Transformação digital: você tem a parceria certa para chegar lá?

Rogério Marques

23 novembro 2017 - 19:20 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:44

Imagem de cidade com luzes neon destacadas

O que é ser digital?

Refletir sobre essa pergunta fará com que você perceba que a resposta está ao seu redor. Talvez a sua empresa precise investir mais em tecnologia para enxergar melhor a transformação digital. Mas o fato é que os dispositivos – desde os populares smartphones aos chats das redes sociais – estão cada vez mais inteligentes.

Sabe por quê?

Porque a tecnologia tem automatizando tudo o que vê pela frente. E não era de se esperar outro cenário para os negócios, já que automatização é sinônimo de redução de custos e eficiência.

Mas, para acreditar em tudo isso, a sua empresa precisa encontrar a parceria que potencializará o movimento de transformação digital em processos e produtos.

É por isso que este post mostra do que é feita a onda de transformação digital e quais são as cinco virtudes de um parceiro que pode levar o seu negócio ao topo dela.

Do que é feita a onda da transformação digital?

Se a transformação digital pudesse ser resumida em poucas palavras certamente as mais adequadas seriam inteligência artificial. O que antes era enredo de filme no início do novo milênio, hoje representa a cara da transformação digital.

Você viveu para ver os robôs se tornarem os melhores atendentes.

Eles estão disponíveis 24/7, sempre que seu cliente precisar. Têm a resposta na ponta da língua – ou dos dados, já que esses robôs não possuem corpo físico semelhante ao humano. E garantem que a sua empresa conheça melhor o cliente, ao gerenciar informações estratégicas coletadas durante momentos de interação.

Robôs digitais inteligentes são capazes de identificar o humor dos seres humanos com os quais interagem. Leem quantidades massivas de dados em milésimos de segundos. Podem ser a cara da transformação digital na sua empresa.

A inteligência artificial é cada vez mais possível na medida em que a Internet das Coisas (IoT) se consolida e se desenvolve rumo à Internet de Tudo (IoE). Grande parte dessa revolução se deve a tecnologias que têm como base a cloud computing e a conceitos como o big data, que tem se tornado um mundo digital paralelo habitado por robôs, mais conhecidos como bots.

Você já deve ter falado com algum deles. Na forma de chatbots, eles dominam os principais aplicativos de bate-papo das principais redes sociais. Inúmeras empresas brasileiras criam bots de atendimento para atuar de forma multicanal e conversacional. Facebook e Messenger já contam com mais de 11 mil deles.

Qualquer que seja o serviço ou produto da sua empresa, está na hora de investir em bots para a transformação digital.

Só resta saber quais são as cinco virtudes de uma parceria que vai ajudar sua empresa nesta missão. Acompanhe todas elas a seguir.

#1 Foco em inovação

A primeira virtude tem a ver com a inovação, que em suma significa encontrar modos diferentes e melhores de dar conta dos desafios do mercado. Diante do fato de que o download de aplicativos sofre uma queda brusca, empresas têm investido na solução: contratar um bot.

O cenário ficou assim:

Em vez de baixar um app para pedir comida, basta entrar no chat da rede social e fazer a encomenda.

Essa é a inovação a ser feita hoje. Mas muito em breve será apenas uma no modelo vigente de negócio. A promessa é de que esses robôs digitais substituam os apps muito em breve. Por enquanto, o analista da consultoria Gartner Van Baker aponta que até 2018 os bots serão desenvolvidos com foco em sua associação aos chats.

#2 Equipe capacitada

Acompanhar a transformação digital não é tarefa simples. Algumas empresas podem até considerar que não contam com estrutura e equipe para isso. Mas é nessa hora que uma boa parceria pode fazer a diferença. Afinal, não seguir essas mudanças fundamentais pode significar estar fora de mercado.

Para começo de conversa, o seu parceiro precisa oferecer uma equipe de engenheiros e desenvolvedores especializados em tecnologia. O que permite à sua empresa acompanhar a revolução sem fazer grandes investimentos em infraestrutura.

Você não precisa colocar em prática a estratégia DevOps, mas o seu parceiro já deve dominá-la há muito tempo.

Está se perguntando o porquê disso?

Pois esse método de construção de sistemas permite a o desenvolvimento dos códigos simultaneamente às operações. Isso significa que a solução nunca para de evoluir e está sempre levando em conta os desafios que o cliente enfrenta. O que leva você à próxima virtude.

#3 Prioridade ao cliente

Fazer soluções que realmente impactem de forma positiva os serviços ou produtos significa dar prioridade ao cliente. O que vai muito além do atendimento e passa pelo interesse que o parceiro tem de descobrir novas formas de contribuir para o negócio.

Ser um fornecedor de tecnologia exige constante atualização em relação ao mercado e comprometimento total com a segurança da informação. Sem essas virtudes que denotam a prioridade em relação ao cliente, é melhor evitar uma parceria.

#4 Melhores técnicas de desenvolvimento

Não é segredo que você quer surfar a onda chatbot. Mas não se jogue na primeira oportunidade. Avalie o mercado e opte por parcerias que ofereçam a customização e a autonomia como característica do produto. Sem essas qualidades, você terá nas mãos um bot engessado. E essa não é a cara da transformação digital.

Procure saber se o seu parceiro conta com uma plataforma de gerenciamento de chatbots. Saiba, ainda, se ele também permite a customização. Para acompanhar a transformação digital e o seu cliente, é preciso mudar constantemente. Então, você deve buscar a possibilidade autonomia em:

  •      Momentos em que é necessária a manutenção;
  •      Diálogos que precisam da atualização de respostas;
  •      Perguntas que geram a interação com o cliente;
  •      Inserções de botões e carrosséis, para respostas rápidas e fáceis, que ajudam seu bot a pensar sozinho.

Por tudo isso procure parceiros que priorizem técnicas de desenvolvimento mais abertas!

#5 Prioridade para a usabilidade

Antes de você se desesperar após ler a virtude quatro e ter que aprender a editar um bot da noite para o dia, observe a cinco! Afinal, ter autonomia é uma grande dádiva, principalmente quando a solução para edição de Bots é simples de usar.

Portanto, o parceiro ideal para que a transformação digital aconteça na sua empresa deve focar na usabilidade e tornar fácil a tarefa de conduzir o robô digital à melhor forma que ele pode ter.

Se for para escolher uma parceria que ofereça bons serviços cognitivos, anote essas cinco virtudes. É assim que você conseguirá ver a transformação digital crescer dentro da sua empresa, na forma de um chatbot.

Recomendados para você

Pessoa empurrando carrinho com caixas
Como a IA pode ser uma grande aliada do setor de transportes ...
Dados sobrepostos ao mapa do mundo
Entenda o papel da hiperconvergência na transformação digital ...
Cidade com vários prédios conectados por 5G
Como está o andamento da implantação do 5G no Brasil? ...