6 práticas para obter melhores resultados em testes de qualidade

Rogério Marques

29 abril 2020 - 15:40 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:47

Pessoas sentadas em um escritório trabalhando no notebook

A crescente transformação digital tem exigido que empresas façam cada vez mais entregas de produtos com melhor qualidade e em menor tempo. E é nesse cenário que entra a importância de testes de qualidade. 

Eles devem ser adotados de modo estratégico, levando em conta práticas que podem fazer grande diferença. Para auxiliar, elencamos as principais ações a serem consideradas.

1.Garantia de qualidade levada a sério

O principal para obter os melhores resultados em testes de qualidade é fazer da garantia de qualidade, chamado também de Quality Assurance ou apenas QA, algo prioritário. Essa etapa não pode ser considerada algo menos relevante no dia a dia de uma empresa. 

Em tempo, é válido fazer uma explicação: não confunda a Quality Assurance – QA com o controle de qualidade, conhecido como Quality Control ou QC. A primeira envolve a avaliação e busca por prevenir falhas durante o processo de trabalho, enquanto que a QC está mais focada no produto em si e na procura por bugs nele.

Para facilitar essa mudança de perspectiva rumo à garantia de qualidade, é válido procurar formas de fazer com que ela participe da geração de receita em vez de ser apenas um custo.

2.Práticas em testes de qualidade

O controle de qualidade convencional costuma envolver muito trabalho de desenvolvimento antes mesmo da realização de qualquer teste. O resultado é a localização de bugs perto da data de finalização do projeto. 

Por isso, é interessante que a empresa privilegie práticas contínuas de qualidade que possam ser realizadas de modo integrado a todo o desenvolvimento de uma aplicação.

Além de testar a experiência do usuário e a existência de bugs, há outros detalhes a serem pensados de modo a contribuir com o bom desempenho de projetos, como:

3.Automatizar o necessário

A automatização muitas vezes é uma aliada na hora de entender quando uma aplicação está pronta para os clientes e deixa mais prática a rotina de empresas que fazem muitos lançamentos. E essa prática é uma tendência para 2020.

Bons resultados em testes de qualidade automatizados são um reforço ao aval de que o lançamento pode acontecer imediatamente, se assim for interessante comercialmente.

Por isso, vale a pena encontrar formas de automatizar testes repetitivos. E isso não quer dizer que esse procedimento deva ser adotado para tudo, o que geraria investimentos e ainda demandaria muito monitoramento.

Uma solução é buscar a orientação de testadores mais preparados a fim de traçar uma estratégia que aproveite todos os seus recursos do modo ideal.

4.Uso de crowd testing

O uso de testadores em modelo de crowdsourcing é uma excelente opção para a expansão de possibilidades de testes de qualidade em condições reais de funcionamento nos mais variados dispositivos. 

Com essa alternativa, empresas têm acesso a profissionais de diferentes visões sem que sejam necessárias novas contratações de longo prazo.

O crowd testing é uma atividade complementar aos procedimentos convencionais e ajuda a potencializar a qualidade dos produtos ofertados. 

Aos testadores, essa possibilidade é interessante porque permite que o trabalho seja desenvolvido a partir de qualquer lugar e na hora que for mais conveniente.

5.Equipe interna x terceirizada

Terceirizar ou ter uma equipe interna de qualidade é algo que empresa devem levar em consideração. Contar com um time dentro da empresa torna mais fácil destacar seus produtos em meio a tantos disponíveis no mercado. 

Por outro lado, a terceirização da equipe permite que o foco esteja em outros aspectos que demandam a atenção do administrador de modo mais atento no dia a dia e simplifica a estrutura interna que é necessário ter sob contratação direta. 

Caso uma empresa opte por um serviço externo, é essencial haver confiança em relação ao trabalho da organização contratada para os testes de qualidade.

6.Além da mera importância de testes

A importância de testes é inegável. Só que apenas admitir isso não é suficiente. Uma empresa que almeja alcançar uma posição de destaque precisa priorizar testes ao longo do processo de desenvolvimento de seus produtos e investir nas estratégias corretas para que essas ações sejam implementadas com sucesso. 

A boa notícia é que há soluções variadas para quem busca obter melhores resultados em testes, como automatização e terceirização de testes, que inclusive pode agregar know how a projetos. 

Compreender quais estratégias adotar em sua empresa e como elas devem ser aplicadas poderá ter grande influência em como a empresa vai se posicionar em um mercado acirrado. 

Gostou desse post? Aqui no blog da Cedro Technologies tem muitos outros conteúdos que podem ser interessantes para a sua empresa. Confira!

Recomendados para você

Testes essenciais no desenvolvimento de um software ...
Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens
De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium? ...
Pessoas tendo uma reunião escrevendo no cavalete
10 cuidados ao escolher o fornecedor de tecnologia para Startup ou Fintech ...