar o raciocínio lógico.

Pensando nisso, trouxemos algumas ideias que podem te ajudar a se orientar na busca por oportunidades de estudo e áreas para investir o seu conhecimento. Continue lendo e confira depoimentos sobre essa jornada que podem contribuir para a sua escolha.

Estudar Computação, por onde começar?

Durante o período da faculdade eu respondia a mim mesmo sobre os motivos e razões que me levavam a passar horas e noites estudando Matemática, Computação e Lógica. 

Depois passei a responder a questionamentos e a pedidos de conselhos de amigos e de outros estudantes que estavam interessados em avançar em seus estudos sobre o tema. Certa vez o professor Marcelo nos falara sobre a importância de ver o sol nascer após uma noite intensa de estudos.

Como qualquer outro profissional apaixonado por sua área de atuação, logo eu poderia listar diversas razões. Todavia, quero listar razões pelas quais estudar e investir nessa área é simplesmente diferente de outras áreas. Não digo que é melhor, mas a Computação, como Ciência, é singular.

Certa vez conversei com dois professores, o Prof.Dr. Marcelo Rodrigues de Sousa (UFU) e a Prof. Msc. Raquel Fialho (Doutoranda UFU, prof. FSMA e prof. FEMASS), sobre os motivos que levam os alunos a estudar Ciência da Computação. 

O mais interessante é que todos nós temos a mesma opinião: estudar não tem hora, nem lugar e tampouco precisa ser na graduação. Trabalhar no ramo é trabalhar com o novo e ver na prática o resultado de seu trabalho. 

Já em uma conversa com o Prof.Dr. Pedro Frosi, também da UFU, concordamos sobre a facilidade que o conhecimento sobre o assunto dá para quem quer empreender. Também falamos sobre uma recente pesquisa publicada nos EUA em que pessoas com bom raciocínio lógico e boa base de Matemática são as mais bem-sucedidas em todas as áreas profissionais.

Compilei os insights recebidos pelos professores e também no que eu acredito. Seguem as razões e motivos para se dedicar a esse campo tão vasto. 

Leia também: Computação quântica: conceito e aplicação no setor financeiro

Em qualquer momento da vida

A opção de estudar Computação pode ser feita de maneira mais tradicional, por meio do ingresso na universidade. Todavia, milhares de pessoas em todo o mundo iniciam os seus estudos dessa área ainda na fase infantil. 

Mas se você já não é mais criança ou não está no momento de prestar vestibular, saiba que não existe hora certa para começar. Você não precisa cursar uma graduação para ter acesso às informações e materiais que irão te preparar para o trabalho, é possível aprender em sua casa e em seu computador, mesmo que você já tenha uma outra profissão.

Tornar- se um Cidadão do Mundo

Esta é uma expressão que aprendi com o professor Marcelo Rodrigues ainda durante a graduação. Mas por que Cidadão do Mundo? Se você conhece Computação, não há limites geográficos quando o assunto é trabalho.

Isto não acontece com as demais profissões como médicos, dentistas, advogados ou engenheiros civis que, embora possam ser exercidas lá fora, as validações são necessárias.

Já no caso da Ciência da Computação você pode simplesmente sair do Brasil e desembarcar em qualquer lugar do mundo e começar a trabalhar no dia seguinte, isto caso você queira sair do país, pois também há diversas oportunidades para trabalhos de forma remota, ainda mais depois da popularização dessa modalidade de trabalho. 

Em várias outras profissões, quando você decide sair de seu país, você acaba tendo que trabalhar em outras atividades diferentes daquelas que você se preparou, o que pode ser frustrante para algumas pessoas. 

Leia também: NoOps, o futuro da computação em nuvem

Presença em todos os domínios de negócio

Embora a Computação seja uma ciência por si só, ela está presente em todos os domínios de negócio e atividades. Conversando com a prof. Raquel Fialho, começamos a listar os lugares onde podemos ver a influência e a necessidade dessa área: 

  • nos transportes;
  • na medicina;
  • na engenharia; 
  • na logística; 
  • nas comunicações;
  • na mídia;
  • nas telecomunicações;
  • na energia e em muitas outras áreas.

Leia também: Entenda o que é Machine Learning e como ele transforma seu negócio

Um ótimo exercício para o cérebro

Programar é uma excelente forma de manter o cérebro em constante trabalho. Se você programa e gosta de programar, você pode fazer por toda a sua vida. Alimentar o cérebro com desafios e exercícios é uma das maneiras mais saudáveis e práticas de evitar doenças como a demência e o Mal de Alzheimer.

