Quando devo ter uma API do mercado financeiro?

Bruno Zago

22 março 2022 - 12:00 | Atualizado em 29 março 2023 - 17:49

Pessoa clicando em teclado com mira na tecla

Se você pretende investir em um negócio digital ou digitalizar um que já tenha, com certeza vai precisar de um software de aplicação, popularmente conhecido como API.

Essa API nada mais é que um sistema de códigos criado para facilitar a conexão entre sistemas com diferentes funções, proporcionando o envio e recebimento de dados e/ou informações. 

Se você pretende aproveitar esse universo que cresce cada vez mais, está na hora de saber o que é API e qual dos softwares de aplicação você deve usar para o seu negócio.

Qual a função de uma API?

O software de aplicação ou API trata-se de um conjunto de instruções e métodos que possibilita a conexão entre dois sistemas diferentes, funcionando como se fosse uma ponte interligando-os.

Pensemos no seguinte cenário: você tem uma floricultura em um sobrado de 2 andares. O térreo você utiliza para concentrar ferramentas e produtos que servem para fazer a manutenção de plantas, como mangueiras, terras, pedras, adubos, vasos, dentre outros. É melhor assim por conta da logística e estrutura do prédio.  

Já no primeiro andar, você deixa as plantas e flores de jardim, pois é onde se tem mais janelas que contribuem com bastante sol e ventilação para seus produtos. Também, sementes e itens mais leves ficam lá, de modo a respeitar a sustentação do edifício. 

Para que você e seus clientes consigam transitar, é preciso que haja uma escada ou elevador interligando os dois ambientes, certo? Além disso, com ela conectando os dois espaços, você consegue carregar as plantas para baixo ou levar algum produto de manutenção para cima, mantendo a floricultura funcionando em perfeitas condições. 

Essa mesma lógica vale para um software de aplicação. Independente das funções de cada sistema e o que lá tem disponível, a API possibilita a troca de dados, comandos, informações, dentre outras funções tecnológicas que sejam necessárias

Essas conexões só são possíveis pois as APIs possuem padrões de instruções, regras, ferramentas e métodos de programação, permitindo que qualquer negócio possa utilizá-la para conectar seus sistemas, oferecendo serviços e produtos com maior competitividade tecnológica. É como se fosse a ABNT da programação em códigos.

Aplicativos web ou mobile em sua maioria utilizam a tecnologia para manter a usabilidade e funcionamento mais rápida e otimizada. Isso porque à medida que o uso da Internet das Coisas e Inteligência Artificial aumenta, mais necessário se faz a criação de ambientes compartilhados para a troca de informações de maneira estratégica.

Tratando-se de vendas digitais, o software de aplicação é ainda mais essencial, garantindo que a plataforma onde esteja aplicado, ofereça diferentes possibilidades de transações financeiras com segurança e rapidez. 

>> Quer saber mais? Confira nosso conteúdo completo: O que é uma API e qual o seu valor no mercado financeiro?

Diferentes tipos de API

As APIs podem se categorizar de duas formas diferentes. Primeiro, em questão de sua funcionalidade, ou seja, se é uma API para Dados, Serviços Internos, Serviços Externos ou Experiência do Usuário. Veja a seguir: 

APIs de Dados

As APIs de Dados são fornecedoras de acesso CRUD a bancos de dados ou provedores de nuvem SaaS. Ou seja, elas são responsáveis por possibilitar o compartilhamento de informações de maneira rápida e efetiva, desde que haja conexão com a internet. 

É uma API fundamental para quem deseja ter um negócio digital que estará sempre precisando de atualizações ou que precisa de armazenamento de dados internos.

APIs de Serviços Internos

Como o próprio nome já diz, as APIs de Serviços Internos são ideais para otimizar processos ou ações complexas dentro da empresa, de modo a conectar e expor os serviços privados. 

APIs de Serviços Externos

Já as APIs de Serviços Externos são para otimizar processos e/ou serviços da empresa que têm alguma ligação com terceiros, agregando um valor adicional no produto ou serviço oferecido.

