APIInvestimentos e Mercado de Ações

APIs para Mercado Financeiro: Tudo o que você precisa saber!

Avatar do Vitor Precioso

Por Vitor Precioso

19 outubro 2022 - 09:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 13:47


apis-para-mercado-financeiro
0
(0)

Quais são as tecnologias que você usa atualmente para qualificar as suas decisões? Se você não utiliza as APIs para mercado financeiro ou não sabe do que se trata, siga com a leitura deste post!

Afinal de contas, um setor tão importante da sociedade como o mercado financeiro precisa de soluções que ofereçam precisão às suas escolhas, além de ferramentas que proporcionam mais eficiência operacional no dia a dia.

Confira a seguir como analisar os dados e informações do mercado financeiro, quais os benefícios de soluções financeiras de API e motivos pelos quais você deveria considerar essa ferramenta para o seu negócio!

O que são as APIs?

APIs (sigla para o termo em inglês Application Programming Interface) também são conhecidas como interface de programação de aplicativos. Trata-se de um conjunto de códigos de programação capaz de consultar dados, tomar decisões assertivas e replicar essas instruções entre softwares. Elas são, portanto, integrações automatizadas entre soluções.

Quais são os diferentes tipos de APIs?

Existem três tipos principais de APIs que ajudam a compreender melhor a aplicação desse tipo de tecnologia. Confira!

APIs locais

Esse foi o princípio do uso de APIs no mercado em geral — algo que pode ser percebido de modo mais restrito, hoje em dia. Um bom exemplo disso são as aplicações usadas no Microsoft.NET, por exemplo, quando são acessados os serviços de voz da plataforma ou mesmo para acessar o seu banco de dados.

APIs baseadas em web

Já a API baseada em web utiliza o protocolo HTTP e são acessadas via páginas HTML, como se dá o acesso a um site qualquer na internet para isso. 

É possível encontrar essa solução ao realizar o cadastro em sites por terceiros ou a partir de integrações entre plataformas — como é o caso de ferramentas que permitem o disparo de mensagens automáticas do site para outras redes sociais.

APIs baseadas em software

As APIs baseadas em software são integradas de maneira que a solicitação do acesso a outra plataforma para o uso dos recursos e ferramentas desejados é remota. Para isso, uma conexão é estabelecida entre a aplicação local e a remota.

Como se dá a aplicação das APIs no mercado financeiro?

Quando falamos sobre uma API financeira, estamos destacando a ferramenta que possibilita a troca de informações entre investimentos e aplicações.

É por meio dessa solução que especialistas do setor, como traders e corretoras, têm acesso às informações do mercado em tempo real e conseguem tomar decisões assertivas e com mais agilidade e precisão.

Afinal, a ferramenta compila os dados e favorece uma análise mais complexa e de maneira estruturada. Mas também é possível perceber a presença da API de mercado financeiro em outras atividades corriqueiras que impactam não apenas os especialistas, mas também os consumidores, por exemplo:

  • API para banco digital é aquela que possibilita a criação de contas digitais e que permite a utilização de serviços ágeis e descomplicados, como o Pix, entre outros;
  • API de pagamento é o tipo de API de mercado financeiro que agrega agilidade e eficiência operacional aos sistemas de pagamento por meio da automatização de processos;
  • API Open Banking é o modelo de API focado na criação de uma interface que integra diversos serviços localizados em plataformas de Open Banking.

>> Saiba mais: Quais os tipos de API financeira e como escolher a mais adequada para o seu negócio?

Dados de mercado financeiro para sua empresa
Acelere o seu projeto no mercado financeiro com as APIs Cedro

Quais são os benefícios da API para mercado financeiro?

O principal benefício de uma API de dados financeiros é a qualidade de dados coletados e a agilidade na sua recepção e estruturação, conforme os seus objetivos.

Antes das APIs de mercado financeiro, a busca pelas informações desejadas se dava de maneira manual e de diferentes fontes, para só então analisá-las. O tempo demandado para realizar as tarefas certamente poderia ser otimizado, impactando diretamente nos índices do setor.

