Pessoa politicamente exposta: o que é e como identificar

Vitor Precioso

28 dezembro 2021 - 12:00 | Atualizado em 13 julho 2023 - 18:22

Homem com trajes sociais falando em microfones em frente de uma câmera

Você já deve ter respondido algum questionário on-line, pesquisa de satisfação ou cadastro em banco com a seguinte pergunta: “Você é exposto politicamente?” 

A sigla PEP, que significa “Pessoa Politicamente Exposta”, costuma gerar bastante confusão sobre quem se enquadra ou não nesta definição. Caso sua empresa venha a lidar com este perfil de cliente, é importante estar familiarizado com o termo, entendendo quem se classifica como PEP e quais são as implicações de atender pessoas nesse perfil.

Saber identificar uma PEP nem sempre é algo que fazemos cotidianamente, então preparamos este post para te explicar tudo que você precisa saber para reconhecer este perfil de cliente e quais as diferenças entre atender Pessoas Politicamente Expostas e o público geral. 

Boa leitura!

Afinal, o que é PEP?

PEP,  também conhecido como Pessoa Politicamente Exposta, são pessoas que têm ou que tiveram cargos públicos nas normas de PLD/FTP. Existe também a Pessoa Exposta Politicamente relacionada, que são aquelas pessoas que não necessariamente exercem ou exerceram cargos públicos, mas, que estão diretamente ligadas a PEPs.

A PEP relacionada pode ser classificada como: 

  • Familiares de primeiro grau;
  • Parentes até o segundo grau;
  • Cônjuge/companheiro;
  • Enteados.

Além disso, também é considerada PEP relacionada o estreito colaborador, que são pessoas com as quais as PEP tenham sociedade ou propriedade conjunta das quais tais pessoas figurem como mandatárias. Ou pessoas que controlem pessoas jurídicas ou arranjos sem personalidade jurídica que tenham sido criados para o benefício de uma PEP.

Oficiais generais, deputados estaduais, vereadores, presidentes e tesoureiros nacionais de partidos políticos, por exemplo, estão inclusos nessa lista. Pessoas que atuam fora do país em cargos públicos, principalmente de alto escalão, também se enquadram como PEP.

A classificação para Pessoas Politicamente Expostas, e as normas de PLD/FTP que estão no Sistema de Prevenção e Combate à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo e da Proliferação de Armas de Destruição em Massa (PLD/FTP) visam impedir que situações ilegais ocorram.

Qual é a importância de identificar um cliente PEP?

Negociar com uma Pessoa Politicamente Exposta não costuma gerar problemas para a empresa. Entretanto, o Brasil encontra-se em 94° lugar no ranking de percepção sobre a corrupção, realizado pela ONG Transparência Internacional, tendo subido duas posições em 2023 devido à piora de outros concorrentes.

Este dado é um alerta sobre o aumento da ocorrência desse tipo de crime nos últimos anos no país. E é por isso que antes de começar a trabalhar com cliente PEP é importante avaliar se o indivíduo está ou já esteve envolvido em alguma situação ilegal, tais como fraudes, lavagem de dinheiro ou corrupção.

Para Clerisson Monteiro, Head de Backoffice da Cedro Technologies, “A implementação de medidas efetivas para a identificação e gerenciamento de clientes considerados pessoas politicamente expostas (PEPs) é crucial para que as instituições financeiras possam mitigar os riscos de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo”.

Quando uma Pessoa Politicamente Exposta está envolvida em alguma situação ilegal, a empresa pode acabar vinculada a um crime que não cometeu. E, com isso, sofrer uma série de prejuízos e penalidades. 

Para se ter uma ideia da gravidade, a empresa pode sofrer com problemas legais e privação de novas oportunidades de negócios e parcerias, além da potencial perda de credibilidade. Outro problema possível é a redução da receita devido ao pagamento de multas e taxas relacionadas a processos legais.

Visto que o mercado está cada vez mais competitivo e as leis no Brasil estão mais severas, a empresa não pode arriscar ver o seu negócio envolvido em uma atividade ilegal.

Se quer manter a boa reputação, precisa encontrar formas de se proteger. E o meio mais eficaz de fazer isso é descobrindo se possui (ou não) um cliente PEP em sua carteira.

Como uma empresa pode descobrir se o cliente é PEP? 

O meio mais rápido de descobrir se um cliente é uma Pessoa Politicamente Exposta é por meio de uma análise de riscos. Nesse caso, a empresa deve reunir o máximo de informação possível, a fim de identificar se ele está envolvido em algum esquema criminoso ou se possui ficha limpa.

Abaixo, listamos os principais dados que devem compor essa análise:

  • Informações fiscais e financeiras;
  • Envolvimento em fraudes e corrupções;
  • Participações societárias;
  • Ligação a trabalho escravo;
  • Financiamento ao terrorismo;
  • Histórico profissional.

Essas informações vão ajudar a empresa a identificar o histórico e reputação da pessoa. E, com base nisso, descobrir se é vantagem manter uma relação de negócios.

 

foto ilustrativa de uma pessoa se recusando a receber dinheiro

Existe um jeito fácil de consultar as informações?

Quando a empresa começa a negociar com um cliente, ela não pode demorar muito tempo consultando informações, certo? Do contrário, corre o risco de perder novas oportunidades e até manter futuras parcerias.

A questão é que reunir e fazer o levantamento de todos os dados não é um procedimento simples. Ainda mais se a empresa fizer tudo manualmente. Então, eis que surge a seguinte pergunta: “Existe um jeito fácil de consultar as informações de um cliente em potencial?”

A boa notícia é que sim, existe. E tudo isso graças à tecnologia. 

Hoje, existem soluções no mercado que permitem fazer a coleta e análise de dados em poucos cliques. Esse é o caso da plataforma de informações cadastrais Data Engine Cedro.

O Data Engine é uma plataforma de informações cadastrais, validação cadastral e informações reputacionais desenvolvida pela Cedro Technologies, empresa especializada no desenvolvimento de produtos e soluções em TI que otimizam processos de consulta e validação cadastral.

A ferramenta é 100% digital e possibilita realizar consultas PEP sobre um determinado indivíduo, informando apenas o CPF. Ou seja, em poucos passos, a sua empresa pode descobrir se um cliente é politicamente exposto e se ele representa algum tipo de ameaça para os negócios.

Incrível, não é?

Se você quer saber mais sobre a solução, entre na nossa página e veja todas as funcionalidades do Data Engine. Ou, se preferir, converse com a nossa equipe de especialistas para entender melhor como a ferramenta pode ajudar a identificar uma Pessoa Politicamente Exposta.

Recomendados para você

Pessoa utilizando computador com símbolo de rede de segurança exibindo na tela
Conheça as 8 principais diferenças entre a LGPD e a GDPR ...
Homem apontando para dados no tablet com mais duas pessoas
Abertura de conta digital: financeiras apostam nessa estratégia ...
Mulher segurando um cartão exibindo um CPF
Consultar pessoas pelo CPF ...