APIs de Experiência do Usuário

Por fim, as APIs de Experiência do Usuário são ótimas aliadas dos desenvolvedores para oferecer a melhor experiência para quem navega pelo sistema independentemente do dispositivo utilizado (mobile, desktop, tablet, VPA, IoT).

Outras possibilidades dos Softwares de Aplicação

Também, podemos classificar os tipos de API em questão de acessibilidade, onde o fator determinante da categorização é a disponibilidade que o software de aplicação possui. Confira:

1. Públicas

As APIs abertas ou públicas são aquelas que possuem disponibilidade de consumo para qualquer desenvolvedor ou usuário de forma pública, onde as restrições são mínimas, já que a concentração de acesso de dados e serviços é justamente para usuários externos.

2. Privadas

Diferentemente da API pública, as APIs internas ou privadas possuem foco no público de dentro da empresa, conectando os sistemas e otimizando o acesso e compartilhamento de informações privativas. Elas são fundamentais para a aceleração do desenvolvimento interno, trazendo maior produtividade com a reutilização de serviços já feitos. 

3. De parceiros

As APIs de parceiros são um intermediário entre a API pública e privada. Na prática, isso quer dizer que elas estão sim expostas a terceiros para uso, mas precisam de direitos e informações específicas para serem acessadas. Geralmente, são utilizadas de maneira mais estratégica, em parceria com algum espaço ou sistema que agregue valor ao produto final.

4. Compostas

Úteis para realizar o padrão de arquitetura de micro serviços, as APIs Compostas possibilitam a conexão e compartilhamento de informações de vários sistemas diferentes, ainda que seja para executar apenas uma tarefa.

Leia também: Como testar uma API de forma amigável

A importância das APIs do mercado financeiro? 

Com a transformação digital, muitas transações financeiras que até então só poderiam ser feitas presencialmente, acabaram migrando para o mundo online. 

Desde bancos digitais até e-commerces, são as APIs que garantem que a troca de informações e as operações desejadas pelo usuário seja feita de maneira simples e segura em alguns cliques.

Colocando em exemplos práticos, são diferentes opções de pagamentos em lojas e aplicativos, serviços financeiros digitais de fintechs e bancos, armazenamento de dados em sistemas, dentre tantas outras funções que as APIs podem desempenhar. 

Não só é importante no mercado financeiro, como fundamental para manter o ecossistema empresarial vivo

Não é por acaso que as APIs são tão fundamentais no mercado financeiro, afinal, foi nele que se deu nascimento a partir da necessidade de simplificar processos extremamente burocráticos e dar maior controle às pessoas sobre suas finanças. 

Mas para que os softwares de aplicação desempenhem sempre sua função da maneira correta, a administração deve ser de qualidade e preparada para suportar grandes picos de acesso. Pois, independente do tipo, se ela for mal executada, causará frustrações ao usuário. 

Portanto, recomenda-se sempre que empresas desenvolvam seus softwares de aplicação, escolhendo o que melhor atender às suas necessidades. Lembrando sempre de considerar os tipos de API existentes conforme a usabilidade e disponibilidade.

Conheça as possibilidades da Cedro Technologies

Aqui na Cedro temos as melhores soluções para o seu negócio. Nosso time especializado está constantemente trabalhando para atender às diferentes necessidades do seu projeto.

Contamos com um time preparado para mapear a apresentar as diferentes possibilidades para que você tenha acesso às otimizações mais atuais para manter sua empresa em dia com as novidades do mercado. 

Continue navegando pelo nosso blog ou entre em contato conosco para saber mais sobre como tornar os seus processos empresariais ainda mais eficientes!

Recomendados para você

Mesa de operação de programa de áudio com diversos aparelhos
Roteamento de Ordens via API – B3 (BM&F e BOVESPA) em FIX ...
integracao-de-dados
Qual a importância da integração de dados do mercado financeiro para sua empresa ...
Gráfico representando queda e subida do valor de ações
Market Data Cloud – API and Feed – B3, Bovespa e BM&F ...