Não à toa, corretoras, traders e outros profissionais do ramo financeiro usam diferentes tipos de APIs atualmente, dando-lhes autonomia e capacidade de análise da bolsa em tempo real, além da possibilidade de avaliar o histórico dessas informações, também, agregando mais fontes para a tomada de decisão.

Em resumo, podemos listar como principais benefícios das APIs de mercado financeiro:

  1. Eficiência operacional por meio da ágil coleta e estruturação de dados;
  2. Redução de custos operacionais, pois muitos processos hoje são automatizados;
  3. Burocracia reduzida, uma vez que as APIs são desenvolvidas em torno das regulações e exigências dos órgãos responsáveis;
  4. Inovação tecnológica para profissionais e empresas.

>> Confira: Bolsa de valores: você acompanha do jeito certo?

Aplicações da API para mercado financeiro

Ao entender o que são as APIs de mercado financeiro, quais são os seus benefícios e como elas impactam na estratégia de investimento de uma empresa, é importante analisar a atuação da tecnologia por meio de suas aplicações práticas.

A começar pelo feed de Market Data, interface responsável pela concentração e estruturação dos dados históricos para análise, e também de dados em tempo real. É por meio dela que traders visualizam e gerenciam os ativos dos seus interesses com mais capacidade analítica.

As APIs do mercado financeiro também são fundamentais para o monitoramento de solicitações e acompanhamento de ações. Por exemplo: uma alteração no pedido ou mesmo a atualização do status da solicitação.

Podemos destacar também a aplicação desse tipo de API na integração de informações entre um livro de pedidos (que é o registro de pedidos recebidos) e o livro de negociações (aqueles que foram executados).

Contudo, essa amplitude de uso mostra o quanto a escolha pela ferramenta deve ser planejada conforme as necessidades e objetivos do negócio. Afinal, existem soluções focadas para todo tipo de análise do mercado financeiro, e uma boa maneira de se nortear entre as soluções tecnológicas é sabendo quais parâmetros são fundamentais para auxiliar no seu trabalho. Alguns parâmetros para basear a escolha das APIs de dados financeiros são:

  • Fontes de dados e escopo, que reúne as principais características do ativo;
  • Latência, que é o tempo entre a solicitação de novos dados, do sistema, e o seu recebimento. Há quem prefira uma latência baixa, aproximando-se ao máximo da atualização em tempo real;
  • Escalabilidade, que é a capacidade de aplicação da tecnologia, especialmente em picos do mercado financeiro;
  • Segurança digital, uma vez que você está lidando com muita informação sensível e urgente;
  • Moeda, que tem a ver com a variedade de câmbios e respectivos valores — ideal para quem lida bastante com moedas estrangeiras, por exemplo.

Conheça as APIs do Market Data Cedro

Com tudo o que vimos neste artigo, é possível dizer que, ainda que as soluções de API de dados financeiros promovam simplicidade, eficiência e agilidade operacional, você deve saber quais delas têm mais a ver com o seu perfil e trabalho.

Para facilitar na sua procura, a Cedro Technologies desenvolveu o Market Data Cedro, solução que concentra diferentes APIs para ações financeiras para inúmeros objetivos: análise fundamentalista ou acompanhamento de ações, com dados em delay, em tempo real ou dados históricos.

Suas soluções permitem acessar informações privilegiadas de empresas do mercado, como dados cadastrais, financeiros e de investimento, realizar estudos do cenário do mercado e acompanhar a bolsa de valores para tomar decisões estratégicas.

Entre em contato com a equipe de especialistas do Market Data Cedro e faça um diagnóstico de seus objetivos de negócio, para descobrir qual API é a mais recomendada para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

+ posts

Especialista em Marketing de performance, mídia digital e profissional Certificado Google. Graduado em Comunicação Social com hab. em Publicidade, Propaganda e Marketing. Pós-Graduado em Gestão de Marketing. Ampla vivência em marketing empresarial e marketing digital de performance. Hoje é Head de Marketing na Cedro Technologies responsável pelo planejamento de Marketing e Growth.

Comentários: