4 passos para montar o dossiê reputacional do seu cliente

Bruno Zago

13 julho 2021 - 12:00 | Atualizado em 13 julho 2023 - 18:33

Pessoas em mesa de escritório discutindo sobre gráficos

Documentar e atualizar constantemente as informações do seu cliente é muito importante, por isso, o Dossiê Reputacional é um recurso importante para sua empresa conhecer melhor os clientes e realizar análises de crédito com mais precisão e assertividade. 

Também conhecido como dossiê de compliance ou análise reputacional, este documento pode ajudar muito sua empresa na hora de prevenir problemas em potencial com clientes, diminuindo riscos de complicações internas na sua empresa e chances de processos legais.

Você sabe o que é o dossiê reputacional? Quer saber mais sobre o dossiê e como sua empresa pode elaborar esse documento? Então veja a seguir 4 passos para montar a estrutura de um dossiê do seu cliente! 

Boa leitura!

Como funciona o Dossiê Reputacional 

O Dossiê Reputacional é um documento que reúne dados que auxiliam a sua empresa a conhecer melhor os seus clientes, aumentando a chance de selecionar melhor sua carteira de clientes e aproximar aqueles que trazem menor risco financeiro ou de imagem.

Esse recurso possibilita que a organização tome decisões baseadas em dados para realizar negócios importantes, inclusive, permite que a empresa recuse um contrato caso a possibilidade de prejuízo seja grande.

Leia também: Dossiê reputacional: como ele contribui para práticas KYC?

Como fazer um Dossiê Reputacional?

Produzir um levantamento de informações manualmente é possível, mas pode se tornar um processo bastante demorado. Neste caso, a demora pode trazer transtornos como perda de contrato e clientes insatisfeitos com o tempo de espera.

Para elaborar um Dossiê Reputacional manualmente você irá passar algum tempo consultando diferentes fontes de informação. 

Além disso, é importante ressaltar que os dados devem ser precisos e relevantes, portanto devem ser coletados e organizados de forma precisa, evitando erros na hora de analisar os resultados. Entenda quais são as categorias mais relevantes para o seu documento.

1. Dados Cadastrais 

Obter dados cadastrais é importante para averiguar a situação junto a órgãos importantes como Serasa Experian, Receita Federal e outros.

São dados ligados a nome, tipo e localização das empresas. Tratam-se de atividade realizada, tipo de sociedade, situação cadastral e outros.

2. Dados Jurídicos / Legais 

Realizar o levantamento dos dados jurídicos e legais é importante para acompanhar processos e ocorrências que as empresas ou pessoas físicas podem possuir ao longo da sua vida. Além disso, podem fornecer informações como antecedentes criminais ou processos ligados à justiça do trabalho, por exemplo.

Esses processos podem estar ligados a Tribunais de Justiça, Tribunais Federais, Diários Oficiais, entre outros.

3. Órgãos Reguladores 

As informações relacionadas aos órgãos reguladores servem para acompanhar como a empresa está cumprindo suas obrigações, como o pagamento dos colaboradores, por exemplo.

4. Listas Restritivas 

Os dados fornecidos pelas listas restritivas ajudam a sua empresa no processo decisório a partir do momento que fornecem informações como:

  • Envolvimento com trabalho escravo;
  • Envolvimento com o terrorismo;
  • Pessoas politicamente expostas;
  • Empresas e pessoas envolvidas com corrupção e fraudes;
  • Matérias de acompanhamentos das entidades.

Certamente você já entendeu a importância desta ferramenta para tomar uma decisão acertada para a sua empresa. Para além de coletar estes dados, é muito importante mantê-los atualizados. Como otimizar um dossiê reputacional?

Leia também: Pessoa Politicamente exposta: o que é e como identificar 

Como a tecnologia otimiza esse processo

Produzir um Dossiê Reputacional manualmente exige muito tempo, recursos e capacidade analítica para entender todas as centenas de dados coletados. 

Além disso, é necessário conhecimento jurídico e legal para buscar e reunir todos os documentos necessários para avaliar a reputação do cliente em potencial, considerando o nicho de atuação do cliente e suas devidas licenças e declarações necessárias.

Tomar decisões e fornecer respostas rápidas para o seu cliente se torna cada vez mais importante, especialmente para não perder bons negócios. Por isso, a automatização dos processos se torna uma alternativa importante. 

 

homem utilizando notebook com ícones de segurança

 

Segundo Thamara Miranda, Head de Presales da Cedro, “O dossiê reputacional é uma ferramenta essencial para empresas que desejam se proteger de possíveis riscos de reputação. Ele ajuda a identificar antecipadamente possíveis problemas e a tomar medidas para evitá-los antes que se tornem um problema real.”

Uma ferramenta que te dá acesso a diversas informações de pessoas físicas ou jurídicas centralizadas, é o Data Engine Cedro. Uma ferramenta que reduz drasticamente o tempo para elaborar um dossiê reputacional, poupando tempo e recursos da sua empresa.

Com ele, você acessa de forma rápida diversas fontes de dados e compila todas as informações necessárias em um só documento, acabando com a necessidade do trabalho manual em múltiplas plataformas.

Gostou do conteúdo? Tenha mais informações sobre como proteger sua empresa e otimizar seus processos internos de antifraude e compliance aqui no nosso blog. Temos uma equipe preparada para te ajudar, confira!

Recomendados para você

Homem chateado segurando cartão de crédito
5 dicas de como proteger sua empresa de fraudes ...
Banner de Data Engine com mulher ao fundo
Cadastro Digital: Um produto Cedro ...
Dardo no centro de um alvo com outros caídos ao seu redor
Entenda a resiliência corporativa e sua importância para os bancos ...