Conheça as principais aplicações da inteligência artificial

Leonardo Reis Vilela

24 outubro 2017 - 11:53 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:32

Mulher com trajes sociais utilizando computador

A inteligência artificial pode ser muitas vezes associada apenas aos robôs — aqueles que muito se assemelham aos seres humanos e que aparecem com frequência nos filmes de ficção científica. Mas a realidade é que as aplicações da inteligência artificial já tornaram-se recorrentes ao nosso cotidiano e podem até mesmo passar despercebida.

Como exemplo, podemos citar os assistentes pessoais Cortana, Siri e Google Now, da Microsoft, Apple e Google, respectivamente. Ou até mesmo o reconhecimento facial utilizado em redes sociais que tornam possível relacionar o padrão do rosto de uma foto ao perfil do dono.

Porém, as aplicações da inteligência artificial não restringem-se ao âmbito pessoal e estão sendo cada vez mais empregadas no ambiente profissional, otimizando os resultados e auxiliando na hora de promover e impulsionar os negócios.

Ambiente de Negócios

Tratando-se de inteligência artificial nos empreendimentos, existem três conceitos bastante utilizados e abordados nos diversos setores de um negócio:

  • Machine Learning
  • Big Data
  • Análise Preditiva

Machine Learning ou aprendizado de máquina é a capacidade das máquinas dotadas de inteligência artificial de aprender padrões, resultando em tomadas de decisões mais eficazes e diminuindo a taxa de erro da ação efetuada.

O grande fluxo de dados recolhido, armazenado e que pode eventualmente ser analisado constitui o conceito de Big Data. Analisar os inúmeros dados obtidos é extremamente importante para conhecer o cliente, rastrear possíveis pontos fracos do empreendimento em tempo real e até mesmo fidelizar o consumidor.

Já a análise preditiva acaba utilizando os dois conceitos abordados anteriormente e possui como objetivo utilizar os dados, técnicas de aprendizado de máquinas e algoritmos estatísticos para traçar possíveis resultados futuros a partir dos anteriores.

Com estes conceitos em mente, apresentaremos alguns tópicos consideráveis em que a inteligência artificial pode ser aplicada na hora de estimular o crescimento e otimizar o tempo do seu negócio.

Marketing

Menor taxa de erro

Capaz de aprender ações humanas e reproduzi-las com maior agilidade e taxa de erro reduzida — graças às técnicas de machine learning —, a inteligência pode influenciar diretamente na satisfação do cliente graças a esses fatores.

Atendimento personalizado

Outro tópico importante da aplicação da inteligência artificial ao marketing é a possibilidade de oferecer atendimento personalizado e rápido, tornando a resolução de problemas padrões em menor tempo e de forma menos desgastante ao cliente. Além disso, técnicas de fidelização podem ser aplicadas.

Direcionamento de publicidade

A utilização da rede tornou viável rastrear dados como o que está sendo mais procurado e o que está em alta para determinado público. Com essas informações à disposição, a publicidade pode ser direcionada a um grupo a partir de critérios escolhidos previamente e com base em seu potencial de interesse.

Este tipo de publicidade orientada é capaz de aumentar a conversão dos clientes de forma mais efetiva.

Interação com os usuários

A utilização das redes sociais como forma de aproximar cliente e empresa, além de manter o bom relacionamento entre ambos, é mais uma boa técnica para a fidelização e consequentemente sucesso do empreendimento. Já existem aplicativos no mercado capazes de gerenciar comunidades, agendar postagens, curtir e comentar em publicações.

Recursos Humanos

Análise de performance dos colaboradores

A aplicação da inteligência artificial para mensurar índices importantes como assiduidade dos funcionários, horário de saída e entrada, cálculo de horas extras, cumprimento de metas, produtividade e qualidade do trabalho tornou-se mais fácil.

Os dados obtidos podem ser armazenados e analisados a fim de montar-se um panorama e perfil de cada um, auxiliando a percepção de possíveis pontos fracos.

A expectativa é que futuramente softwares de reconhecimento facial e de voz sejam capazes de detectar possíveis conflitos interpessoais no ambiente de trabalho.

Seleção e Recrutamento

A área de seleção e recrutamento de novos funcionários pode ser beneficiada ao deixar de efetuar trabalhos manualmente e passá-los para softwares com inteligência artificial. Por exemplo, a fase de busca e análise de dados pode ser realizada em um curto período de tempo e facilitar a seleção do funcionário que mais se adeque ao perfil desejado.

Algumas empresas utilizam jogos em que a capacidade de trabalhar individualmente e em equipe é analisada a partir das respostas corretas, interações no chat, tomada de decisões diante de desafios e o perfil de cada concorrente é traçado.

A partir dessas informações os candidatos que mais se encaixam com a vaga são selecionados para a dinâmica, reduzindo o custo do processo seletivo e o tempo despendido e aumentando a eficiência da seleção.

Segurança

Voltando ao conceito de Big Data, a segurança de sua empresa pode ser preservada ao analisar e rastrear em tempo real pontos fracos e detectar possíveis comportamentos fraudulentos com antecedência.

Ao investir no atendimento virtual e/ou e-commerce, a segurança dos dados deve ser sempre levada em consideração. Tornar o cliente e empresa vulneráveis a ataques desprestigia o empreendimento, prejudica o trabalho realizado para a fidelização e aproximação dos clientes, além de trazer prejuízos.

Planejamento Estratégico

Como abordado nos tópicos anteriores, a combinação entre Machine Learning, Big Data e Análise Preditiva são essenciais ao aplicar a inteligência artificial aos negócios. Com esses três conceitos em mente, somos capazes de conhecer melhor nosso cliente, perceber as tendências de compras de um determinado grupo e apoiar a tomada de decisões.

O levantamento de dados de todos os setores da empresa nos permite elaborar um conjunto de metas e estabelecer um objetivo a ser alcançado. Dentro dos diagnósticos encontrados em cada área, o planejamento para atingir o propósito e as estratégias que o levarão até ele podem ser mais realistas e, consequentemente, a probabilidade de êxito cresce.

A tendência é que as aplicações da inteligência artificial sejam cada vez mais ampliadas e levadas para os mais diversos campos. Manter-se apenas no atendimento físico ou não utilizar de forma eficiente os recursos para o atendimento online significa não extrair ao máximo o potencial de crescimento do seu empreendimento.

Recolher dados e analisá-los sabiamente contribuem para o sucesso. Além disso, a inteligência artificial pode e deve ser usada nessa análise e aplicada em diversos setores. Reconhecer padrões, pontos fortes e fracos, manter o bom relacionamento com os clientes e fidelizá-los são apenas alguns dos aspectos que ilustram a importância dessas aplicações.

O que acha a respeito das aplicações da inteligência artificial na hora de otimizar os negócios? Deixe um comentário e participe da conversa!

Recomendados para você

Símbolo de rede representando o 5G com imagem de cidade em segundo plano
6 razões para a transformação digital falhar na sua empresa ...
Mulher utilizando celular para se comunicar por mensagens
De que forma um sistema de cadastro digital auxilia clientes premium? ...
Banner do Fedora Blog
Cedrense participa de evento internacional de software livre na Alemanha ...