Aprenda a aprender e estude para sempre

A Computação é uma área que sempre terá algo novo a aprender e a estudar. Você poderá estudar para sempre, mesmo quando entrar na melhor idade ou na velhice. Mas e se eu não gosto de estudar?

Então talvez você deva parar a leitura do post aqui. Durante a faculdade é comum ouvir certos questionamentos como “Por que estamos estudando isto?”, “Por que estudar Matemática para Ciência da Computação?” ou “Por que estudar teorias?”. 

O mais importante é que estudando os pontos essenciais você aprende fundamentos básicos de raciocínio lógico e matemático, e isso o ajuda a aprender sozinho. Você não terá um professor para sempre ao seu lado e a tecnologia muda constantemente.

Estudar de graça e sozinho

A Internet, que surgiu graças à computação e engenharia, dissemina o conhecimento e a informação. Isto permite que você consiga estudar muitas coisas na internet de graça e praticamente sozinho.

Nessa área de atuação podemos dizer que vai além. Dificilmente você poderia ser um médico estudando apenas pela internet. Porém, nesse ramo da tecnologia, aprender por conta própria é totalmente possível. 

Os MOOCs – Massive Open Online Course, em tradução livre, Curso Online Aberto e Massivo –  são amplamente utilizados para ensinar os fundamentos e preceitos básicos que precisamos. Eles são cursos abertos e ensinados por meio de ambientes virtuais de aprendizagem. 

Embora o projeto e participação em um MOOC possa ser semelhante ao de um curso em uma faculdade ou universidade, eles normalmente são gratuitos e não exigem pré-requisitos, mas também não oferecem certificados de participação. 

São ofertados para um grande número de alunos e possuem grande quantidade de material.

Aprendizado de Língua Inglesa

Tudo em computação é baseado em Inglês. Portanto, você passará a ler e a escrever tudo nessa língua. Isto se tornará ao longo do tempo totalmente natural e ainda contribui para a abertura de mais oportunidades de trabalho.

Empreender

O ramo computacional é umas das áreas de tecnologias que permite, mais facilmente, uma pessoa ter seu próprio negócio e com baixo investimento. É possível empreender de sua casa e criar um negócio na internet sendo acessado por bilhões de pessoas. 

Este é um dos pontos mais destacados pelo prof. Pedro Frosi e eu concordo plenamente.

Inovação

Em todas as áreas de conhecimento é possível inovar. Todavia, a computação permite inovar não apenas na área mas nas demais áreas de conhecimento. Identifique algum negócio com baixo uso de tecnologia e ao implementar ferramentas e recursos da sua área nesse negócio você poderá se diferenciar no mercado.

Oportunidades

Os sistemas computacionais estão presentes em todas as áreas, empresas e em tudo que fazemos. É difícil olhar para algo construído por pessoas e não ter tecnologia envolvida nos processos, ainda que de uma forma ou outra. 

Sendo assim, as oportunidades para os profissionais da área continuarão em alta, sobretudo nos países em desenvolvimento.

As possibilidades são inúmeras e mesmo que esta não seja a sua profissão principal, aprender Matemática, Lógica e saber programar poderá diferenciá-lo em qualquer área de conhecimento. O meu conselho é que todos aprendam matemática assim como aprendam a escrever e a programar.

Por onde começar a programar e aprender mais sobre o assunto?

Você pode receber mais conteúdos de computação e tecnologia assinando a newsletter da Cedro Technologies. Aproveite também para conhecer os cursos oferecidos por instituições como codeacademy, Coursera, freecodecamp, MIT OPEN COURSEWARE e UDACITY. Você pode começar a programar já!

E para saber mais sobre tecnologia, mercado financeiro e tudo de mais relevante sobre esses assuntos, continue navegando no blog da Cedro. Contamos com uma equipe especializada para trazer conteúdo relevante e útil para você!

Recomendados para você

Símbolo de cadeado destravado
Teste de software e Segurança ...
Computador com ilustração de cloud upload na frente
Armazenamento Na Nuvem – o que é? ...
Pessoas tendo uma reunião utilizando prancheta
8 tendências quentes de recrutamento em TI – e oito em queda ...