Tecnologia e gestão: quais são os benefícios dessa relação?

Rogério Marques

18 março 2021 - 09:12 | Atualizado em 29 maio 2023 - 17:57

Pessoas utilizando o computador

Você sabe qual é a relação entre tecnologia e gestão? As inovações nesse campo podem ajudar muito nos processos do seu negócio. Hoje, vamos trazer um panorama sobre como a tecnologia ajuda no gerenciamento da sua empresa. 

Vamos mostrar os benefícios de diversas inovações, como segurança, comunicação e produtividade. Alinhar tecnologia e gestão é fundamental para colher bons resultados com as suas operações. Para saber mais sobre o assunto, confira a seguir!

Como a tecnologia vem ajudando a gestão

Separamos três principais benefícios que a tecnologia traz para a gestão do seu negócio. Assim, você consegue entender melhor como as inovações ajudam muito no desenvolvimento dos seus processos. Continue lendo para descobrir!

Otimização da produtividade

As inovações tecnológicas podem contribuir significativamente para o aumento da produtividade na sua empresa. Isso acontece por conta das automações que diversos sistemas atuais oferecem. Por consequência, a sua equipe não precisa gastar tempo com atividades repetitivas que são facilmente realizadas pelos software. 

Assim, os profissionais conseguem pensar mais sobre ações estratégicas e que necessitam do componente humano para serem realizadas. Além disso, a tecnologia previne erros de processo e evita o retrabalho, que muitas vezes toma um grande tempo do seu time.  

Melhora da comunicação

Os novos sistemas de gestão permitem melhorar tanto a comunicação interna, entre as diferentes equipes da empresa, como a comunicação com seus clientes. Afinal, esse modelo de tecnologia utiliza inteligência artificial, o que facilita a resolução das dúvidas dos consumidores de forma automática e eficiente. 

Consequentemente, a satisfação dos clientes com o seu serviço também aumenta, trazendo benefícios para o seu negócio, como recomendação, expansão da base de consumidores e credibilidade da marca. 

Aumento da segurança

As novas tecnologias estão cada vez mais seguras. Ainda mais com a implementação da LGPD no Brasil, a segurança acaba sendo elemento obrigatório nos negócios. Com isso, os clientes se sentem protegidos e podem confiar mais nas empresas que prestam serviços a eles. 

Agora que vimos como alinhar tecnologia e gestão no seu negócio traz grandes benefícios, vamos ver algumas inovações para adotar na sua empresa e melhorar a administração no mercado financeiro!

 

Tecnologia e gestão no mercado financeiro

Vamos abordar três importantes aspectos nos quais a tecnologia pode auxiliar empresas do ramo financeiro. Confira! 

Validação de dados cadastrais

Um dos pontos importantes para empresas do setor é a validação dos dados cadastrais. Atualmente, há tecnologias que garantem um processo eficiente nesse sentido, garantindo segurança das informações e elementos suficientes para melhores tomadas de decisão.

Com um sistema especializado, você ganha agilidade nos processos de consulta e confirmação de cadastro, podendo focar esforços nas análises dos dados em tempo real. 

Além disso, as inovações permitem um acesso mobile das informações cadastrais, simplificando todo o processo. Por fim, as automações que um sistema robusto oferece evitam erros de digitação, além de diminuírem as chances de ter dados incompletos na plataforma. 

Chatbot

Lembra que falamos sobre otimização da comunicação por meio da tecnologia? Então, ferramentas de chatbot contribuem muito para esse quesito. Com elas, é possível criar uma estratégia omnichannel para o seu negócio e criar conversas fluídas com seus clientes. 

Além disso, é possível programar respostas automáticas às dúvidas mais frequentes. Isso melhora a agilidade do atendimento, impactando positivamente na percepção dos consumidores. Outra consequência é a diminuição das filas de atendimento, desafogando sua equipe de suporte, que ganha mais tempo para realizar atividades complexas.

Com um sistema de chatbot é possível também alinhar a tecnologia ao atendimento humano, criando uma estrutura completa de suporte ao cliente na sua empresa. Por fim, essa ferramenta permite oferecer um serviço no modelo 24/7, em que o cliente pode ser atendido na hora que quiser.

Onboarding e gestão de cadastros 

Outra importante tecnologia para implementar na sua empresa e melhorar o seu processo de gestão é uma ferramenta on-line que permite gerenciar o cadastro dos clientes de ponta a ponta. 

Já pensou em oferecer um onboarding 100% digital para os seus clientes? Atualmente, isso já é possível por meio de sistemas especializados de gestão. Assim, você elimina a burocracia do processo, melhorando a experiência dos seus clientes, que não precisam apresentar diversos documentos para o cadastro. 

Além disso, esse tipo de ferramenta garante a agilidade na validação dos dados pessoais dos consumidores e também na renovação cadastral. Isso contribui para a atração de novos clientes, a partir de formulários para conversão e retenção no momento do cadastro.

Como dissemos mais acima, a tecnologia também garante maior segurança dessas informações, evitando dores de cabeça para os clientes e para a sua empresa.    

Sistemas especializados também permitem integrar diferentes APIs para uma plataforma mais robusta e de performance otimizada. Por fim, a tecnologia também permite emitir relatórios personalizados que oferecem um panorama da gestão do negócio. Assim, você consegue basear suas decisões em dados precisos. 

E você, já avalia tecnologia e gestão na sua empresa? Invista em inovações e transforme o seu negócio!

Recomendados para você

Pessoa usando celular e holograma 5G em cima da tela
3 formas para preparar sua startup para um mundo 5G ...
Pessoas com as mãos unidas no centro do holograma de um globo
Como preparar sua equipe para a integração com a IA ...
Dados sobrepostos ao mapa do mundo
Entenda o papel da hiperconvergência na transformação digital ...